segunda-feira, 25 de março de 2013

A Páscoa


703. "E no primeiro mês" (Números 28:16). Ele pergunta: O que se entende aqui por primeiro mês? E ele responde: É Nissan, que é quando o animal fez nascer as  luzes da redenção, de acordo com o ensinamento dos sábios da Mishná: No mês de Nissan foram resgatados, e no mês de Nissan eles serão ser resgatados na redenção final. E isso é com a Sua mão (Hebraico yad = 14), em seu décimo quarto, segundo o segredo do versículo: "Pois Yah jurou (literalmente" colocar a mão ") por seu trono"? (Êxodo 17:16), quando jurou a remover a semente de Esaú, o Amaleque, do mundo. Naquele tempo: "Tomai um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! " (Êxodo 12:21), onde o significado de "tirar" (Hebraico mishchu) é como no verso: "ele estendeu (Hebraico mashach) sua mão com escarnecedores" (Oséias 7:5). 

704. E naquele tempo, assim disse o Eterno: aos governantes que se rebelaram contra mim: "E não entrarão na terra de Israel  (Ezequiel 13:9) e isto se refere aos líderes do rebanho, aos governantes da geração. E por isso se diz sobre eles: Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto (Oseias 2:14) " E argumentrei com vocês como argumentei com seus pais" (Ezequiel 20:35, 36), ou seja, aos que Ele matou na praga da obscuridade.

705. "E no primeiro mês" (Números, 28:16). O que significa "o primeiro mês"? Este é o mês em que este ser, ou seja, Malchut, se revela e se fortalece e vai ao mundo, ou seja, sai de seu exílio, no segredo do verso: "E desnuda os bosques" (Salmos 29:9) em 14 dias. "Em catorze  dias" se refere aos seres restantes, ou seja, Chessed, Guevurá, Tiferet, Malchut  de Zeir Anpin que são dez em cada direção, pois Chessed, Guevura, Tiferet e Malchut são as quatro direções para os quatro cantos do mundo, cada um dos quais é composto de dez Sefirot. E no inicio se diz que  ela, Malchut, é YUD (Dez) e que uma Sefira de Chessed, Guevurá, Tiferet e Malchut está em cada uma das quatro direções do mundo, o que resulta 14.  E uma vez que estas quatro, Chessed, Guevurá, Tiferet e Malchut se unem e são corrigidas com as 10 que estão em Malchut do lado direito, isto faz "o décimo quarto dia do mês" (Números 28:16) para a correção deste ser que é Malchut, com alegria.

706. Rabi Eleazar disse: Claro que é isto! Mas venha e veja: "Tomai um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! " O que significa "Tomar (sacar)?" Se deve compreender como alguém que tira uma coisa de um lugar para outro, ou seja, os dias superiores, que são as Sefirot de Zeir Anpin aos dias inferioresque são as Sefirot de Malchut. Os dias superiores de Zeir Anpin soman 366 como o valor numérico de "sacar"(Mishku: mem shin caph vav, 40+300+20+6=366) ou seja, o número de dias de um ano solar o qual é Zeir Anpin. Os dias inferiores de Malchut, usualmente são 355 em um ano pois quando a Lua que é Malchut brilha ao máximo, o número de seus dias se eleva para 365 como no ano solar, o qual é Zeir Anpin, ou seja o valor numérico de mishku menos um.
(cont.)

domingo, 17 de março de 2013

Israel são as partes do corpo da Shechiná

491. E também foi dito na compilação da primeira parte: "para o músico chefe sobre Shushan-Edut, um Michtam de Davi" (Salmos 60:1). A David foi mostrado um sinal em uma rosa (Hebraico Shoshanah) que ele iria ganhar a guerra, quando ele enviou Joabe para Aram  Naharaim (Mesopotâmia) e Aram Tzovah  para fazer guerra contra eles. O Pastor Fiel disse, Shushan Edut é o Edut ("testemunho" Port.) da Shechiná, que é chamado de "Shushan Edut 'porque ela testemunha, de pé sobre nós e sobre nós testemunha perante o rei, e os níveis superiores são sagrados com ela, e ela é santa ajuda para nós oferecer louvores, portanto, ela é chamada de "Shushan Edut".  O Pastor Fiel disse que  é chamado de "Shushan Edut" porque a Shechiná Edut (" testemunho "Port.) sobre Israel que são os seus componentes e que ela é a sua alma em cima deles. Ela é ajuda do céu, sobre o qual está escrito: "Você, então, ouve dos céus" (I Reis 8:32). Ela é a assistência sagrada, sobre o qual foi dito: Aqui é Tanya ('apoio' Port.) para ajudá-lo, pois a Shechiná é chamado de 'Tanya'.

492. "Forte (Hebraico Eitan) é sua morada" " e você coloca o seu ninho em uma rocha " (Números 24:21). Eitan (Aleph Yud Tav Nun) é escrito com as letras de Tanya (Tav Nun Yud Aleph), chamado Mishná e Baraitha. Lá, na Mishná e Baraitha, é o ninho da águia superior, que é a Shechiná, e sobre isso é dito: "Como a águia desperta o seu ninho, paira sobre os seus filhos" (Deuteronômio 32:11). aqueles que estudam e Halachá e Mishná são chamados de "os jovens da águia." E cada discurso que emerge da boca daquele Tanya, chamados de ESTUDANTES da Mishná, seja para o bem do nome Yud Hei Vav Hei, ou na Torá, na oração, na bênção, ou em qualquer um dos preceitos; o que é escrito sobre ele? "espalha as suas asas" (Ibid.), ou seja, mesmo que a águia que é a fala, pois a Shechiná é chamada de 'DISCURSO', com o qual é Yud Hei Vav Hei, ou seja Zeir Anpin, que é chamado' VOZ , 'essa águia vai espalhar suas asas'.

493. " tomando-os, os leva sobre suas asas" (Hebraico Ever) (Devarim 32:11). Ele pergunta, qual é o significado de "suas asas?" E ele responde: Em que parte (Hebraico ever) do homem, com o qual ele realizava um preceito de Hashem, chamado de "uma parte do corpo da Shechiná. Assim: "carrega-los em suas asas." E o significado de "carregar (Hb Yisa)" é como no verso: "O Senhor faça resplandecer (Hb Yisa) Seu semblante sobre ti" (Números 6:25).

494. E qual é o significado de "e você coloca o seu ninho em uma rocha?" Mas David disse sobre a Shechiná, "Hashem é a minha rocha, a minha fortaleza"? (II Samuel 22:2). Assim também para o Tanna, ou seja aquele que estuda Mishnah, em que a Halachá é firme como uma rocha que nenhum martelo pode romper com todas as objeções do mundo. É aqui que a águia, ou seja, a Shechiná, faz o seu ninho. E todos Tannaim são chamados "ninhos da Shechiná". Portanto, "Se acaso um ninho de pássaro estiver diante de você ..." (Deuteronômio 22:6), que é a Shechiná que é chamada de "um pássaro", ou seja, que vem por puro acaso, uma vez que, como visitante, como um viajante que só acontece  vir para a pousada.

495. E há os Tannaim, os alunos do Mishnah, em cujo estudo da Mishná a Shechiná tem um lar permanente, como está escrito: "Por isso os filhos de Israel deve manter o Shabat, para observar o Shabat, nas suas gerações (Hb dorotam ) " (Êxodo 31:16). 'Dorotam' é escrito na grafia abreviada, derivada de "apartamento" (Hebraicob dirah). E, de fato, há sábios da Mishná, cujo estudo da Torá é o seu trabalho, em tais casos, a Shechiná não se afasta deles todos os dias. Mas aqueles de quem a escritura fala no verso "Se o acaso um ninho de pássaro estiver diante de você" são aqueles a quem a Shechiná vem por acaso, em um tempo descansando sobre eles e fica com eles e em outro momento não fica com eles. 

496.  E o segredo da questão é: As vezes ocasionais em que a Shechiná está com eles é quando se diz: "Você não deve tomar a mãe pássaro sobre os jovens" (ibid.), mas não deixa o Pássaro mãe, que é a Shechiná, Ir. E os momentos em que a Shechiná não está com eles é quando se diz: "mas você certamente deve deixar a mãe ir" (Ibid. 7), pois eles não são adequados para estar com ela. "Os jovens" são os sábios da Mishná; "ou ovos" (Ibid. 6) são os sábios da Bíblia. Sobre aqueles que não estudam regularmente, é dito: "Você certamente deve deixar a mãe ir"  enquanto que sobre aqueles que  fazem regularmente o estudo é dito: "Você não deve tomar a mãe pássaro em conjunto com os jovens"; Mas não a deixe ir. E há sábios da Halachá (literalmente "tradição jurídica") que são como as estrelas, como está escrito: "e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente" (Daniel 12:3). Eles não são como as estrelas, sobre o qual está escrito: "e todo o seu exército cairá" (Isaías 34:4), mas sim como se fossem as estrelas do Mundo Vindouro que permanecem sempre para sempre e sempre, e ao qual se aplica o verso: "como as estrelas sempre e eternamente."