sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

36. Para o lider dê graças...

190. Levante-se Rav Shimon e nós ouviremos de você novos temas sobre o verso: "Para o Líder, sobre Shushan Eduth, Mikhtam de David, para ensinar." (Salmos 60:1)

(Disse Rav Shimon) As primeiras palavras "Para o Líder" (LAMNATZEAH, LAMED MEM NUN TZADIK HET) contém as letras de NETZAH (NUN TZADIK HET), cujo significado é
"NIGUN TZAH" (Pura Melodia), e com isto é chamado "O Senhor (Tetragrammaton) é um homem de guerra" (Êxodus 15:3) para as nações do mundo, mas misericórdia e justiça estão sobre Israel. E o segredo deste assunto está em: "E quando os ímpios perecem, há alegria (Provérbios 11:10).

Então, quando Deus é vitorioso (Menatzeah = Líder) sobre os ímpios, há uma pura melodia.
As letras "MEM" e "LAMED" da palavra "LAMNATZEAH" (Para o Líder) tem o valor numérico de 40 e 30 respectivamente (=70) e são o segredo dos 70 nomes que Ele tem. Unidos a Netzah e Hod eles vão para 72 que é o número que equivale a Chessed (HET SAMEKH DALET ou seja, 8+60+4=72). E o segredo deste assunto está no verso: "À tua mão direita há delícias perpetuamente", pois Netzah está à direita, que é Chessed.

191. Tendo elucidado que "Para o Líder" é o segredo de Netzah ele continua: em seguida Hod, sobre a qual é dito: "Dê graças ao Senhor (Crônicas 16:8).
Então o Justo, que é Yesod, sobre o que está escrito: "Regozijai-vos no Senhor, vós justos " (Salmos 31:1), e também: "Cantai com alegria por amor de Jacob" (Jeremias 31:7), que ensina sobre a unidade, Tiferet, Yesod, Malkhut.

Pois "Canção" é Yesod, no qual há júbilo
Jacob é Tiferet e rejubila Malkhut.
Tiferet, sobre o qual é dito: "Louvai a Deus" (Salmo 150:1), "Louvai ao Senhor", "Louvai Yah" e com o Tetragramaton que é um nome para Tiferet.

Com melodia e harmonia: isto é Chessed e Guevurah, melodia sendo Chessed e harmonia Guevurah. Com canções e bençãos é Chokhmah e Binah, canção sendo Chokhmah e bençãos Binah. Felicidade é Keter e louvor é Malkhut.
192. Mizmor (MEM, ZAYIN,MEM,VAV,RESH) (* Mizmor - denominação a certos capítulos do Livro dos Salmos) que é Guevurah, tem nele as letras RESH ZAIN e as letras MEM VAV MEM, do lado do som da Torah e do som do louvor. Pois a coluna esquerda, quando tem controle sobre si mesma, ilumina-se tornando RESH ZYIN (Segredo) que é o lado reverso da luz. E portanto há nele MEM VAV MEM (Falha, Defeito) contendo uma ação para os externos e todos estes do lado da santidade.

Os salmos que são cantados pelas forças do mal em MEM VAV MEM ZAYIN RESH ou seja, MUNZAR (antes que MIZMOR), significando uma estranha mancha e isto é porque eles disseram "Melodia na casa, destruição na casa" (Talmud Bavli, Sota 48a), e isto é do aspecto de uma mulher menstruada, mulher contratada, filha de idólatra, prostituta. E essas são as letras de MIZMOR, isto é, RESH, ZAYIN, MEM, VAV, MEM.
Melodia (Niggun, NUN GIMEL VAV NUN) é Chessed, contendo as letras GIMEL NUN

(= Gan, Jardim), que é Malkhut, e tão grande é a beleza da melodia, pois há nela HALLEL (Louvor), assim como no louvor (Salmo 113, 128) "Louvai ao Senhor, Louvai...", como em "Esta noite, em que os tirei da terra do Egito, deve ser consagrada ao Senhor..." (Êxodus, 12:42).
Em outras palavras, nem toda melodia é Chessed, mas somente as mais lindas das melodias curvam-se para Chessed, que é o segredo do Louvor do Êxodo do Egito, que se inclina para Chessed.
"Ashrei" (Feliz), cuja palavra começa a oferecer louvores em Keter, desde que Keter é o começo das Sefiras, "Feliz é o povo ao qual assim acontece" (Salmos 144:15)
BERAKHAH (Bençãos), como em "Louvarei ao Senhor em todo o tempo" (Salmo 34:2), é Binah, pois a emanação de Binah é incessante.

TEHILAT (Louvor), como em "Seu louvor estará em minha boca continuamente "(Salmo 34:2) é MALKHUT, pois "boca" indica Malkhut.
193. Retornando agora para o verso: "Para o Líder sobre o testemunho de Susa, aforismo de David, para ensinar" (Salmo 60:1) e foi explicado que "Para o Líder" é Netzah. "Sobre o testemunho de Susa" é Netzah, ele foi sobre o testemunho de Susa é Hod, que é onde o vermelho controla o branco, enquanto com Netzah o branco controla o vermelho. Mas o que é EDUTH (Testemunho)? Este é o Justo, aquele que é o pacto, ou seja Yesod, que está detido pelos céus e a terra que são Zeir Anpin e Malkhut. Isto é como está escrito: "Eu chamo hoje por testemunhas o céu e a terra" (Deuteronômio) que implica na união de Tiferet, Yesod e Malkhut, pois "Eu chamo para teste1munho é Yesod, enquanto o céu e a terra são Tiferet e Malkhut. O que é MIKHTAM? (O significado literal de Mikhtam é escuro; é usado como um título no cabeçalho de 6 salmos e uma possível interpretação é "Um Salmo de Expiação". As letras de MIKHTAM (Mem Kaf Tav Mem) formam as duas palavras MAKH e TAM, e MAKH (Humilde) é aquele Justo, isto é, Yesod, enquanto TAM (Completo) é a coluna central, isto é, Tiferet, que é o segredo do corpo, no nível de "Jacob foi um homem completo" (Genesis 25:27). Nós consideramos o corpo e o pacto que são Tiferet e Yesod, sendo um, que é porque MAKH eTAM são escritas por uma única palavra MIKHTAM.
"Para ensinar" (No cabeçalho do Salmo 60), isto é Chessed e Guevurah, pois a partir daí a Torah foi dada "para aprender e para ensinar" (Ver "Ahavah Rabba" louvor, a segunda benção antes do Shemá Israel, nos serviços da manhã). E este verso contém todas as setes sefiras: Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah, Hod, Yesod e Malkhut. Pois "para ensinar" é Chessed e Guevurah, "Mikhtam" é Tiferet, "Para o Mestre" é Netzah, Sobre Susa" é Hod, "Testemunho" é Yesod e "Para David" é Malkhut.

194. O Pastor Fiel disse a Rav Shimon: Tudo que você disse é muito bom, mas a Escritura diz: "Para o mestre; sobre SHEMINITH (aparentemente um instrumento de oito cordas).
Isto significa que Netzah não deve se mover de Hod, que é a oitava sefira, e e porque é dito: `Para o Mestre (LAMNATZEAH = Netzah) sobre o SHEMINITH (=Hod), melhor que "Para o Mestre sobre Susa", como você tem lá.
O Luminar Sagrado Rav Shimon respondeu: Se isto é assim, se você quer ser tão pedante, pode-se fazer ainda uma pergunta profunda. Se o nível é aquele de Binah; por que então ensinou que Ele deu Hod para Moisés (O Pastor Fiel)? - como está escrito: "E tu colocarás uma parte da Tua Glória sobre ele (Joshua)." (Números 27:20)?

195. O Pastor Fiel: Esta é uma boa pergunta, a que você fez.
O motivo é que a letra Hei de YAH (Yud Hei) do TETRAGRAMMATON (Yud Hei Vav e Hei) se eleva e é multiplicada pelo Yud de YAH, fazendo 5 vezes 10 que é 50, isto é, os 50 Portões de Binah, cuja extensão é de Chessed para Hod, isto é, 5 sefiras. E em cada uma das sefiras há 10, fazendo 50 sefiras, que recebem os 50 Portões de Binah, e há portanto apenas uma extensão de Binah para Hod, na qual Binah é incluída.
Consequentemente "Um Justo", que é Yesod, vem e por si mesmo, toma todos os 50 Portões de Binah, que equivale a todos os 5, desde que Yesod incorpora todas as 5 sefiras: Chessed, Guevurah, Tiferet, Netzah e Hod.
E isto é chamado "TODO", KOL (Kaf Lamed, isto é 20+30=50) porque ele toma todos os 50 Portões.
E assim também faz a NOIVA, (KALLAH Kaf Lamad Hei), que é Malkhut, tomando todos os 50 Portões, que é por isso chamada Noiva, isto é, Kol, como Yesod, aludindo aos 50 Portões, com a adição do Hei, ficando feminina.
Disse Rav Shimon: Agora certamente as coisas estão se encaixando em seus lugares e eu compreendo.



















































Nenhum comentário: