terça-feira, 10 de julho de 2012

O Pastor Fiel









"Caindo" é conciliação


238. (Esta é a continuação das palavras de Rav Shimon, 208 acima).
Mas "caindo" significa "Porque o sol se pôs" (Genesis 28:11).

239. O Pastor Fiel disse: Se é assim, qual é o significado de "Porque o sol se pôs", que está aqui explicado homileticamente? (Nota: a sequência das palavras da sentença em hebraico é: "Porque se pôs" que em hebraico é Ki Va: Kaf Yud Bet Aleph). Kiva é foneticamente próximo da palavra K'viyah, que significa "extinguindo" e então "Porque o sol se pôs" significa quando aluz do sol foi extinta. Todavia, o que nós podemos aprender disto é que, quem quer que se una com a esposa deve extinguir a luz à noite, e o que os sábios não defendem é a relação sexual à luz do dia (Talmud Bavli, Nidrah, 17a), mas somente à noite com modéstia. Quando portanto, é usado o termo Linah (permanecendo durante a noite)? A Escritura diz: Quando o sol se põe, ou seja, depois que a luz do sol se afastou do mundo.


240. Por esta razão, assim como cada um tem de cobrir-se do sol, assim também cada um tem que cobrir-se dos anjos que são a boa inclinação à direita em vários acampamentos, bem como dos anjos que são a má inclinação à esquerda em um número de acampamentos. E assim foi que depois que amanheceu (Genesis32:1) Jacob falou quando ele viu os anjos, pois à noite ele não os vê. E não havia ninguém com Jacob, que era "completo" (Genesis 25:27), que é a coluna central exceto para os acampamentos do Rei e da Rainha, que são chamados os anjos do dia e os anjos da noite, e por isso é dito:
"E ele chamou o nome daquele lugar MAHANAIM (2 acampamentos)"(Genesis 32:3). Sobre os anjos do dia que são Zeir Anpin que é chamado dia, está escrito: "...quando ele os viu. Este é o acampamento de Deus" (Genesis 32:2), pois Zeir Anpin é chamado dia. E quando os anjos da noite vieram, ou seja, aqueles de Malkhut que é chamada noite, que unindo-se ao redor dele o protege, é dito: "E ele chamou o nome daquele lugar Mahanaim (dois acampamentos)". E não há dificuldades aqui, pois o verso "quando ele os viu" está escrito sobre o momento após ele ter voltado de Haran, pois "não há cedo ou tarde na Torah" (Talmud Bavli, Pesahim 6b).
241. (O autor aqui deseja harmonizar o que ele disse inicialmente (207) sobre "E ele veio sobre o lugar" (Genesis 28:11) e "não há 'caindo' que não seja oração (referindo-se à oração da manhã) e o que ele disse depois (238), ou seja "caindo" significa conciliação quando um noivo vem para um casamento, etc, "E ele veio sobre o lugar" significa a união da noiva e o noivo. E isto é o que ele disse, já que é uma noiva, ou seja, Malkhut, então é dito: "Venha comigo do Líbano, minha noiva, comigo do Líbano" (Cântico dos cânticos 4:8), então Malkhut é aqui chamada "comigo", e no Pentateuco é dito sobre ela: "Eis que há um lugar para Mim" (Exodus 33:21) (que também pode ser traduzido: Eis "um lugar" é "junto a mim"). "Um lugar" é Malkhut, como é "junto a Mim". E já que Malkhut é chamada um lugar neste mundo, é dito sobre ela: "E ele veio sobre o lugar e passou a noite lá" (Genesis 28:11).
242. E por esta razão ela disse: "Quem me dará no deserto um albergue de passageiros" (Jeremias 9:1), pois então ela seria independente, sem alguém que impusesse uma obrigação sobre ela e sem seu nome. E quando um homem reza, o Sagrado, abençoado seja Ele, precede-o e a protege. E o segredo do assunto é encontrado no verso: "E o homem contemplou-a maravilhado" (Genesis 24:21) pois quando a palavra "Homem" é usada a referência é para o Sagrado, abençoado seja Ele, como está escrito: "O Senhor é um homem da guerra" (Exodus 15:3). "E passando adiante ele foi dizendo: Eis Rebeca vindo" (Genesis 24:15), assim como "E sua flecha irá adiante como um relâmpago"(Zacarias 9:14).
243. Se você levantou a possível objeção para o que os rabis mencionaram acima em uma reunião dos 10, saiba que a Shekhinah está entre eles, mas não vem para um (uma pessoa sozinha orando para si) ainda que ele sente para estudar a Torah (Talmud Bavli Berakhot 6a) e por que eu digo isto? Quando um homem reza, o Sagrado, abençoado seja Ele, o recebe, ou seja, mesmo uma pessoa sozinha, então eu devo responder que a explicação está a seguir: No caso de 10, existe YUD (valor numérico 10) antes do HEI, que quer dizer, se há YUD HEI (YAH) (que são a inteligência de Chokhmah e Binah, pois o YUD inclui o Hei também), então a Shekhinah que é o segredo de HEI, vem. No caso de um, que é VAV: se o VAV é aquele sem YAH (YUD HEI), ainda que ele se sente e receba a inteligência de YAH (o segundo HEI do Tetragrammaton - soletrando: Yud Hei Vav Hei) a Shekhinah não vem até ele. E o segrado do assunto é que o HEI que é Malkhut não vai onde YAH não está. Quem quer que deseje unir as letras YUD HEI e VAV HEI deve orar com suplicação e rogo, esta sendo a razão para o verso: "E naquele tempo eu roguei ao Senhor dizendo: Senhor Deus, Vós começastes a mostrar..."(Deuteronômio 3:23), pois o Senhor (Aleph Dalet Nun Yud - Adonai), que é a Shekhinah, é solicitado com súplica e misericórdia. E que é a explicação da oração da noite.











Nenhum comentário: