182. E David tornou-se pobre, santo e um servo, como está escrito: "Uma oração de David. Inclina Senhor, os teus ouvidos e ouve-me porque estou necessitado e aflito. Guarda minha alma porque sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo"(Salmos 86:1,2). Ele se tornou pobre nos pottões do Rei, que é Malkhut, sobre o qual é dito: "Abre, Senhor, os meus lábios" (Salmos 51:15). "Senhor é o Palácio e ele se tornou pobre para os portões do palácio do rei, que é ADONAI, isto é, Malkhut. E o que isto quer dizer? "Inclina Senhor Teus ouvidos e ouve-me." E isto é a baixa Sekhinah, que é Malkhut, que é um ouvido para receber e escutar as orações, como está escrito: "Pois, nem escondeu Sua face dele, mas quando ele clamou, o ouviu." (Salmos 22:25).
183. Pois ele se tornou "pobre e necessitado" em relação a letra "DALET" da palavra "ECHAD" (ALEPH HET DALET) (=UM), que é o segredo de Malkhut na primeira condição, quando ela recebeu da coluna esquerda, pois ela estava frágil, pois a letra DALET nos ensina sobre fraqueza (DALAH). E Malkhut solicitou ajuda das outras duas letras de ECHAD (UM), isto é, de ALEPH HET. E este é o segredo de Zeir Anpin, que nesta condição de Malkhut, é chamado irmão (ALEPH HET) e Malkhut irmã, estando então aquele estágio envolvendo de Binah, como um irmão e irmã, que é a coluna central, ou seja, Zeir Anpin, para consumar o verso: "Eu estava fragilizado (mesma raiz que a palavra pobre) e Ele me salvou" (Salmos 96:6), pois o Messias filho de Efraim não deve morrer, pois o Messias atrai Malkhut quando o último é alimentado da esquerda e está repleto de julgamento. E David, mais adiante solicitou a Ele no portão em nome de Israel, que é pobre, já que o verso "E o povo pobre Vós salvais" (Samuel 22:28) é estabelecido para eles, e é por isso que ele se tornou pobre, que é o segredo da coluna esquerda.
184. E depois ele solicitou para os sacerdotes, que é o segredo da coluna direita, Chessed, que a adoração retornasse para este lugar e ele se tornasse como um servo. E por último Ele deu a Torah. Em outras palavras, a Torah, que é o segredo de Zeir Anpin, a coluna central, uniu a Chessed da coluna direita com a Guevurah da esquerda e então eles fizeram um benefício com o Dalet, que é o segredo de Malkhut recebendo Hassadim e se tornando rica, no segredo das duas letras "Gimel" e "Dalet" que seguem um ao outro na ordem do alfabeto. E isto é porque ele se tornou santo. Isto significa que ele por meio disso corrigiu o segredo das três colunas, Chessed, Guevurah e Tiferet. Ele se tornou pobre para corrigir a coluna da mão esquerda. Ele se tornou um servo para corrigir a adoração dos sacerdotes que são a coluna da mão direita e ele se tornou santo para corrigir a coluna central, assim Chessed deve emanar para Malkhut. Consequentemente ele corrigiu as três colunas, Chessed, Guevurah, Tiferet e quando ele se distanciou das três sefiras do alto - Chokhmah, Binah, Da'at - e começou a dizer:
"Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim" (Salmos 131:1) isto é, ele não os tocou.
185. Salomão disse: Desde que Binah (Entendimento) pertence a Moisés, Eu pergunto pela elevada Chokhmah (Sabedoria), que está acima do nível de Moisés. Está escrito: "Eu disse: far-me-ei sábio, e a sabedoria retirou-se para longe de mim" (Eclesiastes 7:23), pois a sabedoria elevada não foi dada a ele. Mas o que quer dizer o verso: "E o Senhor deu sabedoria para Salomão" (I Reis 5:9)? Não há uma contradição aqui? A resposta é que isto se refere à sabedoria elevada, que é Malkhut. E ele quis ascender de baixo, ou seja, de Chokhmah inferior ele quis alcançar Chokhmah superior, mas ela afastou-se dele. Isto é porque não há nenhum homem no mundo além de Moisés que possa ascender a Binah e tão verdadeiro é isso, pois Chokhmah superior é que está acima de Binah. Nos termos de Chokhmah elevada, "um homem culto é preferível a um profeta." E ainda que o verso "Eu disse: far-me-ei sábio, e a sabedoria retirou-se para longe de mim" fosse aplicado homileticamente para a novilha vermelha, cuja razão ele não pode compreender (Midrash BeMidar Rabba, Hukkat, 19:3), "Existem setenta possíveis interpretações da Torah", isto também, sendo um termo no segredo das Escrituras.