sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

36. Para o lider dê graças...

190. Levante-se Rav Shimon e nós ouviremos de você novos temas sobre o verso: "Para o Líder, sobre Shushan Eduth, Mikhtam de David, para ensinar." (Salmos 60:1)

(Disse Rav Shimon) As primeiras palavras "Para o Líder" (LAMNATZEAH, LAMED MEM NUN TZADIK HET) contém as letras de NETZAH (NUN TZADIK HET), cujo significado é
"NIGUN TZAH" (Pura Melodia), e com isto é chamado "O Senhor (Tetragrammaton) é um homem de guerra" (Êxodus 15:3) para as nações do mundo, mas misericórdia e justiça estão sobre Israel. E o segredo deste assunto está em: "E quando os ímpios perecem, há alegria (Provérbios 11:10).

Então, quando Deus é vitorioso (Menatzeah = Líder) sobre os ímpios, há uma pura melodia.
As letras "MEM" e "LAMED" da palavra "LAMNATZEAH" (Para o Líder) tem o valor numérico de 40 e 30 respectivamente (=70) e são o segredo dos 70 nomes que Ele tem. Unidos a Netzah e Hod eles vão para 72 que é o número que equivale a Chessed (HET SAMEKH DALET ou seja, 8+60+4=72). E o segredo deste assunto está no verso: "À tua mão direita há delícias perpetuamente", pois Netzah está à direita, que é Chessed.

191. Tendo elucidado que "Para o Líder" é o segredo de Netzah ele continua: em seguida Hod, sobre a qual é dito: "Dê graças ao Senhor (Crônicas 16:8).
Então o Justo, que é Yesod, sobre o que está escrito: "Regozijai-vos no Senhor, vós justos " (Salmos 31:1), e também: "Cantai com alegria por amor de Jacob" (Jeremias 31:7), que ensina sobre a unidade, Tiferet, Yesod, Malkhut.

Pois "Canção" é Yesod, no qual há júbilo
Jacob é Tiferet e rejubila Malkhut.
Tiferet, sobre o qual é dito: "Louvai a Deus" (Salmo 150:1), "Louvai ao Senhor", "Louvai Yah" e com o Tetragramaton que é um nome para Tiferet.

Com melodia e harmonia: isto é Chessed e Guevurah, melodia sendo Chessed e harmonia Guevurah. Com canções e bençãos é Chokhmah e Binah, canção sendo Chokhmah e bençãos Binah. Felicidade é Keter e louvor é Malkhut.
192. Mizmor (MEM, ZAYIN,MEM,VAV,RESH) (* Mizmor - denominação a certos capítulos do Livro dos Salmos) que é Guevurah, tem nele as letras RESH ZAIN e as letras MEM VAV MEM, do lado do som da Torah e do som do louvor. Pois a coluna esquerda, quando tem controle sobre si mesma, ilumina-se tornando RESH ZYIN (Segredo) que é o lado reverso da luz. E portanto há nele MEM VAV MEM (Falha, Defeito) contendo uma ação para os externos e todos estes do lado da santidade.

Os salmos que são cantados pelas forças do mal em MEM VAV MEM ZAYIN RESH ou seja, MUNZAR (antes que MIZMOR), significando uma estranha mancha e isto é porque eles disseram "Melodia na casa, destruição na casa" (Talmud Bavli, Sota 48a), e isto é do aspecto de uma mulher menstruada, mulher contratada, filha de idólatra, prostituta. E essas são as letras de MIZMOR, isto é, RESH, ZAYIN, MEM, VAV, MEM.
Melodia (Niggun, NUN GIMEL VAV NUN) é Chessed, contendo as letras GIMEL NUN

(= Gan, Jardim), que é Malkhut, e tão grande é a beleza da melodia, pois há nela HALLEL (Louvor), assim como no louvor (Salmo 113, 128) "Louvai ao Senhor, Louvai...", como em "Esta noite, em que os tirei da terra do Egito, deve ser consagrada ao Senhor..." (Êxodus, 12:42).
Em outras palavras, nem toda melodia é Chessed, mas somente as mais lindas das melodias curvam-se para Chessed, que é o segredo do Louvor do Êxodo do Egito, que se inclina para Chessed.
"Ashrei" (Feliz), cuja palavra começa a oferecer louvores em Keter, desde que Keter é o começo das Sefiras, "Feliz é o povo ao qual assim acontece" (Salmos 144:15)
BERAKHAH (Bençãos), como em "Louvarei ao Senhor em todo o tempo" (Salmo 34:2), é Binah, pois a emanação de Binah é incessante.

TEHILAT (Louvor), como em "Seu louvor estará em minha boca continuamente "(Salmo 34:2) é MALKHUT, pois "boca" indica Malkhut.
193. Retornando agora para o verso: "Para o Líder sobre o testemunho de Susa, aforismo de David, para ensinar" (Salmo 60:1) e foi explicado que "Para o Líder" é Netzah. "Sobre o testemunho de Susa" é Netzah, ele foi sobre o testemunho de Susa é Hod, que é onde o vermelho controla o branco, enquanto com Netzah o branco controla o vermelho. Mas o que é EDUTH (Testemunho)? Este é o Justo, aquele que é o pacto, ou seja Yesod, que está detido pelos céus e a terra que são Zeir Anpin e Malkhut. Isto é como está escrito: "Eu chamo hoje por testemunhas o céu e a terra" (Deuteronômio) que implica na união de Tiferet, Yesod e Malkhut, pois "Eu chamo para teste1munho é Yesod, enquanto o céu e a terra são Tiferet e Malkhut. O que é MIKHTAM? (O significado literal de Mikhtam é escuro; é usado como um título no cabeçalho de 6 salmos e uma possível interpretação é "Um Salmo de Expiação". As letras de MIKHTAM (Mem Kaf Tav Mem) formam as duas palavras MAKH e TAM, e MAKH (Humilde) é aquele Justo, isto é, Yesod, enquanto TAM (Completo) é a coluna central, isto é, Tiferet, que é o segredo do corpo, no nível de "Jacob foi um homem completo" (Genesis 25:27). Nós consideramos o corpo e o pacto que são Tiferet e Yesod, sendo um, que é porque MAKH eTAM são escritas por uma única palavra MIKHTAM.
"Para ensinar" (No cabeçalho do Salmo 60), isto é Chessed e Guevurah, pois a partir daí a Torah foi dada "para aprender e para ensinar" (Ver "Ahavah Rabba" louvor, a segunda benção antes do Shemá Israel, nos serviços da manhã). E este verso contém todas as setes sefiras: Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah, Hod, Yesod e Malkhut. Pois "para ensinar" é Chessed e Guevurah, "Mikhtam" é Tiferet, "Para o Mestre" é Netzah, Sobre Susa" é Hod, "Testemunho" é Yesod e "Para David" é Malkhut.

194. O Pastor Fiel disse a Rav Shimon: Tudo que você disse é muito bom, mas a Escritura diz: "Para o mestre; sobre SHEMINITH (aparentemente um instrumento de oito cordas).
Isto significa que Netzah não deve se mover de Hod, que é a oitava sefira, e e porque é dito: `Para o Mestre (LAMNATZEAH = Netzah) sobre o SHEMINITH (=Hod), melhor que "Para o Mestre sobre Susa", como você tem lá.
O Luminar Sagrado Rav Shimon respondeu: Se isto é assim, se você quer ser tão pedante, pode-se fazer ainda uma pergunta profunda. Se o nível é aquele de Binah; por que então ensinou que Ele deu Hod para Moisés (O Pastor Fiel)? - como está escrito: "E tu colocarás uma parte da Tua Glória sobre ele (Joshua)." (Números 27:20)?

195. O Pastor Fiel: Esta é uma boa pergunta, a que você fez.
O motivo é que a letra Hei de YAH (Yud Hei) do TETRAGRAMMATON (Yud Hei Vav e Hei) se eleva e é multiplicada pelo Yud de YAH, fazendo 5 vezes 10 que é 50, isto é, os 50 Portões de Binah, cuja extensão é de Chessed para Hod, isto é, 5 sefiras. E em cada uma das sefiras há 10, fazendo 50 sefiras, que recebem os 50 Portões de Binah, e há portanto apenas uma extensão de Binah para Hod, na qual Binah é incluída.
Consequentemente "Um Justo", que é Yesod, vem e por si mesmo, toma todos os 50 Portões de Binah, que equivale a todos os 5, desde que Yesod incorpora todas as 5 sefiras: Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah e Hod.
E isto é chamado "TODO", KOL (Kaf Lamed, isto é 20+30=50) porque ele toma todos os 50 Portões.
E assim também faz a NOIVA, (KALLAH Kaf Lamad Hei), que é Malkhut, tomando todos os 50 Portões, que é por isso chamada Noiva, isto é, Kol, como Yesod, aludindo aos 50 Portões, com a adição do Hei, ficando feminina.
Disse Rav Shimon: Agora certamente as coisas estão se encaixando em seus lugares e eu compreendo.



















































39. Três Orações







































207. O Pastor Fiel disse: Alguém tem que praticar as orações que foram arranjadas para igualar os sacrifícios pois as orações são três. A oração da manhã (Shaharit) se assemelha a "E o cordeiro você deve oferecer de manhã" (Números 28:4). Então é dito: "Abraão tendo se levantado de manhã, foi ao lugar onde antes tinha estado diante do Senhor" (Genesis 19:27) e os mestres têm ensinado que (Estando em pé) significa oração.
"E o outro cordeiro você deve oferecer ao anoitecer" (Exodus 29:39, Números 28:4) semelhante à oração da tarde (Minhah), que foi emitida por Isaac, como é dito: "E saiu Isaac à tarde para meditar no campo (Genesis 24:63) - e não existe meditação que não seja oração.
As orações da noite (Arvit) igualam as partes e os pedaços (da oferenda queimada) que são devoradas "Toda noite" (Veja Levíticus 6:2).
E é dito: "E tendo chegado a um certo lugar e querendo nele descansar depois depois do sol posto" (Genesis 28:11) e não há "chegando em" que não seja oração. (ESte verso se refere a Jacob, que estabeleceu a oração da noite).


208. Em vista do que nós temos citado em nossa discussão, há um ponto na questão porque a Escritura diz: "E ele tomou uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, dormiu naquele lugar." (Genesis 28:11). Ele não tinha fronhas e travesseiros para deitar sobre eles?
A resposta é: Quando o noivo vem para a noiva, mesmo se ele está deitado sobre fronhas e travesseiros, ela deve dar a ele pedras para deitar-se, que ele aceitará tudo de boa vontade.
E nós temos aprendido isto (Zohar, Ge. II 216) e isto também consta na Primeira Parte.
Com respeito ao verso: "E Jacob disse quando os viu" (Genesis 32:3), Rav Shimon disse: Sente-se. E a escritura diz (continua no verso 238 à seguir abaixo).


209. Disse Rav Pinchas: E estive pensando: "Guardando" certamente significa no coração, que é porque está escrito: "Guarda" (Deuteronômio 5:12) significando no coração que é Malkhut, e nenhum outro. "Lembrando" (Zekhirah) é um termo do masculino (Zakhsr), isto é, no cérebro, que é Zeir Anpin e portanto está escrito: "Lembre o dia de Sábado" (Êxodo 20:8), expressando o masculino, que é Zeir Anpin, portanto "Guarde o dia de Sábado" (Deuterômio 5:12) é para o feminino que é Malkhut. O cérebro, que é o masculino, Zeir Anpin, molda e controla o coração que é Malkhut. O coração controla e molda o fígado, e o fígado que é Samael e a Serpente entrelaçada, e eles são um (224b).
E eles são o lóbulo do fígado e o fígado e assim é com o sacrifício. O lóbulo do fígado é a Serpente, e o fígado é devorado, o masculino que é o segredo de Samael.

210. Rav Shimon disse: É exatamente como está, e isto é bom, é um esclarecimento do assunto e deste modo estão os segredos dos assuntos ocultos do sacrifício. Ele (o sacerdote) primeiro toma o fígado junto com o lóbulo, que são Samael e a Serpente seu par, e todas as artérias que estão no fígado são seus hospedeiros devoram a melhor parte e a gordura do sacrifício, assim está escrito: "e a gordura que está sobre eles." (Êxodus 29:22). E então tudo se aproxima (mesma raiz para "Sacrifício") do coração.


211. E o coração não recebe da totalidade do sacrifício, mas somente da confissão feita com isto, que acende com a fumaça e a oração que é feita sobre o sacrifício. Consequentemente o coração oferece ao cérebro o desejo de unificação dos sacerdotes nele e o júbilo dos Levitas.
O cérebro, que é Zeir Anpin, é aluz que vem do Cérebro Divino, que é Pai e Mãe, e o Cérebro Divino oferece para o Todo Oculto que é completamente Desconhecido, que é Keter, e tudo está interconectado. E o cérebro que é Zeir Anpin, oferece prazer para todos os seres celestiais.

