quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

3. "Os completamente justos e os não totalmente justos."







8. Temos aprendido: Uma pessoa totalmente virtuosa não pode ser repelida por uma pessoa má e pode desafiá-la, mas aquele que não é totalmente justo é refreado E é proibido de contestar uma pessoa má. Quem é totalmente justo? E quem não é completamente justo? E pode ser que aquele que não é perfeito em suas ações, apesar disso, é chamado 'justo', ou seja, de que modo você se refere a ele como não totalmente justo? Pois alguém que está em falta com suas ações, de acordo como devem ser, deveria ser chamado “ruim”. A resposta para isto é que uma pessoa totalmente justa é aquela que não tenha se submetido a encarnações tortuosas, ou seja, ele está encarnado e no seio da sua própria herança ele constrói edifícios, coloca paredes, escavações, poços, árvores e plantas. Ou seja, todas as boas ações que ele fez pertencem a ele, pois ele não tem necessidade de corrigir os outros.

9. Uma pessoa que não é totalmente justa é aquela que constrói edifícios sobre outra pessoa que não é da sua herança, ou seja, cuja alma está em sua segunda encarnação, porque ele foi ímpio na primeira vez, e é necessário que todas as suas boas ações reparem a alma pela primeira vez que veio ao mundo. E então seus edifícios são construídos dentro de alguém que não é da sua herança. Ele escava poços no seu interior e cultiva-os, restaura os alicerces como eles estavam, e trabalha lá, mas não se sabe se quer se isto continuará seu. Nas suas próprias condições, isto é, de acordo com suas próprias ações nesta reencarnação, ele é bom, e é "uma pessoa virtuosa"... Mas, em termos de herança, isto é, em termos de suas ações na primeira vez que veio a este mundo, ele não é assim. Ou seja, ele ainda não corrigiu os efeitos dos pecados cometidos na primeira vez.

10. Ele é comparado a uma pessoa que constrói belos e atraentes edifícios. Olha para a fundação e a vê afundada e torta em todas as direções. O edifício não será perfeito até que ele o destrua e o reconstrua como era, ou seja, como deveria ser. Assim, nas condições da superestrutura do edifício que ele construiu, tudo era bom e maravilhoso, mas em termos da fundação do edifício, está ruim e desfigurado, e por esta razão não é avaliada como uma ação perfeita, e não é considerado como um perfeito edifício. E assim é com a alma encarnada. Contudo, no que se refere às suas ações ele é justo, todavia, desde que ele não tenha corrigido os efeitos dos pecados que ele cometeu na primeira vez que ele veio ao mundo, ele é chamado de 'uma pessoa incompletamente justa", porque ele é posto de lado por uma pessoa ruim. E a escritura diz "quando os ímpios devoram o homem que é mais justo do que ele" (Habacuc 1:13).

11. Venha e veja: Aquele que é zeloso para o Sagrado, bendito seja Ele, mesmo se ele não foi designado para a grandeza e não é digno dela, ele se torna merecedor e a ganha. Pinchas não era digno do sacerdócio naquela época, mas porque ele foi zeloso pelo nome de seu Mestre, ele ganhou tudo e subiu para a posição mais alta, e tudo foi colocado à direita, e ele foi privilegiado para servir no supremo Sacerdócio. A partir desse momento, foi tratado como Pinchas, filho de Eleazar, o filho de Arão o sacerdote, com a palavra “Filho” ocorrendo duas vezes, pois ele completou duas fases, isto é, ele fez o bem para si mesmo e também para as almas de Nadav e Abihu que reencarnaram nele, pois eles são os filhos de Aaron e por isso está escrito, “O filho de Eleazar, o filho de Aaron”. E isso foi porque ele foi zeloso pelo nome de seu Mestre e corrigiu o erro, pois ele corrigiu-se e também do ponto de vista das almas de Nadav e Abihu que foram reencarnados nele.



Nenhum comentário: