sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

39. Três Orações







































207. O Pastor Fiel disse: Alguém tem que praticar as orações que foram arranjadas para igualar os sacrifícios pois as orações são três. A oração da manhã (Shaharit) se assemelha a "E o cordeiro você deve oferecer de manhã" (Números 28:4). Então é dito: "Abraão tendo se levantado de manhã, foi ao lugar onde antes tinha estado diante do Senhor" (Genesis 19:27) e os mestres têm ensinado que (Estando em pé) significa oração.
"E o outro cordeiro você deve oferecer ao anoitecer" (Exodus 29:39, Números 28:4) semelhante à oração da tarde (Minhah), que foi emitida por Isaac, como é dito: "E saiu Isaac à tarde para meditar no campo (Genesis 24:63) - e não existe meditação que não seja oração.
As orações da noite (Arvit) igualam as partes e os pedaços (da oferenda queimada) que são devoradas "Toda noite" (Veja Levíticus 6:2).
E é dito: "E tendo chegado a um certo lugar e querendo nele descansar depois depois do sol posto" (Genesis 28:11) e não há "chegando em" que não seja oração. (ESte verso se refere a Jacob, que estabeleceu a oração da noite).


208. Em vista do que nós temos citado em nossa discussão, há um ponto na questão porque a Escritura diz: "E ele tomou uma das pedras do lugar e pondo-a debaixo da cabeça, dormiu naquele lugar." (Genesis 28:11). Ele não tinha fronhas e travesseiros para deitar sobre eles?
A resposta é: Quando o noivo vem para a noiva, mesmo se ele está deitado sobre fronhas e travesseiros, ela deve dar a ele pedras para deitar-se, que ele aceitará tudo de boa vontade.
E nós temos aprendido isto (Zohar, Ge. II 216) e isto também consta na Primeira Parte.
Com respeito ao verso: "E Jacob disse quando os viu" (Genesis 32:3), Rav Shimon disse: Sente-se. E a escritura diz (continua no verso 238 à seguir abaixo).


209. Disse Rav Pinchas: E estive pensando: "Guardando" certamente significa no coração, que é porque está escrito: "Guarda" (Deuteronômio 5:12) significando no coração que é Malkhut, e nenhum outro. "Lembrando" (Zekhirah) é um termo do masculino (Zakhsr), isto é, no cérebro, que é Zeir Anpin e portanto está escrito: "Lembre o dia de Sábado" (Êxodo 20:8), expressando o masculino, que é Zeir Anpin, portanto "Guarde o dia de Sábado" (Deuterômio 5:12) é para o feminino que é Malkhut. O cérebro, que é o masculino, Zeir Anpin, molda e controla o coração que é Malkhut. O coração controla e molda o fígado, e o fígado que é Samael e a Serpente entrelaçada, e eles são um (224b).
E eles são o lóbulo do fígado e o fígado e assim é com o sacrifício. O lóbulo do fígado é a Serpente, e o fígado é devorado, o masculino que é o segredo de Samael.

210. Rav Shimon disse: É exatamente como está, e isto é bom, é um esclarecimento do assunto e deste modo estão os segredos dos assuntos ocultos do sacrifício. Ele (o sacerdote) primeiro toma o fígado junto com o lóbulo, que são Samael e a Serpente seu par, e todas as artérias que estão no fígado são seus hospedeiros devoram a melhor parte e a gordura do sacrifício, assim está escrito: "e a gordura que está sobre eles." (Êxodus 29:22). E então tudo se aproxima (mesma raiz para "Sacrifício") do coração.


211. E o coração não recebe da totalidade do sacrifício, mas somente da confissão feita com isto, que acende com a fumaça e a oração que é feita sobre o sacrifício. Consequentemente o coração oferece ao cérebro o desejo de unificação dos sacerdotes nele e o júbilo dos Levitas.
O cérebro, que é Zeir Anpin, é aluz que vem do Cérebro Divino, que é Pai e Mãe, e o Cérebro Divino oferece para o Todo Oculto que é completamente Desconhecido, que é Keter, e tudo está interconectado. E o cérebro que é Zeir Anpin, oferece prazer para todos os seres celestiais.

212. As artérias que estão no fígado, são os personagens, isto é, os anjos das forças do mal, e todos estes são seus hospedeiros. O fígado é como nós dissemos, que é Samael, enquanto o lóbulo do fígado, que é feminino, é sua fêmea. E porque é chamado lóbulo (YOTERET - de uma raiz expressando 'estar sobrando')?
É porque ele não se junta com o macho, que é Samael, a não ser que tenha algum tempo sobrando depois da prostituição na qual ela se engaja. E os deixa.
YOTERET significa "sobrou" e o faz em uma sobra, depois de toda fornicação dela.
Novamente, a fêmea é chamada "yoteret",´pois quer se juntar com um homem para fazê-lo pecar, ela primeiro de tudo torna-se para ele como a que sobrou, sem qualquer importância, isto é, sem a força do regulamento sobre o homem, pois o impulso de um pecado é como a espessura de um fio de cabelo. Mais tarde ela se retira dele, pouco a pouco, ainda que ela esteja unida a ele. E daquelas artérias que estão no fígado, outras forças de vários tipos se esparramam e todas elas tomam os membros e as partes que são queimadas sobre o altar à noite e todos eles são incluídos no fígado que é Samael.


213. E o coração que é o objeto condutor na santidade, isto é, Malkhut, toma e oferece ao cérebro como nós temos aprendido. O coração decreta sobre os dois rins, que são Netzah e Hod e eles são dois Querubins, que são conselheiros no segredo dos rins advertidos. ("Um homem tem dois rins. Um aconselhado para o bem e outro aconselhado para o mal, parece que o bom está à sua direita e o mau à sua esquerda", Talmud Bavli, Berakhot 61a).
Que quer dizer: eles arranjam a emanação que desce de Zeir Anpin e Malkhut no segredo dos céus que trituram o Mannah (alimento) para os justos, que são "O Justo" e "Justiça", isto é, Yesod e Malkhut. E eles são longe e perto, direita e esquerda. Pois quando Netzah, que está à direita, está no controle, eles estão perto, mas quando Hod que está à esquerda, está no controle, eles estão longe. E todos tomam e comem da luz da união que é pelo sacrifício, cada um deles mesmos até que tudo se unifique.

214. "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado." (Salmo 51:17). Este é sacrificado para o coração (isto é, um espírito quebrantado, confissão e oração). Por isto é certo que: "E o espírito retorne para Deus que o deu" (Eclesiastes 12:7) istó é, um espírito quebrantado ascende para Deus que é Malkhut, que é chamado coração. E o fígado, que é Samael, oferece-o para o coração, para que ele se torne um bom advogado para ele. E tudo é um vínculo no sacrifício.

215. E do fígado que representa Samael vem todas as doenças e indisposições para todas as partes do corpo e repousa nele. Mas o coração, que representa Malkhut, é a purificação de todas as partes do corpo e dele são derivadas todas as bondades, toda saúde de todas as partes e toda força e toda alegria e toda a perfeição de que necessitam todas as partes.













Nenhum comentário: