quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

24. Um Terceiro Templo não é mencionado na Torá

143. Rav Abba disse: Eu tenho lembrado de um certo assunto que eu ouvi do Luminar Sagrado, Rav Shimon, que ouviu isto em nome de Rav Eliezer. Um dia um pagão inteligente veio e disse a ele: Homem velho, homem velho, eu tenho três perguntas que quero fazer a você. A primeira é: Você disse que outro Templo será construído para você, mas o Templo não será construído mais que duas vezes. O Primeiro Templo e o Segundo Templo são mencionados, mas você não encontrará um Terceiro templo na Torá, e o que quer que você venha a construir já foi construído e nunca haverá outro, pois a Escritura se referiu a duas casas de Israel e sobre o Segundo Templo está escrito: "A glória desta última casa deve ser a gratidão com quem a fez" (Haggai 2:0)
144. A segunda questão é: Você disse que está mais perto do Rei Divino do que todas as outras pessoas. Quem quer que esteja perto do Rei é sempre alegre, sem dor, sem medo, sem angústias. Mas você está perpetuamente em dor, angústia e agonia mais do que qualquer outra pessoa. Tome a nós - nem dor, angústia ou agonia aproxima-se de nos, daí isso significa que nós estamos juntos do Divino Rei e você tem dor, angústias, lamentos e agonias que nós não temos.
145. Minha terceira questão é: Você não come um animal encontrado morto nem abatido em ritual então você e seu corpo serão saudáveis. Nós não comemos nada que queremos e nós estamos fisicamente fortes e saudáveis e todos os nossos membros são apropriados. Você não come qualquer coisa e está doente, com indisposição e deprimido, mais que todas as outras pessoas. Você é uma pessoa que odeia a Deus acima de tudo. Homem velho, homem velho, não diga nada para mim, pois não escutarei você, não aceito isso de você. Rab Eliezer levantou seus olhos, olhou para ele e o jogou entre uma multidão de ossos.
146. Quando sua raiva diminuiu, ele olhou para trás, chorou e disse: "Oh Senhor, nosso Senhor, quão glorioso é Seu nome em toda a terra" (Salmo 8:1). Como é forte o poder do Sagrado e poderoso nome em toda a terra, e como são adoráveis as palavras da Torá, pois nada é tão pequeno que não seja encontrado na Torá e ainda a menor coisa na Torá sai da boca do Sagrado, abençoado seja Ele. Aqueles assuntos aqueles assuntos que um maudoso perguntou, eu também uma vez perguntei a Elias e ele respondeu que na Academia Celestial estes assuntos foram derrubados diante do Sagrado, abençoado seja Ele, como a seguir:
147. Quando Israel saiu de Egito, o Sagrado, abençoado seja Ele, quis estabelecê-los numa terra assim como os anjos sagrados do alto, e Ele queria construir um Templo para eles, trazendo para baixo da parte mais alta dos céus e plantando Israel na terra como uma planta sagrada, seguindo o exemplo da forma celestial, como está escrito: "Tu os introduzirás e os estabelecerás no monte da tua herança." (Exodus 15:17). E onde seria isso? "Na Tua firmíssima habitação, oh Senhor, que Tu fundastes." (Exodus 15:17). Naquele lugar que Tu, Oh Senhor, fez, e não outra. "Na Tua firmíssima habitação, Oh Senhor..." se refere ao Primeiro Templo, e a continuação do verso, "no Teu santuário, Senhor, que tuas mãos firmaram", refere-se ao Segundo Templo. Ambos são trabalhos do Sagrado, abençoado seja Ele.
148. Mas quando eles o irritaram no deserto, eles morreram e Ele trouxe seus filhos para a terra, e o templo foi construído pelo homem, por esta razão ele não durou. Pois a construção foi trabalho do Sagrado, abençoado seja Ele. Rei Salomão sabia que o templo que ele construiu foi construído pelo homem e por isso não duraria, e por isso está escrito: "Exceto o Senhor constrói a casa, eles trabalham convencidos de que construíram isto." (Salmos) E de fato isto não tem duração. No dia de Esra, por causa do pecado, eles reconstruíram o Templo, e por esta razão sua existência não durou. E até agora a primeira construção do Sagrado, abençoado seja Ele, não foi colocada no mundo, mas a respeito do futuro está escrito: "O Senhor edifica a Jerusalém" (Salmo 147:2), que é, Ele, o Senhor, edificará e não outro. É por esta edificação que nós estamos esperando, e não por uma estruturada pelo homem, que não permanece.
149. O Sagrado, abençoado seja Ele, descerá o Primeiro e o Segundo Templo do alto simultaneamente. O Primeiro Templo que é equivalente a Binah, será coberto, e o Segundo templo que é paralelo a Malkhut, será aberto. Aquela casa que é chamada o Segundo Templo, será aberta, assim que a arte do Sagrado, abençoado seja Ele, for visível para todo o mundo. E então haverá completa alegria e o desejo do coração será completamente realizado nesta existência.
150. O Primeiro Templo que será coberto ou escondido ascenderá sobre o Segundo Templo que é revelado, e todo o mundo verá nuvens de glória que rodeiam o Templo que é revelado e dentro daquelas nuvens estará o Primeiro Templo, numa ação secreta, subindo para a mais alta glória dos céus, que é Binah, e esta é a edificação pela qual estamos esperando.
151. Até agora isto não aconteceu no mundo pois mesmo a cidade de Israel não resultará da habilidade do homem, pois está escrito: "Pois Eu, disse o Senhor, serei uma parede de fogo em torno dela e estabelecerei a minha glória no meio dela (Zacarias 2:5) Se isto é o que está escrito sobre a Cidade, quanto mais será neste caso para o templo que é Seu lugar de habitação. E por esta ação do Sagrado, abençoado seja Ele, deveria aparecer no começo, quando Israel saiu do Egito, mas isto foi adiado para os Últimos Dias e Redenção Final.

























Nenhum comentário: