terça-feira, 10 de julho de 2012

Um cordeiro você deve oferecer de manhã








244. "Um cordeiro você deve oferecer de manhã e o outro você deve oferecer ao entardecer" (Exodus 29:39 e Números 28:4) [A palavra hebraica para "cordeiro" é Keves, [kaf bet shin, Kevesh, um "segredo"].

E sobre os segredos do "Misericordioso", os sábios ensinam: "Por que você sonda nos segredos do Misericordioso?" (Talmud Bavli, Berakhot 10a), que significa: Assuntos que são dos mistérios do mundo, deixam-se esconder sobre suas vestes (Talmud Bavli, Hagigah 13a). Assim como as vestes cobrem o corpo, também devem os segredos da Torah ser guardados e isto se aplica mais ainda ao segredo dos sacrifícios que são como uma esposa se aproximando de seu esposo, e é por isso um sacrifício é chamado Korban, da mesma raiz da palavra Kirvah, significando "proximidade". E o significado da expressão "Mistérios [da raiz kaf bet shin] do mundo" é o excessivo encobrimento que há no mundo [e a prova disto é que Jonathan na tradução aramaica da Bíblia representa a palavra "esconder" no verso: "E se o povo da terra faz esconder todos os seus olhos..." (Levíticus 20:4) pela raiz Kaf Bet Shin.




245. E assim como a proximidade de dois deles, do marido e da esposa, tem sido encoberta, assim também deve ser escondido o sacrifício do mau, do impudente praticante de incesto, que não tem vergonha e nem modéstia. E eles são bastardos de muitas espécies, daqueles que praticaram incesto, aqueles que mantiveram relação durante a menstruação [Niddah]. A palavra para menstruação [Niddah, nun dalet hei] com o sentido de que Hei que é a Shekhinah que é chamada Hei, move-se para fora dela, e em seu lugar está uma "mulher contratada", filha de um deus estranho, uma prostituta.
E isto é um segredo: "Por três coisas se estremesse a terra: por um servo quando reina; por um  tolo quando vive na fartura e pela mulher odiosa quando fica herdeira de sua senhora" (Provérbios 30:21).
Pois o Hei foi movido para fora do lugar dele que é Malkhut e a boa inclinação e em sua companhia vem uma mulher odiosa que é a má inclinação.


246. E o segredo do assunto se encontra no verso: "Pareço ter uma peste na casa" (Levíticus 14:35), ou seja o sangue impuro da menstruação. Assim como no caso da casa "o sacerdote fecha a casa por sete dias" (Levíticus 15:19). Felizes são os órgãos que são santificados no momento do intercurso, pois são chamados lenha da oferenda, pois eles são tragados pelo fogo do Tetragrammaton, que é Zeir Anpin, que pega do fogo deles.
E por esta razão está escrito: "Glorificais ao Senhor com luzes" (Isaías 24:15). Então os mistérios do Misericordioso são: "Uma ovelha (mistério) você deve oferecer ao entardecer".
247. E o texto da escritura continua: "E a décima parte de um EFAH [unidade bíblica de medida] da fina flor" (Números 28:5), ou seja, Feliz é ele de quem desce de seu cérebro um TEFAH (unidade de comprimento, um palmo) da pura fina flor, sem resíduos no momento da união e isto é sugerido pela letra YUD de ADONAI (aleph dalet nun yud) e por isso é dito "uma décima parte" (o valor numérico de YUD sendo 10) e é inerente às dez Sefiras. "E a flor é para ser amassada com uma quarta parte e um HIN (um fluído bíblico de medida) de azeite puríssimo" (Números 28:5). Ou seja, é amassada de quatro, chamados: Bíblia, Mishnah, Talmud e Kabbalah, sobre os quais os justos batem eles mesmos e assim levantam-se as àguas Femininas para a união dela.





Nenhum comentário: