quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

8. "A partir de Rosh Hashaná até o último dia de Sucot"











Rabi Eleazar explica a Rabi Chiya o significado dos dias mencionados no título desta seção. Ouvimos que isso se refere a ordem em que Deus levanta seu braço direito e o estende para abraçar Malchut e unir-se com ela. Isto inclui a purificação e o jejum que os filhos de Israel fazem neste momento.

27. Rabi Chiya disse ao rabino Eleazar, gostaria de discutir estes dias de Rosh Hashaná até o último dia de Sucot. Rabi Elazar disse, mas nós já os estudamos e os companheiros fizeram comentários sobre eles. Rabi Chiya disse, Claro, mas ouvi dizer algo sobre eles, do grande Luminar Sagrado, Rabi Shimon. Ele lhe disse: Conte-nos. Ao que Rabi Chiya respondeu, esta compreensão derrubou minha mente. E isto não está claro como deveria. Rabi Elazar disse, apesar de os companheiros já terem discutido este assunto, e é bonito, a finalidade destes dias é o segredo da sabedoria, entre os ceifeiros do campo, ou seja, entre aqueles estudiosos que já completaram todas as classificações de Malchut, que é designada “Um Ceifeiro”.

28. Venha e veja: A ordem da unidade é tudo em um, Como é isso? Temos aprendido, Ele começou: "Hashem tornou nu Seu Santo braço" (Isaías 52:10). Este braço é a Coluna esquerda de qual dependem a salvação, vingança e redenção. Mas por que é que Hashem deixou nu este Seu Santo Braço? Foi para levantar da poeira o Povo de Israel, que é Malchut, e dar boas vindas a ela com Zeir Anpin e unir a ambos. Quando aquele braço levanta- se contra Israel por seus pecados, existe muito medo presente em todo o mundo, até que Sua ira seja aplacada e Ele descanse esse braço sob sua cabeça para unir-se a ela, como é dito: "Sua mão esquerda está sob minha cabeça..." (Shir Hashirim 2:6). E, em seguida, o juízo descansa e Ele expia os pecados.

29. Mais tarde, a coluna direita vem para abraçá-la. Então a alegria envolve o mundo, e todas as faces brilham. Subsequentemente, ela, Malchut, se une ao corpo, ou seja, a coluna central, e então tudo é chamado "um sem cisma", porque a Coluna Central incorpora a direita e a esqueda. Então tudo é perfeito e tudo é alegria e eles, Zeir Anpin e Malchut, certamente unem-se, o que não é o caso em outras épocas.

30. A ordem destes dias, a partir de Rosh Hashaná até o último dia de Sucot, é como segue. Em Rosh Hashaná, o braço esquerdo é desperto, ou seja, a coluna esquerda de Zeir Anpin, para saudar a rainha. O mundo inteiro está, em seguida, com medo do Juízo, e todo o mundo tem de estar em completo arrependimento perante o Santo, bendito seja Ele. Mais tarde, sobre o nono dia do mês, a Rainha chega ao palácio acompanhada, e os homens do templo, ou seja, os filhos de Israel, alegram-se e mergulham no rio para se purificar para serem dignos do casamento da Rainha com Zeir Anpin, no dia seguinte, ou seja, o dia dez do mês, Yom HaKipurim. Porque a união se consuma quando Zeir Anpin coloca sua mão esquerda sob sua cabeça, de acordo com o texto, "Sua mão esquerda está sob a minha cabeça". (Cântico dos cânticos, 2:6)

31. Então, no décimo dia Israel jejua por seus pecados e faz penitência. Porque a Mãe Celestial, ou seja, Binah, vê com benevolência a Malchut no acasalamento, porque em Yom Kipur, Malchut se levanta e veste a Binah, e faz penitência para todos os acompanhantes do templo, ou seja, Israel, pois o lado esquerdo de Zeir Anpin a saúda neste dia, já que a cabeça de Malchut descansa à esquerda.

32. No primeiro dia de Sucot, a Coluna Direita de Zeir Anpin começa a avançar para Malchut para abraçá-la. Este é o significado oculto do verso, "E a sua mão direita me abraça" (Cântico dos cânticos 2:6). Então todos se alegram e todos os rostos brilham. Uma das maneiras de se alegrar está em deitar água pura sobre o altar. As pessoas devem ser felizes alegrando-se de muitas maneiras diferentes. Isto é ocasionado pelo lado direito de Zeir Anpin, pois cada vez que o lado direito, ou seja , Chassadim, repousa, há de haver alegria para todos. Então, dessa forma, ela está feliz por ser abraçada.

33. Mais tarde, no dia de Shmini Atzeret (Oitavo dia da Assembléia), é Simchá Torá, acontece então o acasalamento do corpo, ou seja, a Coluna Central, chamada corpo está se realizando. Este é o acasalamento de todas as partes, já que inclui o acasalamento do Lado Esquerdo de Rosh haShaná e Yom Kipur, assim como o acasalamento do lado direito do Festival de Sucot, pois a Coluna Central incorpora a direita e a esquerda. Assim, tudo é um e essa é a perfeição de tudo. E este é definitivamente o dia de Israel. Pertence unicamente a eles, pois nenhum outro povo participa dele. Não é como o Festival de Sucot, quando se sacrificam 70 touros para as 70 nações, porque as nações não participam em Shemini Atzeret. Feliz é Israel, neste mundo e no mundo que virá. Sobre eles é escrito, "Porque você é um povo santo, de Hashem seu Elohim" (Devarim 14:2).

Nenhum comentário: