sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

11. "Antes da Oferta da Torá eles dependiam de constelações"








Dizem-nos que, antes que a Torá fosse dada, até as crianças, a vida e o alimento foram dependentes do destino, mas posteriormente Deus retirou Israel da influência das estrelas e constelações. Se uma pessoa não guardar os mandamentos, contudo, as estrelas e as constelações ainda o dominarão. Finalmente ouvimos novamente que as pessoas envelhecem e morrem, e logo voltam novamente como crianças.

64. E aqueles que não sabem este segredo dizem: 'as crianças, a vida e o alimento não tem nada a ver com o mérito próprio, mas depende do destino (Heb. mazal)'. Tomemos o caso do Abram, que viu que ele não estava destinado a ter um filho, e o Sagrado, abençoado seja Ele, o levou fora, como é dito: "E Ele o levou fora, e disse: Olha ... " (Beresheet 15:5). E foi ensinado: que Ele lhe disse: 'Deixe suas constelações ", ou seja não consulte as estrelas. E Ele o levou acima das estrelas e disse-lhe: "Olhe agora para céu, e conte as estrelas" (Beresheet 15:5). Apreciável, as palavras dos rabinos, mas elas têm de ser interpretadas misticamente!

65. Venha e veja: Todas as criaturas do mundo, antes que a Torá fosse entregue a Israel, estavam dependentes do destino, até as crianças, a vida e sustento. Mas, após a Torá ter sido dada a Israel, ele removeu Israel da influências das estrelas e constelações. Isto nós aprendemos a partir de Abraão, uma vez que seus filhos estavam destinados a receber a Hei de Abraão, isto é, os cinco livros da Torá, ou seja, Malchut. Como é dito: "Estas são as gerações dos céus e da terra quando foram criados (Heb. behibar'am)" (Gênesis 2:4). Behibar'am: beHei bera'am (que significa "Criou-os com um Hei '). Ele disse a Abraham 'Por causa do Hei que foi acrescentado ao seu nome, os céus abaixo de você e todas as estrelas e constelações que brilham em Hei serão subservientes à sua vontade' Porque Ele o elevou acima delas. Além disso, é dito: "Eis (Heb. He), aqui está o grão para você, e você deve semear a terra" (Beresheet 47:23) com Hei. "Pois Isaac deverá ser chamada a sua semente" (Beresheet 21:12), que é o segredo da Coluna Esquerda, da qual se extrai Malchut, o segredo da Hei e assim a disseminação está em Malchut.

66. Por esta razão, todo aquele que se envolva na Torá é libertado da influência das estrelas e constelações. Torá, neste contexto significa “guardar os seus mandamentos”. Se esta não for a sua intenção, de guardar os seus mandamentos, então ele é como aquele que não se envolve na Torá, e as estrelas e constelações o dominarão. Isto é ainda mais verdadeiro no que diz respeito às pessoas comuns, que são comparadas aos animais, sobre o qual foi ensinado: "Maldito seja ele que cabe a qualquer forma de besta" (Deuteronômio 27:21). A influência das estrelas e constelações sobre eles certamente não é anulado.

67. Quanto ao homem, os seus dias são como grama: como uma flor do campo portanto ele floresce" (Tehilim 103:15). E sobre o HOMEM é dito: "fui jovem e sou velho agora" (Tehilim 37:25). E depois é dito: "ele volta aos dias da sua juventude" (Jó 34:25). Isto é como uma árvore a partir do qual os antigos ramos foram cortadas, mas que cresceu novamente de suas raízes, como no início. Já que as pessoas morrem quando velhas e voltam a este mundo como crianças. E isto é o segredo do Sagrado, abençoado seja Ele, 'renovando a criação cada dia constantemente'. Porque a cada dia mil morrem e mil são renovados cada dia, aí regressão ao mundo em uma reencarnação.




Nenhum comentário: