sábado, 12 de janeiro de 2013

Fumaça e Fragrância e Incenso











203. Explicação Alternativa: "Manda aos filhos de Israel, e diga a eles: Oferecei nos seus tempos a minha oferta e os pães, o incenso de suavíssimo cheiro..." (Números 28:2)
Rav Yehuda disse: Com uma oferta há fumaça e há fragrância e há um agradável aroma.
Fumaça é do lado do julgamento, e é dito: "e o Senhor não lhe perdoe, mas se inflame então o seu furor." (Deuteronômio 29:19)
No idioma hebraico é "a narina de Adonai soltando fumaça." "Das Suas narinas subiu fumaça, e da sua boca saiu fogo que comsumia..."
Aroma agradável é Misericórdia, como é dito: "A fragrância das suas narinas é como maçã." (Cântico dos cânticos 7:9)

204. Disse o Pastor Fiel: Ambos, fumaça e fragrância estão nas narinas, e são chamados "testemunho".
O formador está nas narinas, como está escrito: "Das suas narinas subiu fumaça" (Salmo 18:9), e o último está nas narinas, como é dito: "A fragrância de suas narinas é como maçã"(Cântico dos cânticos. Se é assim, se eles estão ambos nas narinas, porque a fumaça (o formador) é chamada julgamento e o último, frarância, chamada misericórdia?

A resposta é que no nariz existem duas aberturas cada qual é uma narina. "Das suas narinas subiu fumaça" é dito sobre a narina esquerda, que é o julgamento. Qual é o significado de "subiu"? É que a fumaça subiu do coração, que está à esquerda e é paralela a Guevurá. E da direita uma brisa desce para refrescá-lo e acalmar sua raiva do lado de Chessed, que é onde o cérebro está; isto é, Chokhmah que está à direita, que deseja adquirir sabedoria para a alma. E Binah que é o segredo de Chokhmah da esquerda, é o coração, é o coração. E isto é porque "Das suas narinas subiu fumaça", isto é, de Binah, que está à esquerda, para Chokhmah que está à direita. E Chokhmah saúda com júbilo e melodias elevadas.


205. E sua fumaça somente se levanta com foo que é aceso com pedaços de lenha que são deveres que são chamados "A lenda para queimar oferendas" (Genesis 22:3).
E a Torah dos estudiosos é acesa pelos preceitos, seu fogo é pela virtude de Guevurah, e a fumaça subindo deles, em Binah é chamada fumaça do sistema.



206. E quando a fumaça se levanta e penetra as narinas, é chamada incenso e está escrito: "Eles colocaram incenso em suas narinas" (Deuteronômio 33:10).
E nada é tão efetivo como incenso para distanciar a morte do mundo pois o incenso é a conexão do julgamento na misericórdia com a agradável fragrância nas narinas, pois a raíz hebraica KUF SHIN RESH (significa conectar ou juntar) é em aramaico KUF TET RESH, e esta é a raiz hebraica para incenso. (Midrash Bereshit Rabba 61:4)

Disse Rav Yehuda: Feliz é a nossa porção das quais temos obtido assuntos secretos e podemos compreendê-los abertamente.
O Luminar Sagrado acrescentou: Visto que a oração é como um sacrifício, qualquer um, portanto que diz a oração "Misturando o incenso" depois "Oração de David" (Salmo 145) distancia a morte de sua casa.














Nenhum comentário: