quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

2. "Os companheiros escutam a sua voz"












Rabi Shimon nos diz que todo aquele que estuda a Torá à noite é reforçado pela Shechiná, e isso é ainda mais verdadeiro no caso daqueles que observam o pacto. Ele diz que Israel teria sido destruída se Pinchas não tivesse matado Cozbi e Zimri, mas o seu ato apaziguou a ira de Deus. Finalmente ouvimos que, se uma pessoa reencarna pela segunda vez sem melhorar a sua alma, ela tem traído a Deus de verdade.

3. Rabi Shimon disse: Este versículo tem em si o segredo da sabedoria. "Você que habita nos jardins" refere - se à Congregação de Israel, que é Malchut, que está com Israel no exílio e os acompanha nos seus problemas. "Os companheiros escutam a sua voz..." refere-se aos acampamentos dos anjos celestiais, de quem todos ouvem a sua voz, a voz dos seus louvores no exílio. "Faça-me ouvi-la", é como se diz: "deixe-me ver o seu semblante, permitam-me ouvir a sua voz" (Cântico dos cânticos 2,14). "Deixem-me ouvir a sua voz" refere - se a voz dos companheiros que estão envolvidos na Torá, pois ninguém é mais digno de louvor do que aqueles que se ocupam da Torá.

4. Rabi Shimon disse: Aparentemente, à meia-noite, quando começa a madrugada, todos aqueles que têm o privilégio de se envolver com a Torá vêm com a Rainha para dar boas vindas ao Rei, e eles se fortalecem e tomam posse da Shechiná. Além disso, um fio de Chessed paira sobre eles, como os Sábios têm explicado.

5. Venha e veja: Todo aquele que é privilegiado de se fortalecer na Shechiná ganha proteção para si próprio a partir desses assuntos que são considerados como opostos para a Shechiná. Quem está protegido? Aquele que não diz falsidades em sinal do Pacto Sagrado ou não se une a um Deus estranho. Mas, quem observa a si mesmo, para assegurar-se de que faz o bem está unido com a unidade mística de Israel o qual, o protege e o saúda pacificamente. E ainda mais, se ele tem o privilégio de obter o sinal do Pacto Sagrado.

6. Rabi Shimon disse: Israel nessa altura teria merecido ser extirpada do mundo se Pinchas não tivesse feito a primeira proeza de matar Zimri e Cozbi, e assim, a cólera se apaziguou. Isto é o que é dito: "Pinchas, o filho de Eleazar, o filho de Arão o sacerdote, desviou minha ira dos filhos de Israel" (Números 25:11). Outra explicação: "Pinchas, o filho de Eleazar, o filho de...": Rabi Shimon disse, a palavra filho ocorre duas vezes para concluir o ato.

7. Rabi Shimon disse: Quando a alma de uma pessoa reencarna, pela segunda vez, sem ter merecido mudar para melhor, é como se ele traísse a confiança do Rei e eu aplico isso ao versículo "... Ou tenha encontrado o que foi perdido, e que mentiu a cerca disto, e têm jurado falsamente..." (Levítico 5:22). "E mentiu a respeito disso,” significa na alma, - teria sido melhor para ele que não tivesse sido criado, por isso teria sido melhor se não tivesse reencarnado neste mundo.

Nenhum comentário: