quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

4. "Guarde a minha alma, pois sou santo"







Rabi Shimon diz a Rabi Yehuda que "Preserve a minha alma" significa "preserve o Hei", pois a alma detém o Hei. Se a alma é merecedora quando deixa este mundo, ela é bem recebida no próximo mundo, mas se não é merecedora, os anjos da destruição empurram-na para fora. Quando David orou para preservar sua alma, ele chamou a si mesmo de santo porque ele estava recebendo o fluxo de Chassadim (*fluxo de Bondade - Chessed), e Rabi Yitzchak diz que Chassadim é agraciado pelos Justos, Yesod.

12. Rabi Yehuda começou: "Guarde a minha alma, porque sou justo: Resguarde Seu servo..." (Salmos 86:2). Há que olhar para o final do verso e, em seguida, em todo o versículo. No final do versículo diz: "quem confia em Ti". Isto não poderia ser dito, "quem confia em Ti"? Ele responde: David aparentemente prometeu não adormecer quando passasse da meia-noite, como está escrito: "À meia-noite irei dar graças a Ti" (Salmos 119:62). Ele deveria ter dito, "Eu me elevei", mas o significado é, Eu levantarei e me unirei a Ti para sempre.

***

13. "Guarda (Hebraico - shomrah) minha alma". Ele deveria ter utilizado a forma "shamor ', mas temos conhecimento de que não existe nenhuma letra na Torá que não tenha segredos celestiais e preciosos. Ele responde 'shomrah', pois estava dizendo que o Sagrado, bendito seja Ele, "shamor Hei", isto é, preserva o Hei, pois esta é a parte cuja a alma detém. Quando a alma deixa este mundo ela entra para herdar o domínio do próximo mundo. Se assim o merecer, uma série de anfitriões celestes saem para cumprimentá-la, guardá-la, e trazê-la para a sua residência em seu lugar. Essa letra Hei, isto é, MALCHUT, preserva-o, de forma a se unir com ele sobre as novas luas e Shabatot

14. Mas se ele não tem mérito, uma série de anjos da destruição são dirigidos contra ele, e empurram-no fora. Ai daquela alma que vagueia em vão como uma pedra no desfiladeiro profundo. Isto é o que foi dito: "e as almas de seus inimigos, eles devem atirá-lo fora, como para um desfiladeiro profundo" (I Samuel 25:29). E David fez o seu pedido perante o Sagrado, bendito seja Ele, e disse: "Guarde a minha alma" que não pode ser rejeitada, e quando eles pronunciam-se contra ela, possam ser abertos os portões para ela, e pode aceitá-lo antes de você. "Pois eu sou justo...": David foi realmente chamado 'justo'? Ele não era um rei, e não era autoridade (Malchut) sua característica? Disse Rabi Yehuda, Sim, Ele era chamado 'justo” (Chassid), por isso está escrito, "a fiel Chassadim de David" (Isaías 55:3). Ou seja, desde que ele foi um servo fiel do Eterno, ele é Justo (Hebraico - Chassid) e esta é a razão para "Guarde a minha alma", ou seja, não abandone-a para perambular por fora.

15. Rabi Yitzchak disse: Todo mundo que tem uma porção na virtude, ou seja, que guarda seu pacto, herda esta terra, que é Malchut, como é dito: "Seu povo também serão todos justos: eles devem herdar a terra para sempre" ( Isaías 60:21). E este povo, que é Yessod, é chamado 'justo' desde que ele inspire misericórdia. É por isso que disse David, Desde que eu estou unido e ocupando este lugar, portanto "Eu sou justo", e por isso, "Guarde a minha alma" que está ligada a Ti.

Nenhum comentário: