quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

23. À noite ela vem e de manhã ela retorna (Esther 2:14)

140. Rav Abba disse a Rav Yossi: Que a pérola sagrada que estava em sua posse com ajuda do piedoso sagrado que nos visitou, ou seja, o instrutor de Rav Pinhas ben Yair, com o auxílio que veio para nós - é tão lindo que eu devo tratar sobre isso novamente. Pois é certamente desnecessário remover uma mulher de outro lugar a menos que seu marido ordene e dê a ela permissão para ir. Assim, a primeira
de todas as instruções, é que informe o marido, e o acalme, então ele deve ordená-la e dar-lhe permissão para ir àquele lugar. Então, o Sagrado, abençoado seja Ele, acalmou Moisés até que ele desse sua permissão. Então Ele lhe disse: "Você disse isto: - Eis que dou-lhe a paz da minha aliança, - que Pinhas deve manter dentro dele", e até então, como Moisés não deu permissão à Shekhinah para ir, ela não vai.

141. Como sabemos disto? De um justo do mundo, que é Yesod de Zeir Anpin, que deu permissão a Malkhut para se manter entre os justos nesse mundo e ela habitou entre eles como uma noiva em todas as suas jóias e os justos do mundo a viram e se alegraram. Mas ela dormiu no braço de seu marido, que é o segredo da coluna direita e da coluna esquerda, que são Chesed e Guevurah de Zeir Anpin, e retornou de lá para estar com os justos, posteriormente retornando para o seu marido, assim está escrito: "À noite ela vem e de noite ela retorna" (Esther 2:14). À noite ela vem para seu esposo, ou seja à meia-noite, pois então é o casamento da esquerda - e de manhã quando ela é inteira de Hassidim, do casamento da direita, ela volta para os justos do mundo, tudo sendo feito com a permissão de seu esposo Zeir Anpin.

142. O que Moisés disse foi: Eis que lhe dou minha aliança, que é o segredo de Malkhut. Assim como o Justo do alto dá, então também eu dou um presente - na condição de que o presente retorne, ou seja, assim como o Justo do alto, então eu também dou um presente na condição que ele retorne. Como "à noite ela vem e de manhã ela retorna", como explicado acima, assim também é com Moisés. E por causa desta aliança, ele ganhou o mais alto sacerdócio, que é o segredo de Chesed, e se ele não tinha Malkhut com ele, Pinhas não pode subir ao grau de alto sacerdote, pois a aliança é um aspecto de Malkhut, quando ela está sempre talhada para o direito mais alto que é Chesed de Zeir Anpin. E este direito mais alto, no futuro deseja construir o Templo, que é a aliança, ou seja Malkhut.

24. Um Terceiro Templo não é mencionado na Torá

143. Rav Abba disse: Eu tenho lembrado de um certo assunto que eu ouvi do Luminar Sagrado, Rav Shimon, que ouviu isto em nome de Rav Eliezer. Um dia um pagão inteligente veio e disse a ele: Homem velho, homem velho, eu tenho três perguntas que quero fazer a você. A primeira é: Você disse que outro Templo será construído para você, mas o Templo não será construído mais que duas vezes. O Primeiro Templo e o Segundo Templo são mencionados, mas você não encontrará um Terceiro templo na Torá, e o que quer que você venha a construir já foi construído e nunca haverá outro, pois a Escritura se referiu a duas casas de Israel e sobre o Segundo Templo está escrito: "A glória desta última casa deve ser a gratidão com quem a fez" (Haggai 2:0)
144. A segunda questão é: Você disse que está mais perto do Rei Divino do que todas as outras pessoas. Quem quer que esteja perto do Rei é sempre alegre, sem dor, sem medo, sem angústias. Mas você está perpetuamente em dor, angústia e agonia mais do que qualquer outra pessoa. Tome a nós - nem dor, angústia ou agonia aproxima-se de nos, daí isso significa que nós estamos juntos do Divino Rei e você tem dor, angústias, lamentos e agonias que nós não temos.
145. Minha terceira questão é: Você não come um animal encontrado morto nem abatido em ritual então você e seu corpo serão saudáveis. Nós não comemos nada que queremos e nós estamos fisicamente fortes e saudáveis e todos os nossos membros são apropriados. Você não come qualquer coisa e está doente, com indisposição e deprimido, mais que todas as outras pessoas. Você é uma pessoa que odeia a Deus acima de tudo. Homem velho, homem velho, não diga nada para mim, pois não escutarei você, não aceito isso de você. Rab Eliezer levantou seus olhos, olhou para ele e o jogou entre uma multidão de ossos.
146. Quando sua raiva diminuiu, ele olhou para trás, chorou e disse: "Oh Senhor, nosso Senhor, quão glorioso é Seu nome em toda a terra" (Salmo 8:1). Como é forte o poder do Sagrado e poderoso nome em toda a terra, e como são adoráveis as palavras da Torá, pois nada é tão pequeno que não seja encontrado na Torá e ainda a menor coisa na Torá sai da boca do Sagrado, abençoado seja Ele. Aqueles assuntos aqueles assuntos que um maudoso perguntou, eu também uma vez perguntei a Elias e ele respondeu que na Academia Celestial estes assuntos foram derrubados diante do Sagrado, abençoado seja Ele, como a seguir:
147. Quando Israel saiu de Egito, o Sagrado, abençoado seja Ele, quis estabelecê-los numa terra assim como os anjos sagrados do alto, e Ele queria construir um Templo para eles, trazendo para baixo da parte mais alta dos céus e plantando Israel na terra como uma planta sagrada, seguindo o exemplo da forma celestial, como está escrito: "Tu os introduzirás e os estabelecerás no monte da tua herança." (Exodus 15:17). E onde seria isso? "Na Tua firmíssima habitação, oh Senhor, que Tu fundastes." (Exodus 15:17). Naquele lugar que Tu, Oh Senhor, fez, e não outra. "Na Tua firmíssima habitação, Oh Senhor..." se refere ao Primeiro Templo, e a continuação do verso, "no Teu santuário, Senhor, que tuas mãos firmaram", refere-se ao Segundo Templo. Ambos são trabalhos do Sagrado, abençoado seja Ele.
148. Mas quando eles o irritaram no deserto, eles morreram e Ele trouxe seus filhos para a terra, e o templo foi construído pelo homem, por esta razão ele não durou. Pois a construção foi trabalho do Sagrado, abençoado seja Ele. Rei Salomão sabia que o templo que ele construiu foi construído pelo homem e por isso não duraria, e por isso está escrito: "Exceto o Senhor constrói a casa, eles trabalham convencidos de que construíram isto." (Salmos) E de fato isto não tem duração. No dia de Esra, por causa do pecado, eles reconstruíram o Templo, e por esta razão sua existência não durou. E até agora a primeira construção do Sagrado, abençoado seja Ele, não foi colocada no mundo, mas a respeito do futuro está escrito: "O Senhor edifica a Jerusalém" (Salmo 147:2), que é, Ele, o Senhor, edificará e não outro. É por esta edificação que nós estamos esperando, e não por uma estruturada pelo homem, que não permanece.
149. O Sagrado, abençoado seja Ele, descerá o Primeiro e o Segundo Templo do alto simultaneamente. O Primeiro Templo que é equivalente a Binah, será coberto, e o Segundo templo que é paralelo a Malkhut, será aberto. Aquela casa que é chamada o Segundo Templo, será aberta, assim que a arte do Sagrado, abençoado seja Ele, for visível para todo o mundo. E então haverá completa alegria e o desejo do coração será completamente realizado nesta existência.
150. O Primeiro Templo que será coberto ou escondido ascenderá sobre o Segundo Templo que é revelado, e todo o mundo verá nuvens de glória que rodeiam o Templo que é revelado e dentro daquelas nuvens estará o Primeiro Templo, numa ação secreta, subindo para a mais alta glória dos céus, que é Binah, e esta é a edificação pela qual estamos esperando.
151. Até agora isto não aconteceu no mundo pois mesmo a cidade de Israel não resultará da habilidade do homem, pois está escrito: "Pois Eu, disse o Senhor, serei uma parede de fogo em torno dela e estabelecerei a minha glória no meio dela (Zacarias 2:5) Se isto é o que está escrito sobre a Cidade, quanto mais será neste caso para o templo que é Seu lugar de habitação. E por esta ação do Sagrado, abençoado seja Ele, deveria aparecer no começo, quando Israel saiu do Egito, mas isto foi adiado para os Últimos Dias e Redenção Final.

























25. Por que Israel tem mais problemas que os outros povos


152. Este é o cerne da segunda questão perguntada pelos gentios, pois não pode haver dúvidas que nós estamos mais perto do Divino Rei do que qualquer outro povo. Isto deve ser assim para o Sagrado, abençoado seja Ele, fazer de Israel o coração de todo o mundo, e a relação de Israel para as outras nações é como aquela do coração para as outras partes do corpo. E assim como as outras partes do corpo não existem sequer por um momento sem o coração, assim é que nenhum outro povo pode existir no mundo sem Israel. Jerusalém também tem a mesma relação com outros territórios, sendo assim o coração para as partes do corpo, que é porque está no centro de todo o mundo como o coração está no centro dos membros.
153. E a situação de Israel entre as outras nações é como aquela do coração entre os membros. O coração é maleável e frágil, mas dá existência a todos os membros e eles, os membros, não conhecem dor, angústia e agonia por nada, mas somente o coração - pois nele há vida e inteligência. Dor e angústia não chegam perto de outros membros pois eles não são independentes e não conhecem nada. Nenhum dos outros membros chega perto do Rei, que é a sabedoria e a inteligência que reside no cérebro, exceto o coração. E os outros membros estão longe Dele e não sabem nada sobre Ele. Então é Israel que está perto do Sagrado Rei enquanto os outros povos estão longe Dele.

26. Por que Israel que não come animais encontrados mortos ou abatidos em rituais, é frágil ?



154. A terceira questão colocada pelos gentios foi que Israel, não come animais encontrados mortos ou abatidos em rituais, nem na sujeira e na lama dos répteis e insetos como fazem outros povos, mas apesar disso é tão doente quanto eles são. Isto é como está. Pois o coração, que é maleável e frágil e é o rei e a existência dos outros membros, não toma o alimento do homem para se alimentar mais do que o limpo e puro de todos, o sangue que é feito das substâncias dos alimentos, e esta comida é limpa e clara e é maleável e frágil tanto quanto o resto. E o coração deixa a sobra para os outros membros, e os outros membros não são afetados pela limpeza de seus alimentos mas pegam todo o resto, até mesmo o pior, e eles se fortalecem como convém a eles.
155. Isto é porque todos os outros membros tem erupção na pele e sarna e lepra, e o coração não tem defeito algum. Portanto tomou, O Sagrado, abençoado seja Ele, Israel, que é claro, limpo e sem defeito para Si, como diz a escritura: "Toda és formosa, meu amor, e em ti não há mácula." (Cântico dos cânticos 4:7)
Rav Yossi veio, beijou suas mãos e disse: Se eu tivesse vindo ao mundo apenas para ouví-lo, isto teria sido suficiente.

27. Agora o nome do homem de Israel que foi assassinado (Números 25:14)



156. "Agora o nome do homem de Israel que foi assassinado" (Números 25:14). Disse Rav Isaac, este verso deveria ter sido escrito assim: Agora o nome do homem de Israel que Pinchas assassinou - e não que foi assassinado, sem mencionar aquele que assassinou, é como se ele não fosse importante.
157. A resposta para isto é posta por Rav Eliezer. Desde que o Sagrado, abençoado seja Ele, elevou Pinchas para o nível de alto sacerdote, Ele disse que não queria mencionar Pinchas como assassino, pois isso dificilmente se encaixa para um alto sacerdote. Antes que ele se elevasse ao alto sacerdócio, Ele o mencionou e disse: "E Pinchas viu... e pegou uma lança...e atravessou-os a ambos..." (Números 25:7,8). Mas uma vez que ele foi elevado ao alto sacerdócio, seu nome não é mencionado no contexto do assassinato, pois isto é inadequado, e o Sagrado, abençoado seja Ele, teve compaixão com ele porque isto não é correto para um alto sacerdote ser mencionado no contexto de assassino. "E o nome da mulher que foi assassinada " (Números 25:15) é também dado sem expor quem foi o assassino, pela mesma razão.

28. O que é primeiro agora, será último na ressurreição


158. Rav Shimon viajou de Cappadocia para Lod e Rav Yehuda foi com ele. Enquanto estavam a caminho, eles foram encontrados por Rav Pinhas ben Yair e  dois burros que o seguiam. O burro de Rav Pinhas parou. Ele o cutucou com a espora para que ele continuasse. Disse Rav Pinhas para o burro que o levava: Deixe-o, pois ele pode distinguir o cheiro do novo rosto se aproximando de nós, ou um milagre que está para acontecer para nós. Enquanto eles ainda estavam lá, Rav Shimon apareceu de trás de uma das pedras e o burro continuou andando. Disse Rav Pinhas: Eu não disse a você que ele distingue o cheiro de um novo semblante?
159. Rav Pinhas desmontou de seu burro, abraçou Rav Shimon e chorou. Ele disse a ele: "Eu vi em meu sonho que a Shekhinah veio até mim e me deu um grande presente e eu me alegrei com ela. E agora que eu vi, eu vou passar. Rav Shimon disse: Eu sabia que era você desde o som das pegadas do seu burro. Agora a alegria está completa. Rav Pinhas disse: Vamos nos sentar em algum lugar e discutir a Torah para elucidarmos. Eles encontraram uma nascente de água e uma árvore e sentaram.
160. Rav Pinhas disse: Eu visualizava estas questões, certo de que a ressurreição dos mortos se realizava sobre nós pelo sagrado, abençoado seja Ele, num único modo, e que o que agora é primeiro será último na ressurreção. Como fazemos para saber daqueles ossos, aqueles em que o Sagrado, abençoado seja Ele, respirou vida nas mãos de Ezequiel. No começo está escrito: "E os ossos vieram juntos, osso a osso" (Ezequiel 37:7) e depois está escrito "E observei, e, eis que se formaram sobre eles nervos e carnes para os revestir " (Ezequiel 37:8). E o mesmo verso continua: "E a pele se estendeu por cima, mas eles não tinham o espírito neles." Daqui nós podemos aprender que o que uma pessoa tira primeiro será o último a ser posto novamente. Inicialmente, o homem é despojado do espírito, e logo estas podridões de pele, seguidas pela carne, os tendões e finalmente os ossos. Na ressurreição isto fará outro caminho de volta: inicialmente os ossos, os membros seguidos pela carne e por último a pele.