quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

6. "Detentor do Pacto"
















Rabi Yesa interroga-se por que razão os filhos de Israel foram exilados para Babilónia e choraram, lembraram-se de Sião e não de Jerusalém. A resposta de Rabi Shimon é que todo propósito dos Justos, Yesod, é dar bênçãos, e se a Shechiná está no exílio, não há ninguém para dar bençãos, e portanto, os Justos pereceram. Rabi Yesa diz que quem respeita Deus é homenageado em sua vida e em sua morte, como foram Yossef e Pinchas. De Rabi Shimon nós aprendemos porque a Pinchas foi concedido o sacerdócio, apesar de ter cometido assassinato e todos aqueles que matam são normalmente impedidos do sacerdócio.

17. Rabi Yesa começou: "Junto dos rios da Babilônia, ali nos sentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião" (Salmos 137:1). Ele pergunta, não deveriam ter dito Jerusalém uma vez que está escrito, "Se eu me esquecer de ti, oh, Jerusalém, esqueça-me a minha direita da tua destra" (Salmos 137:5). Por que, então, "quando nos lembramos de Sião"? E ele responde: é como um homem que teve um precioso e belo palácio, e os ladrões entraram e o queimaram. De quem é a angústia senão do proprietário do palácio? Aqui também, e de quem é a angústia quando a Shechinah está no exílio, se não a do Justos, ou seja YESOD? E isto encaixa-se com aquilo que eles ensinaram, como está escrito: "Os justos perecem" (Isaías 57:1) literalmente, pereceram. Porque todo propósito de Yesod é emanar. Mas se a Shechinah está no Exílio, não há ninguém a quem emanar. É como se não existisse, mas tivesse perecido. Aqui também, "quando nos lembramos de Sião", significa quando nos lembramos da angústia de Sião, que é Yesod, por causa da necessidade de união, por isso se angustia de fato.

18. Rabi Yesa disse: Quem quer que respeite o nome de seu mestre neste assunto, e mantém o Pacto, tem o privilégio de ter o seu Mestre respeitando-o totalmente. Como é que sabemos isso? Porque com relação a Yossef, está escrito, "Ele o fez viajar na segunda carruagem que ele tinha... e o fez soberano sobre todas as terras ao longo do Egito" (Genesis 41:43). Além disso, quando Israel atravessou o mar, o caixão de Yossef entrou na água em primeiro lugar e as águas na frente dele foram incapazes de permanecer como eram. Por isso, está escrito: "O mar o viu, e fugiu" (Salmos 114:3). Qual é o significado da expressão "e fugiu"? O mar o viu (sobre o que está escrito), e fugiu," (Gênesis 39:12).

19. Vinde e vede: Ele foi homenageado em sua vida e em sua morte. Porque na sua vida? Porque durante esse tempo ele não quis entregar-se à esposa de Potiphar, como está escrito: "Mas ele recusou, e disse à esposa de seu mestre..." (Gênesis 39:8). Como está escrito, “que ele não deu ouvidos a ela, para mentir por ela, ou estar com ela" (Gênesis 39:10). Por esse motivo, ele foi homenageado neste mundo. Pois está escrito: "E ela lhe surpreendeu por seu disfarce... e ele fugiu, e deixou seu domínio natural". Porque Yossef fugiu se fez merecedor de penetrar, depois de sua morte na cortina celestial que está no templo Do Sagrado dos Santos. E assim foi conveniente para ele, receber o que lhe cabia neste mundo e no outro mundo.

20. Pinchas foi privilegiado neste mundo e no próximo, e foi capaz de viver e existir mais do que todos aqueles que saíram do Egito. Ele também mereceu servir como Sumo Sacerdote, tanto ele como todos os filhos depois dele. No entanto isto é errado, há quem diga que ele já tinha merecido o sacerdócio anteriormente. Em caso afirmativo, como devemos compreender as palavras, "porque ele foi zeloso para seu Elohim"? (Números 25:13), cujo significado é que ele ganhou o sacerdócio por causa desta ação e não tinha ganho isto anteriormente.

21. Ele responde: Venha e veja, qualquer sacerdote, que mata uma pessoa é considerado impróprio para o sacerdócio para sempre, porque ele tem perturbado o seu próprio estatuto, já que o sacerdócio é o estatuto de Chesed e matando uma pessoa contradiz isso. Desde que Pinchas matou Zimri e Cozbi, ele estava legalmente impedido de permanecer um sacerdote. Mas porque ele foi zeloso para o Sagrado, abençoado seja Ele, Ele teve de reintegrá-lo, e também a sua semente depois dele para todos os tempos, para o sacerdócio. Este é o significado das palavras, "porque ele foi zeloso para seu Elohim". Rabi Yitzchak disse, Venha e veja: Pinchas é lembrado acima e abaixo (no céu e na terra). "Acima" (no céu) significa antes que ele veio ao mundo. A razão pela qual seus atos foram registrados abaixo (na terra) é que ele estava entre os que saíram do Egito.

22. Rabi Eleazar, Rabi Yossi e Rabi Chiya estavam caminhando no ermo. Rabi Yosi disse, isto está escrito relativo a Pinchas, "Eis que eu lhe dei a minha aliança de paz" (Números 25:12 ), se refere a paz do Anjo da Morte, o anjo que nunca terá controle sobre ele ou terá poder de julgá-lo. Se você dissesse que ele não morreu, cometeria um erro. Ele morreu, mas certamente não da mesma forma que os outros e ele viveu mais do que todos os outros da sua geração, porque ele manteve o pacto celeste. E quando ele deixou este mundo ele afastou-se de seus companheiros mortais com uma suprema saudade e com maravilhosa devoção.

Nenhum comentário: