quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

7. "O traje desse mundo"








Rabbi Eleazar deduz de alguns versos em Zacarias que uma pessoa de más ações é aquela que faz uma vestimenta suja para seu espírito e que ninguém será feliz mesmo que eles possam vestir a mais apropriada veste no próximo mundo. Em seguida os rabinos sentam na sombra de uma rocha enquanto fazem uma pausa de sua viagem, e Rabbi Eleazar diz, "Sombra é sem dúvida a alegria da alma".

23. Rabbi Eleazar começou: "E ele me mostrou o Sumo Sacerdote Josué, de pé perante o anjo de Hashem..." (Zacarias 3:1). Venha e veja: Ai daqueles que não olharem para a honra de seu Mestre e não prestarem atenção ao fato de que diariamente Ele emite uma proclamação sobre eles. Quando uma pessoa observa os mandamentos da Torá, muitos defensores surgem para lembrar seus pontos bons, mas se uma pessoa transgredir os mandamentos, suas ações o acusam diante do Sagrado, bendito seja Ele. Nós temos dito que Josué foi um Sumo Sacerdote. E o que está escrito sobre ele? "... e o adversário levantou sua mão direita para contrariá-lo" (Ibid.). Se assim foi para ele, então quanto mais para os comuns mortais que não respeitam a honra de seu Mestre.

24. Olhe o que está escrito: "Agora Josué estava vestido em trajes imundos..." (Ibid. 3). Isto foi explicado. No entanto, as vestes sujas foram certamente as vestes em que o espírito é atirado ao mundo. Feliz é o destino daquele cujas vestes são reparadas e completas neste mundo! Nós já aprendemos com que roupas se vestem todos aqueles que são enviados ao Inferno, que estas roupas são eles que o vestem. Aqui está escrito: "Agora Josué estava vestido com roupas sujas e ele estava diante do anjo". Que Anjo? O Anjo nomeado para ordenar no Inferno e que também é designado para ser encarregado de todos os que ele vê em tais roupas. Então uma voz disse: "Retire a roupa suja dele" (Ibid. 4).

25. Portanto as más ações de uma pessoa compõem o imundo vestuário para ele. "E disse - lhe: “Considere que eu quitei de ti tua iniquidade, e eu vesti você num traje de festa" (Ibid.). Por isso eles o vestiram em outras vestes mais adequadas em que a pessoa pode observar o esplendor da honra de seu Mestre!

26. Venha e veja a semelhança: Pinchas, que não deixou este mundo até que tivesse mudado em outras vestes adequadas cujo espírito desfrutaria no próximo mundo, teve que, em uma hora retirar uma e colocar outra para cumprir o que está escrito: "Eis que lhe dou a paz da minha aliança" (Números 25:12). Enquanto eles estavam em seu caminho e o sol estava forte, eles sentaram sob a sombra de uma rocha no ermo. Disse Rabbi Eleazar, Sombra é, sem dúvida, a alegria da alma.



Nenhum comentário: