quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

20. Eis que lhe dou a Minha aliança de paz
















128. A mesma sombra voltou como antes e percorreu em torno da casa, na semelhança de um homem. Rav Abba sentiu sobre sua face. Disse Rav Yossi: Eu recordei que nesse ponto eu disse, Rav Pinhas, Filho de Yair. Um dia ele estava empé neste ponto e perguntou como segue: No verso "Pinhas (Pinchas, pron. Pinrras) o filho de Elazar, o filho de Aarão o sacerdote (Números 25:11) Porque é "Pinchas" escrito "Pynchas" com a adição da pequena letra Yud.

129. A resposta é porque haviam dois grupos de alfabetos guardados, um alfabeto de letras grandes e um de pequenas. E isso é para esclarecer como segue: as letras grandes pertencem ao próximo mundo e estão no aspecto de Binah, que é chamado de próximo mundo, enquanto as letras pequenas pertencem a este mundo e estão no aspecto de Malchut, que é chamado este mundo. Aqui repousa a razão para a pequena letra YUD, que é a letra do pacto sagrado, ou seja Malchut. Desde que Pinchas foi zeloso para este pacto, um pequeno YUD foi adicionado a ele, que é o segredo desta aliança, isto é Malchut.

130. Ao mesmo tempo, o Sagrado, abençoado seja Ele, disse: O que eu posso fazer com Moisés, por este pacto vindo dele, e a sua noiva que é Malchut. Isto não é bonito para dar a ele, Malchut, a menos que Moisés conheça sobre isto e o deseje. O Sagrado, abençoado seja Ele, iniciou dizendo a Moisés: "Pinchas, o filho de elazar, o filho de Aarão o sacerdote..." Moisés o interrompeu e perguntou: Mestre do Universo, a que se refere tudo isso? O Sagrado, abençoado seja Ele, respondeu: Você é o único que deu sua alma para Israel por várias vezes para que eles não desaparecessem do mundo, enquanto`Pinchas "Afastou minha fúria longe dos Filhos de Israel" (Numeros 25:11). Disse Moisés: O que Você quer de mim? Não é tudo Seu? E se você quer fazer Malchut descansar sobre ele (Pinchas), quem pode dizer a Você o que deve fazer?

131. Disse o Sagrado, abençoado seja Ele, a Moisés: Desde que isto tudo é seu, você disse a Pinchas que Minha Divina Presença descansará dentro dele.

Disse Moisés: Em toda sinceridade, Malchut está com ele. Disse o Sagrado, abençoado seja Ele, a Moisés: Você mesmodisse a ele e em voz alta, que você está conduzindo a Shekhinah sobre ele, sinceramente e de boa vontade. Portanto o verso (Números 25:12): ""Por isso disse" - vocêdisse de boa vontade - "Eis que lhe dou a minha aliança de paz." Moisés começou a dizer: "Eis que dou..." até o fim ele foi falando exatamente para o Sagrado, abençoado seja Ele.

O que deveria ser dito era: "Por isso disse para ele, Eis que lhe dou a minha aliança de paz," mas não é isso que está escrito,pois Moisés foi ordenado a dizer isto. Você pode sugerir que a Shekhinah foi retirada de Moisés e dada a Pinchas, ele seria injustiçado, pois isto é como uma vela usada para iluminar alguma outra coisa. O único benefício da luz, enquanto o outro não está infeliz.


132. A mesma sombra veio, sentou e os beijou. Eles ouviram uma voz firme dizendo: Deêm oportunidade, dêem oportunidade para Rav Pinchas ben Yair, pois ele está entre nós. Assim nós temos aprendido: em todo lugar onde um homem justo faz uma nova interpretação de um assunto na Torah enquanto ele está neste mundo, ele vem (do próximo mundo) e visita aquele lugar. E isso é ainda mais certo quando existem outros homens justos naquele lugar, descobrindo novas interpretações e falando sobre a Torah. E assim foi que Rav Pinchas ben Yair veio visitar seu lugar e lá encontrou alguns homens justos revelando novas interpretações da Torah e aqueles assuntos foram renovados como previu antes Rav Pinchas ben Yair. Em outras palavras, aqueles mesmos assuntos que Rav Pinchas ben Yair falou, foram revistos quando você mencionou isto em seu nome.

133. Rav Abba disse: Esta interpretação de Rav Pinchas ben Yair é muito bonita, pois não está escrito: "Portanto eu dei", mas "Portanto disse: Eis que eu dou a ele", significando que Moisés foi ordenado a dizer a ele, (como dito acima). E apenas para pensar que este assunto estava escondido com você daquele homem piedoso, e você não disse nada agora. Feliz é a nossa porção que nos privilegiou de estarmos aqui com a ajuda da sagrada sombra.

Nenhum comentário: