quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

20. Eis que lhe dou a Minha aliança de paz
















128. A mesma sombra voltou como antes e percorreu em torno da casa, na semelhança de um homem. Rav Abba sentiu sobre sua face. Disse Rav Yossi: Eu recordei que nesse ponto eu disse, Rav Pinhas, Filho de Yair. Um dia ele estava empé neste ponto e perguntou como segue: No verso "Pinhas (Pinchas, pron. Pinrras) o filho de Elazar, o filho de Aarão o sacerdote (Números 25:11) Porque é "Pinchas" escrito "Pynchas" com a adição da pequena letra Yud.

129. A resposta é porque haviam dois grupos de alfabetos guardados, um alfabeto de letras grandes e um de pequenas. E isso é para esclarecer como segue: as letras grandes pertencem ao próximo mundo e estão no aspecto de Binah, que é chamado de próximo mundo, enquanto as letras pequenas pertencem a este mundo e estão no aspecto de Malchut, que é chamado este mundo. Aqui repousa a razão para a pequena letra YUD, que é a letra do pacto sagrado, ou seja Malchut. Desde que Pinchas foi zeloso para este pacto, um pequeno YUD foi adicionado a ele, que é o segredo desta aliança, isto é Malchut.

130. Ao mesmo tempo, o Sagrado, abençoado seja Ele, disse: O que eu posso fazer com Moisés, por este pacto vindo dele, e a sua noiva que é Malchut. Isto não é bonito para dar a ele, Malchut, a menos que Moisés conheça sobre isto e o deseje. O Sagrado, abençoado seja Ele, iniciou dizendo a Moisés: "Pinchas, o filho de elazar, o filho de Aarão o sacerdote..." Moisés o interrompeu e perguntou: Mestre do Universo, a que se refere tudo isso? O Sagrado, abençoado seja Ele, respondeu: Você é o único que deu sua alma para Israel por várias vezes para que eles não desaparecessem do mundo, enquanto`Pinchas "Afastou minha fúria longe dos Filhos de Israel" (Numeros 25:11). Disse Moisés: O que Você quer de mim? Não é tudo Seu? E se você quer fazer Malchut descansar sobre ele (Pinchas), quem pode dizer a Você o que deve fazer?

131. Disse o Sagrado, abençoado seja Ele, a Moisés: Desde que isto tudo é seu, você disse a Pinchas que Minha Divina Presença descansará dentro dele.

Disse Moisés: Em toda sinceridade, Malchut está com ele. Disse o Sagrado, abençoado seja Ele, a Moisés: Você mesmodisse a ele e em voz alta, que você está conduzindo a Shekhinah sobre ele, sinceramente e de boa vontade. Portanto o verso (Números 25:12): ""Por isso disse" - vocêdisse de boa vontade - "Eis que lhe dou a minha aliança de paz." Moisés começou a dizer: "Eis que dou..." até o fim ele foi falando exatamente para o Sagrado, abençoado seja Ele.

O que deveria ser dito era: "Por isso disse para ele, Eis que lhe dou a minha aliança de paz," mas não é isso que está escrito,pois Moisés foi ordenado a dizer isto. Você pode sugerir que a Shekhinah foi retirada de Moisés e dada a Pinchas, ele seria injustiçado, pois isto é como uma vela usada para iluminar alguma outra coisa. O único benefício da luz, enquanto o outro não está infeliz.


132. A mesma sombra veio, sentou e os beijou. Eles ouviram uma voz firme dizendo: Deêm oportunidade, dêem oportunidade para Rav Pinchas ben Yair, pois ele está entre nós. Assim nós temos aprendido: em todo lugar onde um homem justo faz uma nova interpretação de um assunto na Torah enquanto ele está neste mundo, ele vem (do próximo mundo) e visita aquele lugar. E isso é ainda mais certo quando existem outros homens justos naquele lugar, descobrindo novas interpretações e falando sobre a Torah. E assim foi que Rav Pinchas ben Yair veio visitar seu lugar e lá encontrou alguns homens justos revelando novas interpretações da Torah e aqueles assuntos foram renovados como previu antes Rav Pinchas ben Yair. Em outras palavras, aqueles mesmos assuntos que Rav Pinchas ben Yair falou, foram revistos quando você mencionou isto em seu nome.

133. Rav Abba disse: Esta interpretação de Rav Pinchas ben Yair é muito bonita, pois não está escrito: "Portanto eu dei", mas "Portanto disse: Eis que eu dou a ele", significando que Moisés foi ordenado a dizer a ele, (como dito acima). E apenas para pensar que este assunto estava escondido com você daquele homem piedoso, e você não disse nada agora. Feliz é a nossa porção que nos privilegiou de estarmos aqui com a ajuda da sagrada sombra.

19. O Pastor Fiel




"Três sócios: O Sagrado, abençoado seja Ele, o pai de um homem e sua mãe"

126. Disse o Sagrado, abençoado seja Ele: Eu e Minha Presença Divina  somos os sócios na alma, o pai de uma pessoa e a mãe são sócios no corpo, pois seu pai introduz a brancura no recém-nascido, ou seja o branco dos olhos, ossos, nervos e cérebro, e a mulher supre o preto dos olhos, cabelo, carne e pele. Os céus, a terra e todos os seus anfitriões também participaram na criação do homem. Os anjos também tomaram parte pois deles vieram a boa inclinação e a má inclinação que o homem deve ser retratado em ambos. A parte do sol e da lua é para lhe dar luz pelo dia e pela noite e mesmo as bestas, gato, pássaros e peixes participam no homem, pois ele fez a morada deles e o mesmo é com as árvores e a semente da terra.

127. O que o sagrado, abençoado seja Ele, faz? Ele tirou o pai e a mãe de Israel, do Jardim do Eden e os trouxe com Ele para que fossem com Ele se alegrar de seus filhos. E assim é o momento da Redenção, pois não há alegria como aquela da redenção, sobre o que estáescrito. "O céu está alegre e a terra rejubila e eles dizem entre as nações: O Senhor reina... Então as árvores da floresta cantam para alegrar diante do senhor, pois Ele vem para julgar a terra" (Primeiras crônicas 16:31, 33), pois então o sagrado, abençoado seja Ele, traz os pais e as mães de Israel para que eles se alegrem.

18. Três Artesãos: Céu e Terra e Água











18. "Três Artesãos: Céu e Terra e Água"

121. Uma explicação alternativa de “Fez” (no plural) que se refere ao Sagrado, abençoado seja Ele, o pai da pessoa e sua mãe, desde que o homem é feito na associação entre homem, sua esposa e o Sagrado, abençoado seja Ele (Talmud, Kiddushin 30b). E neste segredo está escrito: “Façamos o homem” (Gênesis 1:26), “nós” estando no plural, implica uma associação com seu pai e sua mãe. Pois nós temos aprendido que o sagrado, abençoado seja Ele, fez três artesões com quem produziu o mundo: o céu, a terra e a água, e cada um deles serviu para um dia, e então depois outro serviu para um segundo dia, como o anterior.


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122. No primeiro dia o céu produziu esta obra como está escrito: “E Deus disse: Haja luz e a luz existiu” (Gênesis 1:3). No segundo dia as águas deram sua obra, e está escrito: “ E Deus disse: Faça-se o firmamento no meio das águas e separe umas águas das outras.” (Gênesis 1:6). Onde metade das águas ascenderam acima e metade restante abaixo; No terceiro dia a terra foi comandada, e está escrito: “Produza a terra erva verde...” (Gênesis 1:11). E o próximo verso diz de fato. “E a terra produziu erva verde.” (Gênesis 1:12).

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123. Até então cada um dos três artesãos tinham produzido estas obras e eles tinham feito o que eles haviam sido ordenados a fazer. Três outras ações restaram no Ato da criação. Sobre o quarto dia, o primeiro artesão, o céu, foi ordenado a fazer esta obra, assim está escrito: “E Deus disse: Sejam feitos luzeiros no firmamento do céu...” (Genesis 1:14) e então nós temos os céus. No quinto dia, voltou o segundo artesão, as águas, assim está escrito: “E Deus disse: Aglomerem-se as águas (Produzam as águas répteis e animais viventes) (Gênesis 1:20). No sexto dia a terra novamente produziu esta obra e assim está escrito: “E Deus disse: Produza a terra criaturas viventes segundo a sua espécie...” (Genesis 1:24).

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124. Estes três artesãos tendo terminado suas tarefas, o Sagrado, abençoado seja Ele, disse-lhes: Eu tenho mais uma criação para fazer, chamado Homem. Juntem-se e nós, Eu com vocês, fazemos o Homem. O corpo será feito por vocês, mas eu serei um sócio com vocês para dar a alma, e nós faremos o Homem. E então os três artesãos trabalharam numa sociedade no Ato da Criação, assim também foi posteriormente com a criação do Homem.

Existe o pai, com quem Ele fez os trabalhos dos céus e os trabalhos das águas de onde veio a brancura (pureza) que está no homem; mãe que é a terceira artesã, como a terra, de onde veio a vermelhidão de um recém-nascido. E então existe o Sagrado, abençoado seja Ele, que participou com eles de quem veio a alma. E a respeito desse segredo, o texto tinha Osav (Fizeram) preferivelmente que Oso (Fez) em referência ao Sagrado, abençoado seja Ele, o pai da pessoa e sua mãe.

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125. E entretanto seu pai e sua mãe podem ter partido de seu mundo, um homem se alegra com todos os três sócios em seus feitos, como nós temos aprendido: Quando um homem envolve o Sagrado, abençoado seja Ele, em sua alegria, o Sagrado, abençoado seja Ele, vai para o jardim do Éden e pega seu pai e sua mãe de lá, pois eles são seus sócios com Ele, e os traz com Ele para aquela alegria e todos ficam unidos. Mas os homens mortais não sabem disto. Quando, por outro lado, está em aflição, o Sagrado, abençoado seja Ele, fica com ele sozinho e Ele não informa seu pai e mãe, como está escrito: “Na minha angústia eu invoquei ao senhor e clamei ao meu Deus.” (Salmos 18:7)

17. Israel se alegra Naquele que o fez






17. "Israel se alegra Naquele que o fez"
118. Rav Abba levantou para explicar novos temas na Torah, como você disse na Primeira Parte. Rav Abba começou: “Cantai ao Senhor um cântico novo, e seja louvado até o fim da terra” (Isaias 42:10). Quão amado é Israel diante do Sagrado, abençoado seja Ele, por suas alegrias e seus louvores estão somente Nele! Pois então nós temos aprendido que nenhuma alegria de Israel em que eles não envolvam o Sagrado, abençoado seja Ele, não é alegria. E no futuro Samael e todo seu bandodenunciarão aquela alegria, e Israel será deixado com tristeza e derrota e o sagrado, abençoado seja Ele, não tomará partido naquele lamento.
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119. Mas quem quer que envolva o Sagrado, abençoado seja Ele, e Sua Divina Presença em sua alegria, se o acusador vier para denunciar aquela alegria, o Sagrado, abençoado seja ele, e Sua Divina presença participará do lamento que resultou. Pois não diz a Escritura (?): “Em todas as suas aflições, Ele estava aflito” (Isaías 63:9)? E como é isto? É como o verso diz: “Eu estarei com ele na angústia” (Salmos 91:15)
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120. E como nós sabemos que Israel envolve o Sagrado, abençoado seja Ele e Sua Divina presença em suas alegrias? Assim está escrito: “Alegre-se Israel Naquele que o fez” (Salmos 149:2), o significado disto é que Israel não não se alegra naquilo que não o fez. Há uma questão para ser perguntada aqui. Porque o texto em hebraico (aqui traduzido Fez) “Osav” (literalmente quer dizer Fizeram) quando deveria ser “Oso” (literalmente Fez)? A resposta é que isto se refere ao sagrado, abençoado seja Ele e Sua Divina presença, e um pai de uma pessoa e sua mãe, pois mesmo se os últimos (o pai e a mãe) morrerem, o Sagrado, abençoado seja Ele, retira-os do Jardim do Edem e os traz com Ele para aquela alegria, para que eles possam participar na alegria com o sagrado, abençoado seja Ele e Sua Divina presença. E o significado de “Osav” que está no verso: “Somente Ele que o fez pode fazer Sua espada se aproximar dele” (Jô 40:19)

16. Nenhuma das nações oscilam, exceto Israel






16. Nenhuma das nações oscilam, exceto Israel

114. Nós levantamos e continuamos por nosso caminho. A intensidade do calor do sol era muito grande e ficou difícil para continuar. Então vimos algumas árvores no deserto com água debaixo delas. Nós sentamos na sombra de uma das árvores no deserto e eu perguntei a ele: Rav Shimon, você pode me explicar por que é que de todas as nações do mundo, o único que se ocupa da oscilação é , pois quando Israel, pois quando judeus se comprometem com a Torah, eles influenciam para trás e para adiante? E isto não é algo que eles aprenderam de alguém, mas eles apenas não podem ficar imóveis.
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115. Ele me disse : Você me lembrou de um assunto celestial e as pessoas não conhecem e não prestam atenção. Ele sentou por um instante e chorou. Então ele disse: Aflições para pessoas que andam por todos os lugares como bestas do campo, sem entendimento. Neste assunto específico, as almas santas de Israel são distinguidas das almas de outras pessoas que veneram ídolos. A alma de Israel é derivada da sagrada luz flamejante, que é Malchut, como está escrito: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor.” (Provérbios 20:27). E quando esta lâmpada é acesa pela divina Torah, que é Zeir Anpin, esta luz não repousa por sequer um momento e este é o segredo do verso: “Oh Deus, não te aquietes” (Salmos 83:2), que é escrito sobre Malchut. E algo similar está escrito sobre as almas: “Aquele que faz menção ao Senhor, não te aquiete você.” (Isaías 62:6), ou seja, você não repouse. Uma vez que a luz da lâmpada tenha pego o pavio a luz nunca descansará.
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116. Assim também é com Israel, pois as almas do povo judeu são da luz da lâmpada que é Malchut. Uma vez que ele se elevou no estudo da Torah, a luz começa a queimar e eles são incapazes de repousar. Isto é porque eles oscilam aqui e acolá e de um lado para o outro, exatamente como a chama de uma luz flamejante, por isso está escrito: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor.” (Provérbios 20:27)
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117. E está escrito: “Vocês são homens” (Ezequiel 34:31). Isto quer dizer que você e não as nações do mundo, são chamadas homens. As almas das pessoas idólatras são extintas sem nenhuma luz repousando sobre elas. Isto é porque elas estão descansando e não influenciando, pois eles não tem a Torah para incendiar e nenhuma luz descansa sobre eles. Isto é porque eles repousam como árvores em chamas, queimando sem uma luz repousando sobre eles, e então eles descansam sem uma luz. Rav Yossi disse: Então esta é a explicação do assunto. Feliz eu sou por merecer minha sorte de ouvir este assunto.

15. “O pulso do paciente no exílio de Edom”


























15. O pulso do paciente no exílio de Edom


104. E agora existe a necessidade de um médico para saber o quanto o pulso do paciente, Israel tem pulsado no exílio de Edom, pois sobre isto é dito “que eu estou doente de amor” (Cântico dos canticos 5:8). Pois um número de médicos reuniu-se sobre ele para avaliar a velocidade do pulso na intenção de saber quando sua doença poderia começar e terminar, mas nenhum deles pode compreender, pois nenhum médico é competente para ouvir a pulsação deste paciente particular, pois existem pulsações de KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF, como o profeta disse sobre isso: “Assim como uma mulher com filho, cujo tempo do parto perto, está em aflição e chora suas dores (Isaiah 26:17)
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105. E todos os dez Shofar berram, que são KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF (onde KUF = Tekiah, SHIN = Shevarim, RESH = Teruah, estes sendo os diferentes sons feitos com o Shofar no Rosh HaShanah Mussaf em três grupos na sequência dada aqui) – são incluídos nos três para que haja uma mnemônica, ou seja KUF SHIN RESH, que são Tekiah, Shevarim, Teruah, pois estes são os únicos três sons que existem. A Tekiah (uma longa nota contínua) significa o comprimento do exílio. O Shevarim (três notas de média extensão) ensinam sobre proximidade do exílio, e a Teruah (série de nove notas staccato) sobre a vinda da redenção, pois os sons da Teruah ensinam sobre a coerção depois da coerção sem pausa entre eles. E claramente desde que as outras nações tornem o exílio de Israel mais difícil, esta é a coerção que eles exercem que traz a redenção mais perto.E portanto isto é, também, no nosso caso da pulsação do paciente: assim a pulsação vem rápido, uma após outra, sem espaço entre elas, a alma do homem o abandona.
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106. KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF, que são o segredo da pulsação do exílio, como acima, faz a mnemonica KUF SHIN RESH, que é Tekiah, Shevarim, Teruah, pelo qual a falsidade ( Hebrew: “sheker”, shin kuf resh, ou seja as mesmas três letras como na mnemônica) é retirada do mundo. Relativo a isso foi o juramento: “O Senhor fará a guerra com Amalek de geração a geração.” (Êxodo 17:16), pois a redenção virá pelas pulsações sugeridas em KUF SHIN RESH KUF, KUF SHIN KUF, KUF RESH KUF. E então um elementar, um duplo, um triplo e quadruplo sim surgirá no Mundo, onde as letras do Tetragrammaton ascenderão juntas. Primeiro virá YUD, então YUD HEI, então YUD HEI VAV e então YUD HEI VAV e HEI, onde YUD é o som elementar, YUD HEI duplo, YUD HEI VAV é o triplo e YUD HEI VAV e HEI é quadruplo e o valor numérico deles juntos totalizam 72. No momento da redenção este nome 72 despertará. No momento de oração será respondido: “E portanto os justos verão e se alegrarão, os retos exultam e os piedosos regozijam-se na música.” A palavra em Hebraico é Uvkhen, o valor numérico destas letras é 78, ou seja com a adição do 6, que é o valor ad letra VAV. Esta adesão de VAV se refere a seis mil (dos anos desde a Criação). O Segundo Templo foi destruído 172 anos antes dos mil anteriores, no ano de 3.829 (Assim como consta no Talmud Bavli, Avodah Zara 9a).
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107. Enquanto eles ainda estavam sentados, eles viram uma sombra pairando sobre eles que veio e foi. Eles ficaram espantados. Disse Rav Abba: Yossi, meu filho, eu direi a você o que aconteceu comigo quando eu estava com o luminar sagrado, que é Rav Shimon, um dia quando nós estávamos caminhando no Vale do Ono, e nos envolvemos na Torah por todo o dia e por causa da intensidade do calor do sol, nós sentamos num nicho sobre uma pedra.
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108. Eu pedi a ele para explicar-me por que é que sempre que um número de malvados aumenta no mundo e o julgamento repousa sobre o mundo, os justos entre eles são castigados por causa deles? Por isto é que nós temos aprendido sobre os pecados das gerações: que é o santo e o justo que são pegos. Por que deve ser assim então? Pode ser porque eles (os justos) não advertem o mundo (os maus) sobre suas ações? Pois existem muitos que advertem, todavia, eles (os maus) não aceitam isto vindo deles (dos justos) porque eles não os escutam. É por isso que eles são pegos pelos pecados da geração? Ou talvez é porque o mundo não tem protetor e os justos são pegos e mortos de modo que os maus possam existir sobre o mérito deles (dos justos)? E eu perguntei a ele: Os justos não são para morrer e nem para ser pegos pelos pecados dos maus, mas se os maus são para perecer, então, este não seria um motivo de alegria para os justos que os maus deveriam perecer? (“E quando os maus perecem, existe alegria” (Provérbios 11:10).
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109. Ele disse para mim: Os justos são certamente pegos pelos pecados da geração, e nós já discutimos estes assuntos. Mas quando o justo é pego com enfermidade e pestilência, isto é na condição de expiar os pecados do mundo, pois tal expiação é efetuada para os pecados da geração, desde o lado da Kedushah (Santificação) é desse modo elevado e o demônio rendido. Como dós sabemos sobre isso? Nós aprendemos de todas as partes do corpo, pois quando todas as partes do corpo estão em desordem e uma séria doença prevalece nelas, um membro tem que ser arrancado para que todos os outros possam ser curados. E qual é o membro que é arrancado? Naturalmente é o braço, de cujo sangue é deixado, e então todas as partes do corpo recuperam a saúde
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110. E assim todos os mortais são partes de um único corpo. Quando o Sagrado, abençoado seja Ele deseja permitir a cura para o mundo, Ele impõe doenças e pestilências sobre um justo no meio deles, e por sua causa dá saúde a todo mundo. Onde nós aprendemos sobre isto? Do verso: “E ele foi ferido por causa de nossas transgressões; ele foi esmagado por causa das nossas iniqüidades; e com seu açoite nós fomos curados ( Isaias 53:5). “E com seu açoite”: isto se refere a deixar sangrar, como aquele que deixa o sangue do braço, já que naquele açoite “nós estamos curados”, que quer dizer, nós as partes do corpo total, encontramos cura.
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111. E Ele nunca golpeou o homem justo a menos que seja com intenção de conceder cura para a geração e fazer expiação para seus pecados, pois o demônio prefere mais que qualquer outra coisa que os julgamentos devam ter controle sobre os justos, pois ele não considera importante o repouso do mundo e ele não procura porque a sua grande alegria é que ele tenha controle sobre os justos; e as pessoas justas que sofrem por causa da geração merecem decreto celestial, neste mundo e no próximo mundo. E quando há um homem justo e as coisas vão bem para ele, a explicação é que o Sagrado, abençoado seja Ele, não se preocupa em fazer expiação para o mundo.
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112. Eu disse a ele: Mas qual é situação em que há dois homens justos, onde um deles é justo e as coisas não vão bem para ele, enquanto o outro é justo e as coisas vão bem para ele? Se eles não vivem ao mesmo tempo, então o que você tem dito faz sentido, que é: os homens justos para quem as coisas vão bem, vivem num momento em que o Sagrado, abençoado seja Ele não se preocupa em fazer expiação para o mundo, enquanto os homens justos para quem as coisas não vão bem, vivem no momento em que o Sagrado, abençoado seja Ele, está preocupado em fazer expiação para o mundo. Mas o que acontece com o caso quando existem dois homens justos, ambos vivendo na mesma época, e um sofre de doenças e pestilências enquanto o outro desfruta todas as coisas boas do mundo? Ele me disse: Um ou possivelmente dois justos são suficientes para expiação da geração, pois o Sagrado, abençoado seja Ele, não precisa de todos eles para golpear, tal como é desnecessário para golpear e tirar sangue de mais de um braço, na intenção de conceder cura para todas as partes do corpo. Similarmente um homem justo é suficiente.
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113. Mas se a doença inflige todas as partes do corpo é então necessário deixar sangrar de ambos os braços. Então também neste caso, se o número de pecados sérios aumenta no mundo, então todos os justos são golpeados na intenção de conceder cura para toda a geração. Mas quando eles (os pecados) não são muitos, então somente um homem justo é golpeado, e o outro justo que vive em paz, pois o mundo não precisa desta maneira que todos eles sejam golpeados. E se as pessoas são curadas, os justos também são curados mas se algumas vezes acontecer que os justos são completamente infectados com doenças, eles vivem na intenção de proteger a geração no momento em que as doenças são muito sérias. Quando o justo morre, então tudo é curado e a expiação é feita.