212. As artérias que estão no fígado, são os personagens, isto é, os anjos das forças do mal, e todos estes são seus hospedeiros. O fígado é como nós dissemos, que é Samael, enquanto o lóbulo do fígado, que é feminino, é sua fêmea. E porque é chamado lóbulo (YOTERET - de uma raiz expressando 'estar sobrando')?
É porque ele não se junta com o macho, que é Samael, a não ser que tenha algum tempo sobrando depois da prostituição na qual ela se engaja. E os deixa.
YOTERET significa "sobrou" e o faz em uma sobra, depois de toda fornicação dela.
Novamente, a fêmea é chamada "yoteret",´pois quer se juntar com um homem para fazê-lo pecar, ela primeiro de tudo torna-se para ele como a que sobrou, sem qualquer importância, isto é, sem a força do regulamento sobre o homem, pois o impulso de um pecado é como a espessura de um fio de cabelo. Mais tarde ela se retira dele, pouco a pouco, ainda que ela esteja unida a ele. E daquelas artérias que estão no fígado, outras forças de vários tipos se esparramam e todas elas tomam os membros e as partes que são queimadas sobre o altar à noite e todos eles são incluídos no fígado que é Samael.


213. E o coração que é o objeto condutor na santidade, isto é, Malkhut, toma e oferece ao cérebro como nós temos aprendido. O coração decreta sobre os dois rins, que são Netzah e Hod e eles são dois Querubins, que são conselheiros no segredo dos rins advertidos. ("Um homem tem dois rins. Um aconselhado para o bem e outro aconselhado para o mal, parece que o bom está à sua direita e o mau à sua esquerda", Talmud Bavli, Berakhot 61a).
Que quer dizer: eles arranjam a emanação que desce de Zeir Anpin e Malkhut no segredo dos céus que trituram o Mannah (alimento) para os justos, que são "O Justo" e "Justiça", isto é, Yesod e Malkhut. E eles são longe e perto, direita e esquerda. Pois quando Netzah, que está à direita, está no controle, eles estão perto, mas quando Hod que está à esquerda, está no controle, eles estão longe. E todos tomam e comem da luz da união que é pelo sacrifício, cada um deles mesmos até que tudo se unifique.

214. "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado." (Salmo 51:17). Este é sacrificado para o coração (isto é, um espírito quebrantado, confissão e oração). Por isto é certo que: "E o espírito retorne para Deus que o deu" (Eclesiastes 12:7) istó é, um espírito quebrantado ascende para Deus que é Malkhut, que é chamado coração. E o fígado, que é Samael, oferece-o para o coração, para que ele se torne um bom advogado para ele. E tudo é um vínculo no sacrifício.

215. E do fígado que representa Samael vem todas as doenças e indisposições para todas as partes do corpo e repousa nele. Mas o coração, que representa Malkhut, é a purificação de todas as partes do corpo e dele são derivadas todas as bondades, toda saúde de todas as partes e toda força e toda alegria e toda a perfeição de que necessitam todas as partes.













40. Os Sacrifícios






















































































216. O Pastor Fiel disse: O propósito do sacrifício é remover o lado impuro e trazer o lado sagrado para perto. E nós aprendemos na Primeira Parte que entre as artérias do fígado, que são soldados de Samael, como acima, há aqueles que são grandes e há aqueles que são ambos grande e pequeno, e eles se espalham por várias direções, e eles tomam as partes e os pedaços que são devorados no altar à noite toda, pois todo o sacrifício pertence ao Senhor e as forças do mal pegam somente as partes e os pedaços.

217. O Luminar Sagrado, que é Rav Shimon, disse: Oh Pastor Fiel, você não disse antes que o único propósito dos sacrifícios do Sagrado, abençoado seja Ele, é aproximar o Yud do Hei e o Vav do Hei? No entanto todos os sacrifícios têm sido oferecidos diante dele, diante do Sagrado, abençoado seja Ele, e Ele distribui os alimentos dos sacrifícios para todos os vários campos para cada um deles mesmos. Para aqiela inteligência, isto é, sobre o lado da santidade, Ele dá a nutrição da Torah e o vinho e a água da Torah, que é o segredo da coluna central que é chamada Torah, pela qual todas as luzes são corrigidas. Para os nativos que são as sombras que são como pessoas, isto é, as forças do mal, Ele dá alimentos naturais, cujo fogo desce para devorá-los, isto é, a iluminação vindo da coluna esquerda da separação, sem a correção da coluna que é chamada Torah.



218. E isto é como os sábios ensinam (Talmud Bavli Hagigah 16a e Sanhedrin 109a - sombras como pessoas.) Se Israel fosse merecedor, Ele desceria como um leão de fogo para devorar os sacrifícios, mas se eles não fossem merecedores, Ele desceria como um cão de fogo. Do mesmo modo quando um homem morre , se ele tem sido merecedor, a imagem de um leão desce para dar boas vindas à sua alma, mas se não foi merecedor, uma imagem de um cão desce, de acordo com o que David disse: "Livra minha alma da espada e a minha predileta da força do cão." (Salmos 22:21)

219. E desde que o Sagrado, abençoado seja Ele, desejou salvar os corpos de Israel deles (das forças do mal), e suas almas também, Ele ordenou que os sacrifícios fossem oferecidos das bestas e corpos em seus lugares (em vez de Israel), então aquelas forças do mal não tem controle sobre eles (Israel), mas deveriam desfrutá-los (os animais sacrificados). Este é o significado do verso: "Se seu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer e se ele tiver sede, dá-lhe água para beber" (Provérbios, 25:11). E deste modo o acusador se tornará advogado de defesa (ver verso 214). Mas se o Sagrado, abençoado seja Ele, não pega nada do sacrifício exceto o desejo do coração e o remorso, assim está escrito: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, oh Deus " (Salmo 51:17). Eles são como vasos de cerâmica, sobre o que é dito: "Depois que eles são quebrados, eles se tornam puros" (Mishnah, Kelim 2,1)


220. (Existem três divisões do povo judeu; Sacerdotes, Levitas e Israelitas). Um sacerdote é o cérebro, relacionado a Zeir Anpin, que está à direita. Levita é o coração, relacionado a Malkhut, que está à esquerda. Israelitas são o corpo, ou seja, a coluna central, para onde as almas de Israel se erguem para as Águas Femininas, eles se tornam a coluna central entre Zeir Anpin e Malkhut, e isto é dito sobre eles: "Os sacerdotes e seus serviços, os levitas e seus ensinamentos e os israelitas em sua coluna." (Talmud Bavli, Megillah 3a).

E se o fígado que é Samael deseja oferecer partes gordurosas que são impuras para o coração (de acordo com as leis levíticas sobre pureza), ele toma somente a gordura de uma parte "leviticamente pura". Que é: os três primeiros da esquerda são gorduras "leviticamente" impuras e as seis Sefiras intermediárias de Chokhmah da esquerda que são unidas com a direita pela coluna central são partes de gordura "leviticamente" puras. Pois apenas no corpo existem partes de gordura puras e impuras; limpam o sangue sem desperdiçar substâncias e sangue contaminado com resíduos impuros, pois as artérias de sangue no coração, que é Malkhut, são as hostes sagradas, enquanto que as artérias do fígado, que é Samael são as hostes impuras. Aqui também há campos da má inclinação e campos da boa inclinação. Os últimos são indicados pelas artérias do coração e os iniciais sobre as artérias do fígado. Similarmente, também, há dois tipos de pessoas: Israel, que é como as artérias do coração e as outras nações do mundo, que são como as artérias do fígado.

221. O Pastor Fiel disse a eles: O que vocês disseram é totalmente lindo, mas mesmo os israelitas não são todos iguais, pois há entre eles os filhos da nobreza, do lado da sagrada Malkhut que é composta de 10 Sefiras e todas as Havayot e nomes; e há aqueles que são como escravos, do lado do servo, Metatron, que é "seu servo, o mais antigo de sua casa" (Genesis 24:2), isto é, de Malkhut. Há também aqueles que são como animais, sobre os quais é dito: "E vós, Meu rebanho, vós os rebanhos de Minha pastagem, sois homens" (Ezequiel 34:31).
E o Sagrado, abençoado seja Ele, ordenou àqueles que são como rebanhos para sacrificar animais em seu lugar, para fazer reparação para eles. Mas os sacrifícios daqueles que são como anjos são as boas ações, sobre os quais são apontados anjos aqueles que oferecem boas ações diante do Sagrado, abençoado seja Ele, no lugar deles.

222. E aqueles que são os filhos do Tetragrammaton, sobre os quais está escrito: "Vocês são os filhos do Senhor (O Tetragrammaton) seu Deus" (Deuteronômio 14:1). Isto é por causa dos seus pecados que são as letras do Tetragrammaton tornando-se separado, pois não há união celestial de YUD HEI e não há união de Zeir Anpin e Malkhut, que são VAV HEI. E sua correção repousa na Torah, que são as quatro letras do nome de Deus (o Tetragrammaton), para unir as letras pelo significado do sacrifício deles: YUD com HEI que é o segredo da união de Pai e Mãe, e VAV com HEI que é o segredo da união de Zeir Anpin e Malkhut.

223. E para todos os sacrifícios, quer seja daqueles que são como animais ou aqueles que são como anjos apontados como preceitos, ou daqueles que são da nobreza, ou daqueles que são como o Tetragrammaton - em todos os casos o sacrifício tem que ser oferecido ao Sagrado, abençoado seja Ele, na união das quatro letra sagradas do Tetragrammaton e o Sagrado, abençoado seja Ele, molda com as quatro letras do Tetragrammaton sobre os quatro seres angélicos (Michael, Gabriel, Uriel e Raphael) que são a Carruagem que está na Criação. E o Sagrado, abençoado seja Ele passeia com a quatro letras do Tetragrammaton, sobre os quatro elementos, fogo, ar, água e terra que são o segredo de Chessed e Guevurah, Tiferet e Malkhut que estão no mundo da Formação que é o aspecto de Yesod. Deles foram os quatro seres naturais, ou seja, Chessed e Guevurah, Tiferet e Malkhut, que estão no mundo da ação. E o sagrado, abençoado seja Ele, Ele mesmo traz água perto do fogo, que é o segredo das duas colunas Chessed e Guevurah, e este é o segredo de YUD HEI e trazendo o vento para a terra (isto é, Tiferet que é chamado vento para Malkhut que é chamado terra), este sendo o segredo de VAV HEI. E assim está escrito: "Ele mantém a concórdia nos teus altos"(Jó 25:2). E assim também, Ele traz junto os quatro seres angelicais chamados: Michael, que é o pensamento inteligente da água, com Gabriel que é o pensamento inteligente do fogo, que é o segredo da direita e esquerda, a base de YUD HEI; e Ele também trouxe Uriel, que é o ar, ou seja a idéia inteligente do vento, com Raphael, que é a idéia inteligente da terra que é o segredo de VAV HEI. Pois no momento em que o Sagrado, abençoado seja Ele, se retira do meio deles, eles se enfraquecem.

224. Você está sugerindo que nós temos aqui um problema, visto que, está escrito sobre os sacrifícios: "para o Senhor" - e pergunta como, portanto, pode ser dito que há uma separação das letras do Tetragrammaton e qual sacrifício vem agora para uní-las? - E devo responder: Isto é dito sobre aqueles estágios em que são criados e chamados pelo Seu nome e não pelo que eles são como está escrito: "Porque todos aqueles que invocam o Meu nome , Eu os criei, os formei e os fiz para Minha Glória." (Isaías 43:7), e há quatro letras do Tetragrammaton em Atzilut, não contendo nem separação nem cessação, porque elas são como fontes para todos os mundos, molhando as árvores. E a respeito daqueles que foram criados, ou seja, o Tetragrammaton vestiu o mundo da Criação, as quatro letras de Atzilut são comparadas, o Yud para a cabeça, o Vav para o corpo, portanto os dois Hei são comparados aos dez dedos (5+5=10).

225. Mas a Causa Primeira, o Ein Sof, abençoado seja Ele, que está sobre todas as coisas, cuja luz é vestida no Tetragrammaton é chamado YUD HEI VAV HEI, sobre Ele é dito: "A quem me comparastes vós, e igualastes? diz o Santo" (Isaías 40:25). "A quem, pois comparareis vós Deus, ou que imagem farás Dele? (Isaías 40:18) "Porque Eu sou o Senhor e não mudo." (Malaquias3:16). Os pecados das criaturas inferiores não O tocam, não separam Nele a letra Yud da letra Hei, nem o Vav do Hei. Pois não há separação Nele e isto é dito sobre Ele: "Os maus não permanecerão com Você" (Salmos 5:5). Ele governa sobre tudo e não há quem governe sobre Ele. Ele compreende tudo e não há ninguém que o compreenda. E Ele não é chamado pelo Tetragrammaton, nem por todos os outros nomes, mas conhece sua Luz que espalha sobre eles, sobre os níveis que estão nos quatro mundos, Atzilut, Briah, Yetzirah, Assiah e quando Ele se retira deles, Ele não tem dele nenhum nome em absoluto. "A Sua profundidade é grande, quem a poderá sondar?"(Eclesiastes 7:24)

226.E não há luz que possa resistir à Sua radiância sem parecer escura, mesmo Keter superior, de Atzilut, cuja luz é a mais forte de todos os níveis e de todas as hostes dos céus superiores e inferiores, e isto é dito sobre Ele: "Ele fez das trevas o seu lugar oculto."(Salmos 18:12)

Relativo a Chokhnah e Binah, é dito, "nuvens e neblina O cercavam". Tanto mais é assim para as outras Sefirot e para os seres celestiais, e os primeiros elementos que estão mortos. Ele cerca todos os mundos e nada além Dele os cerca em alguma direção, acima ou abaixo dos quatro cantos da bússola e nada deixa Seu domínio para o lado de fora, pois Ele abastece todos os mundos e não há outro que os abasteça.


227. Ele concede vida para todos os mundos e não há outro deus a cima Dele para dar vida, como é dito: "Vós dais vida para todos eles" (Nehemiah 9:6), e para Ele Daniel disse: "E todos os habitantes da terra são diante Dele como um nada e Ele faz tudo o que quer tanto das postestades do céu como dos habitantes da terra." (Daniel 4:32). Ele junta e une os membros de cada espécie acima e abaixo e os quatro elementos primordiais não proximidade do Santo, abençoado seja Ele, quando está entre eles.

228. Imediatamente, quando aqueles que são chamados (Vocês são os filhos do Senhor, seu Deus" - Deuteronômio 14:1) que estão do lado do Tetragrammaton, pecam, Ele remove Ele mesmo das letras do Tetragrammaton que são deixados separados um do outro.

Como isto pode ser corrigido?

Através da união das letras no Santo, abençoado seja Ele, YUD para HEI, que é o casamento de Chokhmah e Binah, VAV para HEI, que é o casamento de Tiferet e Malkhut.

Assim também: aqueles que são seus servos, que estão do lado de Metatron e estão do lado dos seres celestiais Michael, Gabriel, Uriel e Raphael, cujos pecados fizeram Sua divindade deixá-los, como eles são corrigidos? Pelo arrependimento e trazendo o Santo, abençoado seja Ele, abaixo para eles e para trazê-los juntos um do outro.

Assim também com aqueles que são os quatro elementos, fogo, ar, água e terra, que são chamados o rebanho do Santo, abençoado seja Ele, que por seus pecados, motiva o Santo, abençoado seja Ele, para elevar-se deles - qual é a correção deles? É para levá-los para perto do Santo, abençoado seja Ele.


229. E é por isso que Ele ordena a todos eles um sacrifício ao Senhor, ou seja, na intenção de unir as letras do Tetragrammaton, que foram separadas e removidas, como explicado acima. "Meu alimento que presenteado a Mim por oferendas pelo fogo" (Números 28:2).


Também: "Um cordeiro oferecerei de manhã e outro pela tarde" (Números 28:4).


Em outra parte está escrito: "Duas rolas ou dois pombinhos " (Leviticus 5:7).


Em cada caso, é feita menção de dois da mesma espécie que são unidos. E o Santo, abençoado seja Ele, trouxe todos juntos neste lugar, pois Ele é a causa de tudo; ão há Deus além Dele e ninguém além dele é capaz de conduzir as forças juntas.


230. Mas as forças das nações idólatras estão do lado da separação. Infortúnio para aquele que por seu pecado conduz a Separação das letras, seres e elementos primordiais, pois o Santo, abençoado seja Ele, imediatamente os retira Ele mesmo de Israel, e as nações idólatras vão entre eles .
Os idólatras não se aproximam do Santo, abençoado seja Ele, desde que não há sacrifícios do lado de fora da terra de Israel onde os idólatras estão.

Neste contexto os Rabbis ensinam: "Aquele que vive do lado de fora da Terra de Israel é aquele sem Deus" (Talmud Bavli, Ketuvot, 110b).

Como o Pastor Fiel disse estas coisas, todas as letras sagradas de Atzilut e os seres sagrados de Briah, e os quatro primeiro elementos em Yetzirah e Assiah descem até ele, abençoa-o e diz:

"Por seus feitos, Oh Pastor Fiel, o Santo, abençoado seja Ele, desceu sobre nós e cada espécie foi aproximada de sua própria espécie. Vós abençoeis ao Sagrado, abençoado seja Ele, pelos quatro elementos primordiais. Agora tudo ficou esclarecido neste lugar reto.


231. Ele começa pela citaçãp: "Confia no Senhor e faze o bem, habitarás na terra e verdadeiramente sereis alimentado." (Salmos 37:3). "Confia no Senhor - Assim é como deve ser. "E faça o bem" - que é, encarregar-se da correção do pacto sagrado, que você deve corrijir e guardá-la propriamente. E se você faz isso você estará aqui na terra, e receberá alimento em sua mão e prosperará de sua mão, ou seja que a fidelidade superior que é Malkhut, está sendo chamada de "estimada fidelidade".


232. E verso seguinte: "Deleita-se no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmos 37:4). Tudo isto é remediado na correção do pacto, pois assim que o pacto é corrigido, tudo é corrigido.

E PINCHAS, porque ele foi zeloso por seu pacto, mereceu todas as coisas. E não somente porque ele foi defensor de todo Israel, e o verso "Deleita-te no Senhor" foi mantido nele, pois ele elevou-se e fez contato acima, com a primeira luz que o Santo, abençoado seja Ele, criou e os escondeu, aquela mesma luz que Abraão desfrutou e com a qual Aarão, o Sacerdote foi destinado.

233. Depois que Pinchas foi promovido ao ofício de Alto Sacerdote, o assassinato de Zimri não é mais mencionado em conexão com ele, pois não é apropriado que ele seja apanhado nos tentáculos das forças do mal e realmente não é apropriado mencionar o assassinato na conexão com Pinchas. Todo aquele que mata aumenta em si as forças do mal, mas Pinchas já tinha se tornado unido com a retidão que é o Sacerdócio, não tem porção qualquer nas forças do mal, que é por isso que seu nome não é mencionado aqui. Aquilo que poderia ter parecido louvável é na verdade um tema de desgraça para ele pois isto significaria uma queda do nível superior a que ele foi unido. Portanto está escrito: "Agora o nome do israelita que foi morto com... e o nome da mulher medianita que foi morta..." (Números 25:14-15), sem mencionar por quem eles foram mortos.


234. Disse Rav Pinchas: Feliz é a geração que ouve sua interpretação da Torah e feliz é a minha porção que eu tenho merecido.

Rav Shimon respondeu para Rav Pinchas:
Feliz é ageração em que você e sua piedade estão.

Enquanto eles ainda estão sentados e desfrutando da companhia um do outro, Rav Elazar, o filho de Rav Shimon  os encontrou lá.

Rav Pinchas comentou: Esta é certamente a execução do verso: "E Jacob disse quando os viu: Estes são os acampamentos de Deus" (Genesis 32:3).

Rav Shimon disse: Elazar, meu filho, sente-se meu filho e exponha-nos este verso e Rav Elazar sentou-se.


235. Ele começou: "E Jacob prosseguiu o caminho que levava, e vieram sobre ele uns anjos de Deus"(Genesis 32:2). Qual o significado de "eles vieram sobre ele? A resposta para isto é que existe uma sobreposição para os bons, uma sobreposição para os maus e uma para as orações. Quando Jacob estava em seu caminho para Haran, o que a Escritura nos diz? "E ele veio sobre o lugar"(Genesis 28:11), pois ele rezou no serviço da noite naquele lugar, que é Malkhut que é chamado lugar, como está escrito: "E o Senhor disse: Eis um lugar junto de Mim" (Exodus 33:21). Pois a oração da noite é própria para aquele lugar; pois a oração da noite é o aspecto da correção de Malkhut e isto está de acordo com o que foi dito acima (207): "Não há 'caindo' que não seja oração".

236. Novamente, "E ele veio sobre o lugar" (Genesis 28:11). Isto significa que ele falou palavras de conciliação, ou seja, como ele já tinha mencionado: Não há 'caindo' que não seja conciliação: "Porque o sol se pôs" (Genesis 28:11), o Santo, que é Zeir Anpin, vai para a lua, que é Malkhut, o marido para a esposa. Portanto não é correto para um marido vir para sua esposa sem palavras de conciliação para acalmá-la, por isto está escrito: "E ele veio sobre o lugar", que significa que ele falou a ela com palavras de conciliação. E mais tarde (em continuação do mesmo verso): "E ele permaneceu lá a noite". Isto foi quando estava a caminho de Haran, , mas o que a Escritura nos diz sobre seu retorno de lá? "Eles vieram sobre ele" (Genesis 32:11) ou seja Malkhut enviou (mensageiros) para acalmá-lo, para que ele entrasse nela.

237. E Jacob disse quando ele os viu (Genesis 32:3). Qual o significado de "Quando ele os viu"?
A resposta é que eles eram os anos divinos de Zeir Anpin, que são chamados dia, e os anjos noturnos de Malkhut que são chamados noite.
Eles estavam escondidos dele e posteriormente se revelaram a ele, pois está escrito: "Quando ele os viu". O verso continua: "Este é o acampamento de Deus".
Daqui nós sabemos que lá estavam aqueles do dia e aqueles da noite.
Referente àqueles da noite, está escrito "o acampamento de Deus (Elohim)" e Malkhut é chamada Elohim, e referente àqueles do dia, está escrito: "Este", pois Zeir Anpin é chamado "Este". E então o verso continua: "E ele chamou o nome daquele lugar MAHANAIM (literalmente: dois campos)".
Ecoando este sentimento, Rav Elazar disse: E agora eu vejo aqui os acampamentos sagrados, ou seja, o acampamento de Rav Shimon e o acampamento de Rav Pinchas.
Feliz é o meu caminho que me trouxe aqui!