quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

10. "Casamento levirato e reencarnação"




























Aprendemos porque o casamento levirato é permitido embora seja geralmente proibido um homem casar com a esposa do irmão. Dizem-nos que o fluxo da letra VAV faz a letra YUD retornar e, a partir daqui a explicação utiliza o conceito de fluxo para mostrar como a alma do homem volta para Deus. Se ele retorna na perfeição ele corre de volta para o grande mar, mas se não for, é reencarnado. E se um homem não tem filhos a sua alma não é perfeita. Quando um homem tem um mal cometido durante três encarnações a ele não será dada uma quarta chance, mas é enviado para o inferno para julgamento. Um paralelo é estabelecido entre as três cores do arco-íris, as três encarnações, e as três Seriras que lhes estão associadas. Alguém que se torna justo através da experiência de muitas encarnações não irá em seguida voltar a este mundo novamente. Para alma de um homem que morreu sem filhos, sua viúva torna-se uma casa e seu irmão que vem a ter filhos, para ela se torna um redentor. Aprendemos que Moisés reencarnou um certo número de vezes para salvar as almas de Israel, e que Deus atribuiu o mérito de todas essas pessoas a Moisés. Moisés tinha sido destinado a receber a Torá na geração do Dilúvio, mas isso não aconteceu devido aos pecados do povo. Rav Shimon ergue-se e conclui esta seção dando um exemplo de um pobre rabino, que agora está sendo punido por seus pecados numa encarnação anterior.

45. E por esta razão, é um mandamento do Sagrado, bendito seja Ele, que um homem deve se casar com a viúva de seu falecido irmão, e ter um filho para seu irmão, de maneira que ele não se perda para o mundo. E este é como o segredo da mistura das franjas (Heb. Tzitzit). Poi eles têm dito: O que tenho proibido a você em um lugar, tenho autorizado noutro. Tenho proibido tipos mistos, em geral, mas permitido tipos misturados na periferia. Eu tenho-vos proibido de casar com a esposa de seu irmão, mas tenho permitido casamento por levirato. Do mesmo modo, alguém pode enxertar maçãs ou tâmaras, cada um em sua própria espécie, mas é proibido o enxerto de uma espécie para outra. E sobre isso é dito: " Pois o homem é uma árvore do campo" (Deuteronômio, 20:19) Pois aí o homem também está proibido de casar com uma que não é da sua espécie, ou seja, incesto, mas para o casamento por levirato, uma permissão une dois que não vão juntos para que a alma do falecido não seja perdida, “que o seu nome não seja exterminado em Israel" (Deuteronômio 25:6).

46. Este é o segredo da reencarnação. A roda não se move sem o fluxo da água através do condutor para fazê-la girar. Assim também, o condutor é o segredo da letra Vav, que é o que faz a roda girar. E o segredo da questão é que, assim como a roda não tem qualquer movimento sem canalização da água, assim também a roda, que é a letra Yud não terá qualquer movimento sem canalização da água, que é a letra Vav. A viúva do irmão falecido é Hei, e então nós temos as letras de Binah, Bem (lit. 'o filho de) Yah. Pois o filho que é Zeir Anpin, surge da união união de Yud Hei, que são Chochmah e Binah e, o nome de sua mãe está implícito em seu nome, Ben Yah, ou seja, as letras de Binah. Com a letra Yud que é Chochmah, Ele criou o mundo seguinte, que é uma extensão do mundo, ou seja, a letra Vav, que é Zeir Anpin.

47.
Por esta razão, quem não tem filho, que é correspondente a Zeir Anpin, que é o segredo da letra Vav que é o mundo seguinte, não estará no próximo mundo. Pois o Mar, que é Binah, o segredo do mundo seguinte, corresponde a ele, ao Vav, porque o Vav surge entre o Yud-Hei, onde o Yud é o segredo de Chochmah e o Hei de Binah, que é chamado “Mar”. Portanto o Vav também é chamado o "mundo seguinte" como ele. E do mar que é Binah, se separam um certo número de rios, que são as Sefirot da Vav, que é Zeir Anpin, e eles circunscrevem o mundo, que é Malchut, até que voltem ao mar, que é Binah, a partir dos rios, que são Zeir Anpin. Esta é a razão porque a escritura disse: "Todos os rios correm para o mar, mas o mar não está pleno; para o local de onde vem os rios então eles retornam" (Eclesiastes 1:7). Ou seja, enquanto não retornar a ela como eles saíram: ou seja, regressam ao lugar de onde vieram, isto é , assim como os rios saem de Binah, igualmente eles voltam a Binah.
48. Assim também, relativo à alma do homem, está escrito "e o espírito retorna a Elohim que os fez" (Eclesiastes 12:7), ou seja, eles retornam para Ele em perfeição, como Deus os deu em perfeitas condições. Se ele volta em arrependimento, que é a divina Binah, que é chamaa “Arrependimento”, ou seja, as letras de Ben Yah. A letra Hei nesta palavra é multiplicada pela Yud nela, o que significa dez (= Yud) vezes cinco (=Hei) igual a cinqüenta. Isto, segundo o valor numérico, é o mar (Yam,= cinqüenta). Este é o segredo das letras Yud-Hei em Binah. As letras Bet e Nun de Binah formam “Ben”. Bem é o rio que flui desde Binah (o mar). E também é Zeir Anpin e se divide em vários rios como uma árvore que se extende em um número de galhos. E quando um homem se arrepende ele abraça o rio, que é Zeir Anpin, e retorna com estes rios para Binah, que é chamada de 'arrependimento', e é também chamada de "mar". E este é o segredo do verso: "todos os rios correm para o mar", como descrito acima.

49.
E se a alma não voltar perfeita como era quando foi dada, o versículo diz sobre isto, "eles regressam de lá" (Eclesiastes 1,7), esta e todas as outras almas que são como esta, ou seja, imperfeita. Em outras palavras, retornam a este mundo em uma encarnação. E assim também se está incompleto, por ter tido um filho, ou se ele não tem filha, o qual é necessário nesse mundo, Malchut, afim de que ele seja aprefeiçoado, o qual foi criado com a letra He, como está escrito : "Estas são as gerações dos céus e da terra quando foram criados (Heb. behibaram)" (Genesis 11:4). Significando BEHEI BERA'AM (ele os criou com a letra Hei). Então um homem tem que encarnar uma segunda vez, porque a sua alma não está perfeita e a ele se aplica o verso "Eles regressam de lá".

50.
Yud-Hei-Vav de Yud Hei Vav Hei formam o segredo de Chessed, Guevurá e Tiferet. Este é o segredo do verso: "Em verdade Deus faz todas estas coisas duas ou três vezes com um homem" (Jó 33:29). Que consiste em dizer que as almas transmigram no segredo das letras Yud, Hei e Vav, ao que a escritura diz: “Deus faz todas estas coisas..." No que diz respeito aos ímpios, diz-se: "E então eu vi os maus sepultados e vim" (Eclesiate 8:10). Ou seja, apesar de terem reencarnado, eles permaneceram maus, e eram eles que adoravam falsos ídolos, originando "Estes são teus deuses, ó Israel" (Êxodo 32:4). Em outras palavras, associa-se o ídolo com “estes” ( a mesma palavra usada no verso de Jó: “Deus faz todas estas coisas...”). Eles ofendem a “Ele”, ou seja, o segredo de Yud, Hei, Vav e, sobre eles é dito: "Durante três transgressões de Israel, vou desdenhar a sua punição, mas para a quarta não vou desdenhar seu castigo" (Amos 2:6). Isto significa que, após terem se corrompido três vezes em suas reencarnações, ainda não são dignos de correção em Yud, Hei, Vav, sobre o qual é dito: "no lugar onde a árvore cai, lá ele deve estar (Heb. yehu, Yud Hei Vav)" (Eclesiastes 11:3). Que quer dizer, a reparação da árvore, que é o homem, é afetada por Yud, Hei, Vav. Então, vem a segunda parte do verso acima citado: "mas para a quarta não vou desdenhar o seu castigo" (Amos 2:6). Isto se refere ao último Hei, a quarta e última letra do Yud Hei Vav Hei, e significa, “Ele não enviará a alma de volta para uma quarta reencarnação, correspondendo à letra final, mas ele será julgado no Inferno pela destruição, raiva e ira.”

51. E as vestes destas três
letras, Yud, Hei, Vav, são conhecidos a partir do arco-íris, ou seja, branco, vermelho e verde. Uma pessoa na sua primeira encarnação é branco, correspondente à letra Yud do Yud, Hei, Vav, Hei, que é Chessed; na segunda ela é vermelha, correspondente ao Hei do Yud, Hei, Vav, Hei, que é Guevurá; na terceira ela é verde, correspondente ao Vav do Yud, Vav, Hei, Vav, Hei, que é Tiferet, chamada "Yacov", Coluna Central, incorporando as outras duas, Chessed e Guevurá. E uma vez que as letras Yud e Hei que são Chessed e Guevurá, estão incluídas em Yacov, e a árvore tem raiz, cresce e dá bons frutos, por isso é dito: "Yacov não deve ser agora envergonhado, nem deve o seu rosto empalidecer como cera." (Isaías 29:22). E sua Carruagem não deve viajar com a má inclinação, que é a serpente, nem qualquer outro tipo de besta. E, por esta razão, está escrito sobre ele: "e ele lutou com um anjo e preveleceu" (Oseas 12:5). E por que o homem é chamado 'árvore', ele é neste segredo, similar a uma árvore plantada em um local onde não dá frutos. O que se pode fazer em relação a isso? Alguém remove isto e replanta em outro lugar. Esta é a razão pela qual os estudiosos da Mishnah ensinam que um homem não é considerado estéril até que ele seja replantado e tenta fazer uma mulher conceber.

52. Assim também, um homem justo que vagueia de um lugar para outro, de casa em casa, é como uma pessoa que passa por muitas encarnações. Isso é o que se entende por "mas mostrando misericórdia para milhares de gerações daqueles que O amam"
(Shemot 20:6), até que ele atinja a perfeição no mundo seguinte. Mas a uma pessoa que é má não é permitido mais de três encarnações. Se ele se arrepende, no entanto, o seu deslocamento é considerado uma reencarnação e ele atinge a perfeição de um homem justo. Porque temos aprendido que "O Exilio expia as transgressões". Esta é a razão pela qual os sábios da Mishnah ensinaram: "Os justos não regressam ao seu pó", ou seja, não reencarnam.

53. Mas relativo ao mal, a escritura diz: "e ele deve pegar outro barro e encobrir a casa"
(Levítico 14:42), ou seja, que ele deve tomar outro corpo do pó em uma encarnação e purificar sua alma. "E o homem deve retornar ao pó" (Jó 34:15) significa que ele retornará em uma reencarnação. E também, "ele regressará à terra como era" (Eclesiates 12:7). Isso ocorre porque a pessoa má é afligida e não é mais que uma má mulher - ou seja, a má inclinação, sobre o qual temos aprendido. "Uma mulher má é como a lepra para seu marido" pois ela é o corpo do mal. Que remédio a má pessoa tem? Que ele se divorcie dela e seja curado. Ou seja, ele deverá se livrar do corpo presente, e transmigre para outro corpo, e assim ficar curado. Pois ela, a mulher má,que é o organismo, foi a causa do exílio. "Então, Ele levou o homem" (Genesis 3:24). "O homem" refere-se à alma, a partícula "et (a)" refere-se ao corpo, que é a esposa do homem, que é a alma como é dito: "Como uma ave que vagueia de seu ninho, assim é o homem que abandona seu lugar" (Provérbios 27:8). Em outra palavras, porque o homem criou a ave, que é a alma, deixou seu ninho, por isso foi expulso de seu lugar celeste por causa de seus pecados, assim também faz um homem que abandona seu lugar, para retornar em uma reencarnação.

54
. E é por isso que: "Até o pardal encontrou uma casa" (Salmos 84:4), ou seja, a esposa do irmão falecido. Isto significa que o pardal, a alma do homem sem filhos, tem encontrado uma casa, assim como foi encarnado no corpo da viúva, que se tornou uma casa para ele. "E a andorinha um ninho para si própria" refere-se ao redentor que se casa com a viúva do irmão falecido e encontra nela um ninho para si. "Onde ela pode pode guardar seus filhos" refere-se a um filho e uma filha que eles procriam. Feliz de quem faz um ninho, isto é, quem se casa com a viúva de seu irmão sem filhos. "E resgatará o que seu irmão vendeu" (Levítico 25:25), pois a viúva de seu falecido irmão é considerada como vendida a ele, porque ela não é sua, mas de seu irmão, e elea é por isso chamada “aquela que seu irmão vendeu”.

55.
E foi isso que Moisés disse: "E Hashem ficou zangado (He. vayit'aber) comigo por seus motivos" (Deuteronômio 3:26). E este é o segredo da concepção (Heb. Ibur), pois Malchut concebeu a alma de Moisés. O Pastor Fiel salvou sessenta mil almas em Israel várias vezes, pois ele transmigrou em várias gerações e s salvou. Por esta razão, O Sagrado, bendito seja Ele, atribuiu a Moisés o mérito de cada um deles, e é por esta razão que os sábios ensinam: “Uma mulher no Egito deu à luz a seiscentos mil em um parto”'. Este é Moisés que foi considerado como igual a seis mil almas de Israel. E embora os rabinos exponham este versículo em relação a outras questões, não há dificuldade porque "existem setenta aspectos para a Torá".

56. Esta é a maneira pela qual os cabalistas oferecem uma pérola para os seus alunos e, se os alunos não entendem a dica, é lhes explicado com um gracejo. Por exemplo, um homem diz que um único ovo destruiu sessenta aldeias, porque o ovo foi deixado por um pássaro no ar e atingiu as aldeias. Os gracejadores disseram que isto não foi o que ele disse, mas que um homem escreveu em um pedaço de papel "sessenta aldeias" e que o ovo deixado pelo pássaro apagou "as sessenta aldeias". E os céus proíbem que os sábios da Torá digam coisas inúteis e jocosas da Torá!

57. Mas eles ensinam: "Os pintinhos são os estudantes da Mishnah, os ovos são os eruditos da Bíblia, ou seja, os pintinhos são Zeir Anpin, sobre o qual os alunos da Mishnah se agarram, considerando que os ovos, são Malchut, em cujas escrituras os eruditos se seguram. Ele caiu (Heb. nafal) do mesmo pássaro (Heb. nipol) jovem. Zeir Anpin é chamado caído, porque a queda ocorre dele, assim como um ovo cai de um pássaro. Pois dele cai o ovo, que é como um etrog*, pois ele tem o mesmo tamanho que um ovo, que significa que tanto um ovo como um etrog são Malchut. Por isso um etrog é do tamanho de um ovo e sobre isto é dito: "Naquele dia levantarei o tabernáculo de David que está caído
"(Amós 9:11), pois o etrog caiu em exílio e tem de ser levantado novamente. E com ele no exílio cairam "sessenta rainhas" (Cântico dos Cânticos 6:8) Chessed, Guevurah, e Tiferet, Netzach, Hod e Yesod, cada um dos quais inclui dez,e são chamadas “ligaduras” uma vez que estão vinculadas a ele. Tem o mesmo sentido como em "como são as porções do Sh'ma amarradas juntas", ou seja, juntos sem interrupção. E aqui também seu significado é que suas seis extremidades são atadas em conjunto nele, e que correspondem aos sessenta tratados, pois a Lei Oral que é Malchut, está dividida em sessenta tratados, que correspondem às sessenta rainhas acima citadas. "E mulheres jovens sem número" (Ibid.) - estas são: "as virgens, as suas companheiras que as seguem" (Salmos 45:15), ou seja, os palácios que estão em Briah, que são as Halachot (decisões, acordos legais) que não tem cômputo, estando em Briah.

* etrog (termo hebraico), pronuncia-se "esrog"- (O etrog é uma espécie de fruta, com uma cor, aroma e sabor semelhante a um limão. O etrog é utilizado nos rituais da festa de Sukot onde representa o coração (devido à sua forma), é usado também para representar o tipo ideal de judeu, que têm tanto conhecimento da Torá e boas ações (Porque ela tem tanto um aroma agradável e um sabor agradável).
58. E o jovem pássaro que é filho de Yud-Hei, ou seja Zeir Anpin, que está dentro dos cinqüenta portões de Binah, a saber Yud-Hei, onde cada dez é multiplicado por cinco resultando em cinquenta. O Vav, que é ZEIR ANPIN, é chamado porque ele caiu depois disto, sobre isto é dito: "Como é que desceu do céu, ó estrela brilhante, filha da manhã!" (Isaías 14:12). Esta é Malchut, que é assim chamada por causa dos seus dois estados, já que num estado é preta e no outro é brilhantemente iluminada. E Zeir Anpin seguido depois dela quando ela esteve em exílio, para levantá-la. E é por isso que ele é chamado "caído" e não está escrito que Ele caiu ou cai. O que quer dizer, não é ele que cai, mas Malchut que cai dele, do Céu para a Terra. E ele tem nele Yud e Vav; ou seja Zeir Anpin inclui o Yud e o Vav de Yud Hei Vav Hei que são Chochmah e Zeir Anpin e ele desce através delas, a fim de elevar-se a duas letras Hei do Yud Hei Vav Hei, ou seja, Binah e Malchut, sobre o que é dito: "portanto dois deles foram..." (Ruth 1:19). E também está escrito: "mas você certamente deve deixar... ir" (Deuteronômio 22:7) (lit. "deixando ir você deve deixar ir"). O primeiro LETTING GO(deixar ir) se refere ao primeiro Templo, que foi destruído, e corresponde ao primeiro Hei. O segundo LETTING GO (deixar ir) se refere ao segundo Templo, que também foi destruído, e corresponde ao Hei que é a última letra do Tetragramaton. O Yud e o Hei do Tetragramaton desceram a fim de elevar as duas letras HEI, como está escrito: "Que os céus se alegrem e deixem a terra se alegrar" (Tehilim 96:11). As letras iniciais das quatro palavras hebraicas que formam este verso são Yud Hei Vav e Hei, e o Yud e o Vav são unidas com as duas letra Hei.
59. Venha e veja: O sol é visto de dia e oculto à noite quando ele brilha através seiscentas mil estrelas. O Pastor fiel é semelhante. Após a sua saída do mundo, ele retorna em uma encarnação e brilha através de seiscentas mil almas de Israel, mas apenas se a geração é digna. Este é o segredo da reencarnação, em relação às quais Eclesiastes disse: Uma geração se vai e outra geração vem - aprendemos que uma geração é pelo menos seiscentos mil, "Mas a terra suporta para sempre" - Esta é Congregação de Israel, que é Malchut, em relação à qual está escrito: "e a terra é o meu escabelo" (Isaías 66:1), "e a sua semente será como o pó da terra" (Beresheet 28:14)
60. E os sábios ensinaram ainda outro segredo. "Uma geração se vai e outra geração vem” significa que, a geração que vai é a mesma geração que vem. Um aleijado vai e um aleijado vem, um homem cego vai e um cego vai chegar. E os sábios ainda ensinam que Moisés foi destinado a receber a Torá na geração do Dilúvio, mas não recebeu isto por causa das pessoas más, e está escrito: "por que ele também (Heb. beshagam) é carne" (Beresheet 6:3). O valor numérico da palavra “beshagam" é o mesmo que o de Moisés. Por que ele é chamado "beshagam"? A fim de manter o assunto em segredo. E Eclesiastes até retirou o BET de "beshagam" para escondê-lo ainda mais, quando ele disse: "Eu disse que isso também (shegam) é vaidade (Eclesiastes 8:14). "Shegam" Aqui se refere a Moisés, e o Eclesiates removeu o Bet afim de ocultar o assunto.
61. E eles ensinam ensinam sobre Ythro: Por que é chamado pelo nome de "Kenite"? Porque o Kenite tinha se separado de Caim" (Shoftim 4:11). O Luminar Sagrado, RAV SHIMON, surgiu e disse: Por Isso, é escrito sobre CAIM, "Eu adquiri (Heb. Kaniti) um filho homem de Hashem" (Beresheet 4:1), pois ela (Eva) viu YTHRO através do Espírito Santo e que seu filho no futuro se sentaria na Câmara de Pedras Talhadas. Isto se refere a Eva que viu que Ytró seria um descendente de Caim, que seria corrijido por Ytró.
62. E portanto foi com o Rav Pedat, que esteve na aflição e que não teve mais do que uma medida de alfarrobeiras de uma Véspera de Shabbat ao seguinte, como Rabi Chanina. Ele pergunta por que isto, desde que uma voz celestial tinha proclamado: O mundo inteiro é alimentado só por causa de Chanina, meu filho?
63. A resposta é que ele causou isto em sua primeira encarnação, quando ele destruiu (Heb. charav) a medida (“Destruir” em hebraico tem a mesma raiz que a palavra “alfarroba” Heb. charuv) entra a Yud que é Binah e as letras Kuf (Zeir Anpin) e Bet(Malchut) em Yabak (que se soletra Yud Beit Kuf) e assim ele ficou somente com uma Kab (se soletra Kuf bet) de alfarrobas (ou seja, uma dieta escassa). YABAK (Yud Beit Kuf) são as letras iniciais das palavras YICHUD (unificação), BERACHAH (Benção) e KEDUSHAH (Santidade). A letra Yud significa unificação, que é o segredo do nome EHEYEH, BINAH, de cuja emanação vem da letra Bet, significando benção, que é o segredo de Yud Hei Vav Hei, que é ZEIR ANPIN, que é conhecido também como Kodesh (sagrado), de cujo Kuf é santificado, ou seja, o nome Adonai, que é Malchut. E Rav Pedat causou na sua primeira encarnação, que sua medida pequena medida (Kuf Bet) fosse destruída. Esta “Kab” (Kuf Beit) é santidade e benção sem que a unidade (Yud) brilhe sobre elas.Assim ele teve só uma medida de alfarrobeiras. Deste modo, também, foi com Jó, que foi o filho de uma viúva levirata, e ele foi punido por causa do que já lhe tinha acontecido na primeira encarnação.

Nenhum comentário: