quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

18. Três Artesãos: Céu e Terra e Água











18. "Três Artesãos: Céu e Terra e Água"

121. Uma explicação alternativa de “Fez” (no plural) que se refere ao Sagrado, abençoado seja Ele, o pai da pessoa e sua mãe, desde que o homem é feito na associação entre homem, sua esposa e o Sagrado, abençoado seja Ele (Talmud, Kiddushin 30b). E neste segredo está escrito: “Façamos o homem” (Gênesis 1:26), “nós” estando no plural, implica uma associação com seu pai e sua mãe. Pois nós temos aprendido que o sagrado, abençoado seja Ele, fez três artesões com quem produziu o mundo: o céu, a terra e a água, e cada um deles serviu para um dia, e então depois outro serviu para um segundo dia, como o anterior.


*****
122. No primeiro dia o céu produziu esta obra como está escrito: “E Deus disse: Haja luz e a luz existiu” (Gênesis 1:3). No segundo dia as águas deram sua obra, e está escrito: “ E Deus disse: Faça-se o firmamento no meio das águas e separe umas águas das outras.” (Gênesis 1:6). Onde metade das águas ascenderam acima e metade restante abaixo; No terceiro dia a terra foi comandada, e está escrito: “Produza a terra erva verde...” (Gênesis 1:11). E o próximo verso diz de fato. “E a terra produziu erva verde.” (Gênesis 1:12).

*****
123. Até então cada um dos três artesãos tinham produzido estas obras e eles tinham feito o que eles haviam sido ordenados a fazer. Três outras ações restaram no Ato da criação. Sobre o quarto dia, o primeiro artesão, o céu, foi ordenado a fazer esta obra, assim está escrito: “E Deus disse: Sejam feitos luzeiros no firmamento do céu...” (Genesis 1:14) e então nós temos os céus. No quinto dia, voltou o segundo artesão, as águas, assim está escrito: “E Deus disse: Aglomerem-se as águas (Produzam as águas répteis e animais viventes) (Gênesis 1:20). No sexto dia a terra novamente produziu esta obra e assim está escrito: “E Deus disse: Produza a terra criaturas viventes segundo a sua espécie...” (Genesis 1:24).

*****
124. Estes três artesãos tendo terminado suas tarefas, o Sagrado, abençoado seja Ele, disse-lhes: Eu tenho mais uma criação para fazer, chamado Homem. Juntem-se e nós, Eu com vocês, fazemos o Homem. O corpo será feito por vocês, mas eu serei um sócio com vocês para dar a alma, e nós faremos o Homem. E então os três artesãos trabalharam numa sociedade no Ato da Criação, assim também foi posteriormente com a criação do Homem.

Existe o pai, com quem Ele fez os trabalhos dos céus e os trabalhos das águas de onde veio a brancura (pureza) que está no homem; mãe que é a terceira artesã, como a terra, de onde veio a vermelhidão de um recém-nascido. E então existe o Sagrado, abençoado seja Ele, que participou com eles de quem veio a alma. E a respeito desse segredo, o texto tinha Osav (Fizeram) preferivelmente que Oso (Fez) em referência ao Sagrado, abençoado seja Ele, o pai da pessoa e sua mãe.

*****

125. E entretanto seu pai e sua mãe podem ter partido de seu mundo, um homem se alegra com todos os três sócios em seus feitos, como nós temos aprendido: Quando um homem envolve o Sagrado, abençoado seja Ele, em sua alegria, o Sagrado, abençoado seja Ele, vai para o jardim do Éden e pega seu pai e sua mãe de lá, pois eles são seus sócios com Ele, e os traz com Ele para aquela alegria e todos ficam unidos. Mas os homens mortais não sabem disto. Quando, por outro lado, está em aflição, o Sagrado, abençoado seja Ele, fica com ele sozinho e Ele não informa seu pai e mãe, como está escrito: “Na minha angústia eu invoquei ao senhor e clamei ao meu Deus.” (Salmos 18:7)

Nenhum comentário: