sábado, 9 de fevereiro de 2013

As letras Mem, Vav e Tav são um sinal do Anjo da Morte

464. Está escrito: "E quando Pinchas... viu..." (Números, 25:7). O que ele viu?  Ele viu uma letra Mem voando pelo céu e esta letra é um sinal do Anjo da Morte porque a Mem quer construir com a letra Vav e a Tav para formar a palavra Mem Vav Tav, Mavet, "Morte". O que fez Pinchas, pois ele estava vestido com Isaac? Ele então tomou esta letra Mem e a arrebatou do Anjo da Morte e uniu-se a ela. E quando o Anjo da morte vio que Pinchas havia tomado a letra Mem para si, ele imediatamente se retirou.

465. Mas o que está por detrás de tudo isso? A resposta a esta pergunta é que quando Pinchas foi zeloso  em seu coração ele se vestiu com Isaac (ou seja a letra Yud foi  agregada a seu nome: Pyinchas. E ele subiu para 208 que é o valor numérico de seu nome. Também é o valor numérico de Isaac. E uma vez que ele viu a letra Mem voando no céu, ele pegou-a e uniu-se a ela, e imediatamente se tornou Romach (literalmente "uma lança" - Resh Mem Chet). Ou seja, a letra Mem juntou-se ao valor numérico do seu nome, Resh Chet (= 208) e formaram a Romach palavra, como está escrito: "e tomou uma lança na mão."

466. Porque a letra Mem foi a primeira marca de Adão que a morte foi ordenado no mundo, porque esta letra  voou sobre a cabeça de Adão  como está escrito: "Ela pegou de (Heb. mi) seu fruto (Gênesis 3:6). E esta Mem estava esperando as letras Vav e Tav, no momento como está escrito: "... e comeu (Hebraico vatochal começa Vav Tav) e  deu (Hebraico vatiten começa Vav Tav) ... E os olhos de ambos foram abertos (Hebraico vatipakachnah) (Ibid. 6 "'7). E foi que se estabeleceu a morte (Hebre mavet, Mem Vav Tav) no mundo.

467. E da mesma forma  Pinchas viu essa mesma letra Mem  que estava voando sobre as cabeças de Israel. E como ele viu isso? Viu a forma de uma Mem aberto coberto de sangue. Quando ele viu, ele disse: Este é certamente um sinal do Anjo da Morte. Ele imediatamente a pegou, mencionaram sobre ela o Tetragramaton por extenso e trouxe a letra para baixo para si mesmo. E o valor numérico de Pinchas é o das letras  Resh e Chet e a Mem se combinou com Resh e Chet  para formar  Resh Mem Chet (Romach, uma Lança). Então ele: "tomou uma lança na mão." E é por isso também está escrito: "desviou minha ira de sobre os filhos de Israel, em que ele era zeloso por minha causa" (Números 25:11), pois era zeloso pelo santo Nome, porque se juntou a outro domínio. "entre eles"? (Ibid.). Qual é o significado de "entre eles"? A resposta é que ele foi no meio de uma série de hordas e uma série de  grandes e se entregou à morte por sua causa, a fim de salvar-los. Portanto, está escrito: "entre eles." Mas o segredo de "entre eles" é o seguinte: As letras de "entre eles" (Hebraico betochham) são, Beit Tav Vav Caph Mem que se podem ler  como duas palavras , ou seja Betoch (literalmente "dentro") Mem, ou seja, dentro da Mem, pois o zelo que ele mostrou foi dentro de uma Mem.
468. Ele pergunta: Por que razão ele era zeloso desta Mem?  E ele responde, é porque este era o sinal para a morte, um sinal para 40 amarrações. Este é o sinal dos quatro formas de pena capital (ou seja lapidação, fogueiro, decapitação e estrangulamento)  e de onde ele sobe e desce, desce e sobe. Quando ele sobe em valor numérico é a Mem (= 40) e quando desce  é uma Dalet (= 4). Ela desce  a 4, ou seja, os quatro ventos ou as quatro direções que separam do masculino e feminino da impureza. Por causa deles os quatro mortes são decretadas pelo tribunal. E a partir daí eles sobem a Mem. Assim, o Mem é um sinal e ferramenta  do Anjo da Morte. E é isso que Pinchas tomou e se estabeleceu dentro da Mem. E, portanto está escrito:  "Por isso Eu não consumi em meu zelo os filhos de Israel em "
469. Ele pergunta: Como se pode dizer que Pinchas desviou  a ira do Eterno, bendito seja Ele, quando está escrito: "E os que morreram pela praga foram vinte e quatro mil" (Números 25:9)?  Se não houvesse morrido nenhum deles, eu poderia ter dito "desviou a minha ira"? mas uma vez que muitos morreram, não faz sentido dizer "desviou a minha ira ... pois  eu não consumi os filhos de Israel". E ele responde que o assunto certamente precisa de esclarecimentos, conforme segue: Ai da pessoa que produz uma falha em sua própria semente. Ai de quem não guarda a sua semente adequada, pois todos estes morreram na praga. Mas Deus me livre, nem mesmo um do filhos de Israel morreram, com exceção da tribo de Shimon. Quando a multidão mista veio, eles misturaram com as mulheres da tribo de Shimon, depois de terem convertido, e gerou filhos, alguns dos quais morreram no episódio do Bezerro de Ouro e outros dos quais morreram na praga, enquanto aqueles que permaneceram vivos morreu aqui, como está literalmente escrito: "E os mortos pela praga foram vinte e quatro mil." A Bíblia não diz "que haviam morrido", mas sim "os mortos", que ensina que eles já estavam mortos, pois aos ímpios são chamados de 'mortos'.




 470. E porque Israel foi cuidadoso, todos eles foram contados e  nenhum deles estava faltando, pois está escrito: "Eu não consumi os filhos de Israel"(Números 25:11)  A inferência aqui é que Ele  consumiu outros que não eram  filhos de Israel. E assim, também: "desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel." Ele se afastou dos filhos de Israel, mas não desviou dos outros, que eram uma multidão mista. E, portanto, a Escritura afirma explicitamente: "os filhos de Israel." É por isso que os filhos de Israel foram contados novamente e o Santo, bendito seja Ele se juntou a eles. Algo semelhante aconteceu no caso do Bezerro de Ouro, como está escrito: "E caíram do povo ..."? (Êxodo 32:28). Todos estes eram da multidão mista. Para provar o ponto de que não eram dos filhos de Israel, o verso diz mais tarde: "E Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel" (Êxodo 35:1), o que mostra que todos eles estavam em perfeição.

Nenhum comentário: