terça-feira, 10 de julho de 2012

21. O que quer que sua mão seja capaz de fazer...











21. "O que quer que sua mão seja capaz de fazer com sua própria força, que faça (Eclesiastes 9:10)"

134. Então ele começou e disse em nome do Rav Pinhas: "O que quer que sua mão seja capaz de fazer com sua própria força, que faça (Eclesiastes 9:10). Como é bom para um homem que tenta realizar o desejo de seu mestre enquanto a chama ainda está queimando e repousando sobre seu ouvido. Pois a luz que incendeia é forte descansando sobre ele, e então está escrito: "E agora eu oro, que a força do Senhor seja grande" (Números 14:17). A força do Senhor que é a força (Koah) que repousa sobre o ouvido dos justos e de todos aqueles que desejam se ocupar com a vontade de seu mestre, que é a SHEKHINAH. E sobre isto nós já aprendemos: "Quem quer que seja que responda com toda sua força: Amén. Possa seu grande nome ser abençoado... - seu julgamento de 70 anos é rompido."

135. Ele certamente tem despertado todas as suas partes com grande força na adoração ao Sagrado, abençoado seja Ele, pois pelo significado desta força despertando que ele convoca, ele também desperta  o sagrado e a força divina que é Malkhut, e ele é elevado em santidade e despedaça a força e a ação do diabo, e sobre isto está escrito: "O que quer que sua mão seja capaz de fazer com sua própria força, que faça." (Eclesiastes 9:10), por isso é com sua própria força que você realiza o desejo de seu mestre.

136. "Pois não há ação, nem plano, nem conhecimento, nem sabedoria no túmulo para o qual está indo." (Eclesiates 9:10). Pois é nesta força que há ação; ou seja, o esforço para se envolver na Torah está na palavra chamada "ação", ou seja, a palavra de ação para complementar o fim do pensamento. 'Plano' se refere à palavra que depende de uma conversa ou seja Malkhut, que é chamado conversa, e é porque todos os números e solstícios e equinócios do mundo estão na lua, que é Malkhut. 'Nem conhecimento' se refere ao segredo dos seis últimos, que é Zeir Anpin, que depende do pensamento, e são chamadas para o mundo do pensamento que é Binah. 'Nem sabedoria' se refere a Chokhmah, em que tudo é dependente, como é dito: "Todas as coisas Vós fizestes com sabedoria" (Salmo 104:24)

137. E todos eles, a ação, o plano, conhecimento e sabedoria, são incluídos na mesma força que é a SHEKHINAH que repousa sobre o ouvido dos justos. Este não é o caso sobre o lado de Sheol (túmulo), que é um degrau de Gehenna (inferno). Pois o fim de todo aquele que não faz nada com esta força para entrar com ação, plano, conhecimento e sabedoria neste mundo, estará no túmulo, onde não há ação, nem plano, nem conhecimento, nem sabedoria, pois o diabo é o caminho para Sheol e está escrito: "A sua casa é caminho da sepultura que desse para as câmaras da morte. (Provérbios 7:27). Quem quer que se torne desatento naquela força sagrada é atacado pelo diabo, cuja casa é Sheol.

138. 'Para onde você vai'. De fato, todos os homens vão lá? A resposta para isto é afirmativa, mas os justos se levantam de novo imediatamente como está escrito: "Ele traz para a sepultura e levanta" (I Samuel 2:6). Este verso, contudo, não é aplicado para os maus que por nenhum momento se arrependeram por descerem para Sheol e não ascenderem novamente. Por que deve ser assim? É porque eles pegaram de lá um número de malvados e os trouxeram de lá. Quem são aqueles que eles trouxeram? São aqueles que se arrependeram neste mundo, mas eram incapazes de deixar este mundo (não era apropriado que morressem). E é por estas pessoas más que os justos vão para Sheol e os pegam e os levantam de lá.










Nenhum comentário: