terça-feira, 14 de maio de 2013

Shavuot - A Festa das Semanas

766 - "Também no dia dos primeiros frutos quando trareis uma nova oferenda o Eterno..." ( Números 28:26) Rabi Aba disse: Está escrito: "O dia dos primeiros frutos", mas , a quem se refere a palavra "dia"? A resposta é que este é um rio que surge do Éden, ou seja de Zeir Anpin, o qual é um dia desses primeiros frutos  superiores, ou seja, YUD, HE, ABA e IMA (O  Pai e a Mãe), os quais se chamam "primeiros frutos". E deste depende a Torá, ou seja, Zeir Anpin, e ele dá a luz todos os segredos da Torá e porque ele é a Árvore da Vida, o fruto da árvore tem que ser dado à Luz.


 O Pastor Fiel

767 - "Também no dia dos primeiros frutos quando trareis uma nova oferenda ao Eterno..." (Números 28:26). Rabi Aba disse: "O dia dos primeiros frutos" se refere aos primeiros  frutos superiores da Torá, ou seja, Aba e Ima, como está escrito: "Tragam ao santuário do Senhor,  o melhor dos primeiros frutos das suas colheitas." (Êxodo, 23:19) Disse o Pastor Fiel :  assim como o primogênito de sua mãe, se chama Bikurim, também   os primeiros frutos da árvore são  chamados Bikurim: "os primeiros figos maduros" (Oseas 9:10). Assim também  Israel é a fruta primeira e os primeiros frutos para o Eterno, bendito Seja, entre todas as nações do mundo, como está escrito: "Israel é Santo para Hashem..." (Jeremias, 2:3). Por esta razão se diz sobre eles,  sobre os primeiros frutos que aludem a Israel: "Tragam ao santuário do Senhor,  o melhor dos primeiros frutos das suas colheitas." (Êxodo, 23:19) ou seja, que eles deveriam fazer-se merecedores de uma completa redenção. E por esta razão se diz sobre as nações idólatras "e eles devoram Israel com a boca aberta" (Isaías 9:11), também é dito sobre eles: " Israel, meu povo, era santo para o Senhor, os primeiros frutos de sua colheita; todos os que o devoravam eram considerados culpados, e a desgraça os alcançava (Jeremias 2:3).


segunda-feira, 25 de março de 2013

A Páscoa


703. "E no primeiro mês" (Números 28:16). Ele pergunta: O que se entende aqui por primeiro mês? E ele responde: É Nissan, que é quando o animal fez nascer as  luzes da redenção, de acordo com o ensinamento dos sábios da Mishná: No mês de Nissan foram resgatados, e no mês de Nissan eles serão ser resgatados na redenção final. E isso é com a Sua mão (Hebraico yad = 14), em seu décimo quarto, segundo o segredo do versículo: "Pois Yah jurou (literalmente" colocar a mão ") por seu trono"? (Êxodo 17:16), quando jurou a remover a semente de Esaú, o Amaleque, do mundo. Naquele tempo: "Tomai um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! " (Êxodo 12:21), onde o significado de "tirar" (Hebraico mishchu) é como no verso: "ele estendeu (Hebraico mashach) sua mão com escarnecedores" (Oséias 7:5). 

704. E naquele tempo, assim disse o Eterno: aos governantes que se rebelaram contra mim: "E não entrarão na terra de Israel  (Ezequiel 13:9) e isto se refere aos líderes do rebanho, aos governantes da geração. E por isso se diz sobre eles: Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto (Oseias 2:14) " E argumentrei com vocês como argumentei com seus pais" (Ezequiel 20:35, 36), ou seja, aos que Ele matou na praga da obscuridade.

705. "E no primeiro mês" (Números, 28:16). O que significa "o primeiro mês"? Este é o mês em que este ser, ou seja, Malchut, se revela e se fortalece e vai ao mundo, ou seja, sai de seu exílio, no segredo do verso: "E desnuda os bosques" (Salmos 29:9) em 14 dias. "Em catorze  dias" se refere aos seres restantes, ou seja, Chessed, Guevurá, Tiferet, Malchut  de Zeir Anpin que são dez em cada direção, pois Chessed, Guevura, Tiferet e Malchut são as quatro direções para os quatro cantos do mundo, cada um dos quais é composto de dez Sefirot. E no inicio se diz que  ela, Malchut, é YUD (Dez) e que uma Sefira de Chessed, Guevurá, Tiferet e Malchut está em cada uma das quatro direções do mundo, o que resulta 14.  E uma vez que estas quatro, Chessed, Guevurá, Tiferet e Malchut se unem e são corrigidas com as 10 que estão em Malchut do lado direito, isto faz "o décimo quarto dia do mês" (Números 28:16) para a correção deste ser que é Malchut, com alegria.

706. Rabi Eleazar disse: Claro que é isto! Mas venha e veja: "Tomai um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa! " O que significa "Tomar (sacar)?" Se deve compreender como alguém que tira uma coisa de um lugar para outro, ou seja, os dias superiores, que são as Sefirot de Zeir Anpin aos dias inferioresque são as Sefirot de Malchut. Os dias superiores de Zeir Anpin soman 366 como o valor numérico de "sacar"(Mishku: mem shin caph vav, 40+300+20+6=366) ou seja, o número de dias de um ano solar o qual é Zeir Anpin. Os dias inferiores de Malchut, usualmente são 355 em um ano pois quando a Lua que é Malchut brilha ao máximo, o número de seus dias se eleva para 365 como no ano solar, o qual é Zeir Anpin, ou seja o valor numérico de mishku menos um.
(cont.)

domingo, 17 de março de 2013

Israel são as partes do corpo da Shechiná

491. E também foi dito na compilação da primeira parte: "para o músico chefe sobre Shushan-Edut, um Michtam de Davi" (Salmos 60:1). A David foi mostrado um sinal em uma rosa (Hebraico Shoshanah) que ele iria ganhar a guerra, quando ele enviou Joabe para Aram  Naharaim (Mesopotâmia) e Aram Tzovah  para fazer guerra contra eles. O Pastor Fiel disse, Shushan Edut é o Edut ("testemunho" Port.) da Shechiná, que é chamado de "Shushan Edut 'porque ela testemunha, de pé sobre nós e sobre nós testemunha perante o rei, e os níveis superiores são sagrados com ela, e ela é santa ajuda para nós oferecer louvores, portanto, ela é chamada de "Shushan Edut".  O Pastor Fiel disse que  é chamado de "Shushan Edut" porque a Shechiná Edut (" testemunho "Port.) sobre Israel que são os seus componentes e que ela é a sua alma em cima deles. Ela é ajuda do céu, sobre o qual está escrito: "Você, então, ouve dos céus" (I Reis 8:32). Ela é a assistência sagrada, sobre o qual foi dito: Aqui é Tanya ('apoio' Port.) para ajudá-lo, pois a Shechiná é chamado de 'Tanya'.

492. "Forte (Hebraico Eitan) é sua morada" " e você coloca o seu ninho em uma rocha " (Números 24:21). Eitan (Aleph Yud Tav Nun) é escrito com as letras de Tanya (Tav Nun Yud Aleph), chamado Mishná e Baraitha. Lá, na Mishná e Baraitha, é o ninho da águia superior, que é a Shechiná, e sobre isso é dito: "Como a águia desperta o seu ninho, paira sobre os seus filhos" (Deuteronômio 32:11). aqueles que estudam e Halachá e Mishná são chamados de "os jovens da águia." E cada discurso que emerge da boca daquele Tanya, chamados de ESTUDANTES da Mishná, seja para o bem do nome Yud Hei Vav Hei, ou na Torá, na oração, na bênção, ou em qualquer um dos preceitos; o que é escrito sobre ele? "espalha as suas asas" (Ibid.), ou seja, mesmo que a águia que é a fala, pois a Shechiná é chamada de 'DISCURSO', com o qual é Yud Hei Vav Hei, ou seja Zeir Anpin, que é chamado' VOZ , 'essa águia vai espalhar suas asas'.

493. " tomando-os, os leva sobre suas asas" (Hebraico Ever) (Devarim 32:11). Ele pergunta, qual é o significado de "suas asas?" E ele responde: Em que parte (Hebraico ever) do homem, com o qual ele realizava um preceito de Hashem, chamado de "uma parte do corpo da Shechiná. Assim: "carrega-los em suas asas." E o significado de "carregar (Hb Yisa)" é como no verso: "O Senhor faça resplandecer (Hb Yisa) Seu semblante sobre ti" (Números 6:25).

494. E qual é o significado de "e você coloca o seu ninho em uma rocha?" Mas David disse sobre a Shechiná, "Hashem é a minha rocha, a minha fortaleza"? (II Samuel 22:2). Assim também para o Tanna, ou seja aquele que estuda Mishnah, em que a Halachá é firme como uma rocha que nenhum martelo pode romper com todas as objeções do mundo. É aqui que a águia, ou seja, a Shechiná, faz o seu ninho. E todos Tannaim são chamados "ninhos da Shechiná". Portanto, "Se acaso um ninho de pássaro estiver diante de você ..." (Deuteronômio 22:6), que é a Shechiná que é chamada de "um pássaro", ou seja, que vem por puro acaso, uma vez que, como visitante, como um viajante que só acontece  vir para a pousada.

495. E há os Tannaim, os alunos do Mishnah, em cujo estudo da Mishná a Shechiná tem um lar permanente, como está escrito: "Por isso os filhos de Israel deve manter o Shabat, para observar o Shabat, nas suas gerações (Hb dorotam ) " (Êxodo 31:16). 'Dorotam' é escrito na grafia abreviada, derivada de "apartamento" (Hebraicob dirah). E, de fato, há sábios da Mishná, cujo estudo da Torá é o seu trabalho, em tais casos, a Shechiná não se afasta deles todos os dias. Mas aqueles de quem a escritura fala no verso "Se o acaso um ninho de pássaro estiver diante de você" são aqueles a quem a Shechiná vem por acaso, em um tempo descansando sobre eles e fica com eles e em outro momento não fica com eles. 

496.  E o segredo da questão é: As vezes ocasionais em que a Shechiná está com eles é quando se diz: "Você não deve tomar a mãe pássaro sobre os jovens" (ibid.), mas não deixa o Pássaro mãe, que é a Shechiná, Ir. E os momentos em que a Shechiná não está com eles é quando se diz: "mas você certamente deve deixar a mãe ir" (Ibid. 7), pois eles não são adequados para estar com ela. "Os jovens" são os sábios da Mishná; "ou ovos" (Ibid. 6) são os sábios da Bíblia. Sobre aqueles que não estudam regularmente, é dito: "Você certamente deve deixar a mãe ir"  enquanto que sobre aqueles que  fazem regularmente o estudo é dito: "Você não deve tomar a mãe pássaro em conjunto com os jovens"; Mas não a deixe ir. E há sábios da Halachá (literalmente "tradição jurídica") que são como as estrelas, como está escrito: "e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente" (Daniel 12:3). Eles não são como as estrelas, sobre o qual está escrito: "e todo o seu exército cairá" (Isaías 34:4), mas sim como se fossem as estrelas do Mundo Vindouro que permanecem sempre para sempre e sempre, e ao qual se aplica o verso: "como as estrelas sempre e eternamente."

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Seus olhos são como as piscinas de Heshbon


139. Rav Yosi disse: Está escrito: " conferindo uma coisa com a outra para achar a causa delas; (Heb. cheshbon)" (Eclesiastes 7:27), e ele perguntou: a soma dos valores numéricos das letras está de acordo com a lua, que é Malchut, mas em que nível? Ele não respondeu, mas disse: ouvi este assunto, mas não me lembro dele. A mesma sombra surgiu e bateu  nos olhos de Rav Abba. Ele caiu sobre sua face retirando o medo, e enquanto ele ainda estava sobre sua face, um verso veio-lhe, como está escrito: "Os seus olhos como as piscinas de Heshbon que estão junto à porta onde se reúne a multidão (porta de Bath-Rabbim, filhas da multidão) (Cântico dos Cânticos 7:5) A explicação é: Isto refere-se aos olhos de Malchut, ou seja sua Chochmah que é chamado "Olhos", e eles são aperitivos, ou seja as delicadezas para a divina Chochmah que é elaborada de cima, de Binah, e seus olhos são preenchidos por contas  e equinócios e solstícios e se tornam piscinas que fluem da direita em todas as direções até que eles sejam contados em todas as contas e a intercalação da lua de fora, ou seja das partes externas de Malchut, também das estrelas e as constelações - para conseguir uma soma. E isto é "pelo portão das filhas da multidão (Bath Rabbim)," que é a lua, que é Malchut, a partir de fora.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Yud que Pinchas mereceu é a Yud de Shadai

483. O Yud que Pinchas ganhou, onde seu nome é escrito por completo com uma Yud,  é porque ele foi zeloso pela aliança, e, portanto,  se fez merecedor da aliança, pois o Yud que foi adicionado ao seu nome é uma indicação da aliança. Há dois yuds, Yud superior de Yud Hei Vav Hei, com o qual Ele fez a aliança com Abraão entre os (10) Yud dedos das mãos, e Yud pequena que é de Adonai, com o qual Ele fez o pacto entre os dedos Yud dos pés. E é uma letra sagrada que é adornada como uma marca do sublime.
484. Esta pequena Yud sempre se escreve , isto é,  que se observa em todas as etapas das energias, pois sem ela nenhuma etapa é revelada. É o sinal do Shabat, o sinal do Tefilin, o sinal dos dias de festa, o sinal que está gravado em Shadai "nos umbrais de tua casa e nas tuas portas" (Deuteronômio 6:9), que é o segredo do yud de Shadai (Shin Dalet Yud), pois Israel está gravado com ela em suas tiras,  sobre o nó do tefilin da mão que tem a forma da letra Yud, e sobre a sua aliança,ou seja, a circuncisão, então eles vão ser marcadas por ela como os filhos de Malchut, a família do palácio do Rei Santo, que é Malchut chamado de o palácio. Isso significa que eles devem receber a energia da Chochmá inferior, que são atraídas para baixo de Malchut, e por isso se tornam merecedores por vigiando o pacto e envolvendo-se com a Torá. Eles são marcados com o Yud superior de Yud Hei Vav Hei, ou seja merecem a Chochmá Superior, pois eles são os filhos do Rei Celestial. É como já ensinamos, e por isso se diz: "Vocês são os filhos de Hashem seu Elohim" (Deuteronômio 14:1), ou seja, no segredo de seu recebimento da Yud de Yud Hei Vav Hei, que é de Zeir Anpin, que é chamado de Yud Hei Vav Hei.
485. E a letra Yud de Shadai (Shin Dalet Yud) que é o sinal da aliança, e é um cabresto que abate o pescoço do demônio, que é a inclinação para o mal, pois as letras do Shadai formam duas  palavras (lit. 'demônio' - Shin Dalet, Shed), e YUD impede-o de ferir as pessoas. E isto é como Davi disse: " Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida." (Salmo 22:21), pois  a má inclinação é uma serpente, um cão e um leão, sobre o qual David disse: " Está ele de emboscada, como o leão na sua caverna; está de emboscada para enlaçar o pobre: apanha-o e, na sua rede, o enleia." (Salmo 10:9), ou, nas palavras do profeta, um urso, como está escrito: "Fez-se-me como urso à espreita, um leão de emboscada." (Lamentações 3:10). E a má inclinação é comparada a todos os animais, ou seja, é comparado a todos os animais de rapina, e a semelhança é desenhada para cada pessoa de acordo com seus pecados. Ou seja, segundo a pecados de uma pessoa assim é ainclinação  chamado de 'leão' ou urso e assim por diante, mas isso já foi esclarecido.

486. E esta, a má inclinação, é um cão, uma serpente e um burro zurrando, em que a alma está montado e, tão logo se sabe que o seu cavaleiro é perverso está escrito sobre isto: "faz cair de costas o seu cavaleiro" Bereshit (Gênesis 49:17), e que o segredo da questão é: "Se alguém de algum modo cair dela" (Devarim 22:8). E por esta razão, Jó disse: "Eu não sou inferior a você"? (Iyov 12:3). (A tradução literal deste verso é: "eu não cai de você"). Mas a pessoa justa que cavalga sobre ele se liga com o nó das alças doTefilin, o sinal do Tefilin, que é a letra Yud de Shadai, sendo o anel, o cabresto no pescoço, enquanto o Shin do Tefilin é um corrente no pescoço.

487.  E Elias montou sobre ele, quando ele subiu ao céu, como está escrito: "E Elias subiu por uma tempestade de vento no céu" (II Reis 2:11). E através dele: "Então Hashem respondeu a Jó da tempestade de  vento" (Jó 38:1). E é por isso que os sábios da Mishná ensinaram: Quem é poderoso? Aquele que vence sua inclinação. E há aqueles para os quais se torna um burro (Hb Chamor) que não causam problemas para o seu cavaleiro, e eles são os únicos que fazem esforços de exposição por inferência do menor para o maior (Hb chomer). E é por isso que está escrito a respeito de Abraão: "e selou o seu jumento" Bereshit (Gênesis 22:3). E  é também por isso que se diz sobre o Messias: "humilde e montado sobre um jumento" (Zecarias 9:9). 

488. E por esta razão, todos os demônios e espíritos estão com medo do Yud de Shadai (Shin Dalet Yud), ou seja, o sinal da aliança e imediatamente, ao ver o yud do Shadai nos umbrais dos portões, eles fogem, por causa do yud de Shadai, é dito: "para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro" (Salmos 149:8). E ainda mais eles fogem quando o vêem nos Tefilin que estão nos braços, ou seja no nó do tefilin da mão. E daqueles que são marcadas com esse sinal da aliança em sua própria carne, sobre eles é dito: "e o estranho que se aproxima deve ser condenado à morte" (Números 1:51); ou seja, a inclinação para o mal que é chamada de "estrangeiro" deve ser condenada à morte, pois não há ninguém mais estranho  que a inclinação para o mal, que é semelhante a todos os animais e aves de rapina, como acima.

489. E por esta razão, "Lembra-te agora qual é o inocente que jamais pereceu?" (Jo 4:7). Isto se refere a Pinchas, que foi zeloso pela aliança, já que as letras da palavra "inocente" (Hebraico "Naki"), quando reorganizadas, soletram "Kani" (em aramaico zeloso). E está gravado sobre ele que ele é o filho do rei e da rainha, pois quando ele foi zeloso no pensamento, ele ganhou a letra Yud de Yud Hei Vav Hei, que é o segredo de Chochmá sublime, e ele se tornou filho do rei. E quando ele foi zeloso em ação, ele ganhou a letra Yud de Adonai, que é a Chochmá menor, e se tornou o filho da rainha. E este é o significado de Chochmá no início da combinação YUD-ALEPH-HEI-DALET-VAV-NUN-HEI-YUD, que é yud de Yud Hei Vav Hei, e Chochmá no final da combinação YUD-ALEPH-HEI-DALET-VAV-NUN-HEI-YUD, que é o yud de ADONAI. E desde que Adão foi marcado com estes dois yuds, os sábios ensinaram sobre ele que ele é o primeiro pensamento, mas a última ação. Pois Yud Hei Vav Hei é o  SEGREDO DO PENSAMENTO E ADONAI É O SEGREDO DA AÇÃO. E, enquanto ele ainda estava dizendo essas coisas, ele desapareceu da vista deles. Rabi Elazar disse, feliz é a nossa porção que temos o privilégio de ouvir estas questões  do Mundo Vindouro. 
  
490. E na primeira seção, ele disse: "Diga-lhe, portanto" (Número 25:12), ou seja que o Santo, bendito seja, disse a Moisés: "Um juramento sobre você: Se você quer dizer a ele "eis que eu lhe dou a minha aliança de paz "(Ibid.), ou se você não quer DIGA ISSO A ELE. "Isso foi o que o rabino Pinchas ben Yair disse, pois "Portanto" é usado em juramentos. Essa sombra veio e feriu Rabbi Aba nos olhos e disse-lhe: Porventura o Santo, bendito seja Ele, realmente não sabe se Moisés queria dizer isso ou não? Será que ele realmente tem que dizer isso a ele com algumas dúvidas: De qualquer maneira ... DIGA! Ele lhe disse: Mesmo que seja evidente para o Santo, bendito seja Ele, que diz que é óbvio para os outros? Por isso disse-lhe: "Por isso, diga:" Frente a frente os outros.
 

As letras Mem, Vav e Tav são um sinal do Anjo da Morte

464. Está escrito: "E quando Pinchas... viu..." (Números, 25:7). O que ele viu?  Ele viu uma letra Mem voando pelo céu e esta letra é um sinal do Anjo da Morte porque a Mem quer construir com a letra Vav e a Tav para formar a palavra Mem Vav Tav, Mavet, "Morte". O que fez Pinchas, pois ele estava vestido com Isaac? Ele então tomou esta letra Mem e a arrebatou do Anjo da Morte e uniu-se a ela. E quando o Anjo da morte vio que Pinchas havia tomado a letra Mem para si, ele imediatamente se retirou.

465. Mas o que está por detrás de tudo isso? A resposta a esta pergunta é que quando Pinchas foi zeloso  em seu coração ele se vestiu com Isaac (ou seja a letra Yud foi  agregada a seu nome: Pyinchas. E ele subiu para 208 que é o valor numérico de seu nome. Também é o valor numérico de Isaac. E uma vez que ele viu a letra Mem voando no céu, ele pegou-a e uniu-se a ela, e imediatamente se tornou Romach (literalmente "uma lança" - Resh Mem Chet). Ou seja, a letra Mem juntou-se ao valor numérico do seu nome, Resh Chet (= 208) e formaram a Romach palavra, como está escrito: "e tomou uma lança na mão."

466. Porque a letra Mem foi a primeira marca de Adão que a morte foi ordenado no mundo, porque esta letra  voou sobre a cabeça de Adão  como está escrito: "Ela pegou de (Heb. mi) seu fruto (Gênesis 3:6). E esta Mem estava esperando as letras Vav e Tav, no momento como está escrito: "... e comeu (Hebraico vatochal começa Vav Tav) e  deu (Hebraico vatiten começa Vav Tav) ... E os olhos de ambos foram abertos (Hebraico vatipakachnah) (Ibid. 6 "'7). E foi que se estabeleceu a morte (Hebre mavet, Mem Vav Tav) no mundo.

467. E da mesma forma  Pinchas viu essa mesma letra Mem  que estava voando sobre as cabeças de Israel. E como ele viu isso? Viu a forma de uma Mem aberto coberto de sangue. Quando ele viu, ele disse: Este é certamente um sinal do Anjo da Morte. Ele imediatamente a pegou, mencionaram sobre ela o Tetragramaton por extenso e trouxe a letra para baixo para si mesmo. E o valor numérico de Pinchas é o das letras  Resh e Chet e a Mem se combinou com Resh e Chet  para formar  Resh Mem Chet (Romach, uma Lança). Então ele: "tomou uma lança na mão." E é por isso também está escrito: "desviou minha ira de sobre os filhos de Israel, em que ele era zeloso por minha causa" (Números 25:11), pois era zeloso pelo santo Nome, porque se juntou a outro domínio. "entre eles"? (Ibid.). Qual é o significado de "entre eles"? A resposta é que ele foi no meio de uma série de hordas e uma série de  grandes e se entregou à morte por sua causa, a fim de salvar-los. Portanto, está escrito: "entre eles." Mas o segredo de "entre eles" é o seguinte: As letras de "entre eles" (Hebraico betochham) são, Beit Tav Vav Caph Mem que se podem ler  como duas palavras , ou seja Betoch (literalmente "dentro") Mem, ou seja, dentro da Mem, pois o zelo que ele mostrou foi dentro de uma Mem.
468. Ele pergunta: Por que razão ele era zeloso desta Mem?  E ele responde, é porque este era o sinal para a morte, um sinal para 40 amarrações. Este é o sinal dos quatro formas de pena capital (ou seja lapidação, fogueiro, decapitação e estrangulamento)  e de onde ele sobe e desce, desce e sobe. Quando ele sobe em valor numérico é a Mem (= 40) e quando desce  é uma Dalet (= 4). Ela desce  a 4, ou seja, os quatro ventos ou as quatro direções que separam do masculino e feminino da impureza. Por causa deles os quatro mortes são decretadas pelo tribunal. E a partir daí eles sobem a Mem. Assim, o Mem é um sinal e ferramenta  do Anjo da Morte. E é isso que Pinchas tomou e se estabeleceu dentro da Mem. E, portanto está escrito:  "Por isso Eu não consumi em meu zelo os filhos de Israel em "
469. Ele pergunta: Como se pode dizer que Pinchas desviou  a ira do Eterno, bendito seja Ele, quando está escrito: "E os que morreram pela praga foram vinte e quatro mil" (Números 25:9)?  Se não houvesse morrido nenhum deles, eu poderia ter dito "desviou a minha ira"? mas uma vez que muitos morreram, não faz sentido dizer "desviou a minha ira ... pois  eu não consumi os filhos de Israel". E ele responde que o assunto certamente precisa de esclarecimentos, conforme segue: Ai da pessoa que produz uma falha em sua própria semente. Ai de quem não guarda a sua semente adequada, pois todos estes morreram na praga. Mas Deus me livre, nem mesmo um do filhos de Israel morreram, com exceção da tribo de Shimon. Quando a multidão mista veio, eles misturaram com as mulheres da tribo de Shimon, depois de terem convertido, e gerou filhos, alguns dos quais morreram no episódio do Bezerro de Ouro e outros dos quais morreram na praga, enquanto aqueles que permaneceram vivos morreu aqui, como está literalmente escrito: "E os mortos pela praga foram vinte e quatro mil." A Bíblia não diz "que haviam morrido", mas sim "os mortos", que ensina que eles já estavam mortos, pois aos ímpios são chamados de 'mortos'.




 470. E porque Israel foi cuidadoso, todos eles foram contados e  nenhum deles estava faltando, pois está escrito: "Eu não consumi os filhos de Israel"(Números 25:11)  A inferência aqui é que Ele  consumiu outros que não eram  filhos de Israel. E assim, também: "desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel." Ele se afastou dos filhos de Israel, mas não desviou dos outros, que eram uma multidão mista. E, portanto, a Escritura afirma explicitamente: "os filhos de Israel." É por isso que os filhos de Israel foram contados novamente e o Santo, bendito seja Ele se juntou a eles. Algo semelhante aconteceu no caso do Bezerro de Ouro, como está escrito: "E caíram do povo ..."? (Êxodo 32:28). Todos estes eram da multidão mista. Para provar o ponto de que não eram dos filhos de Israel, o verso diz mais tarde: "E Moisés convocou toda a congregação dos filhos de Israel" (Êxodo 35:1), o que mostra que todos eles estavam em perfeição.

"E quando Pinchas" | viu, ele "| tomou uma lança na mão

460.  Venha e veja: Pinchas estava diante do Julgamento forte de Isaac e bloqueou  a brecha, ou seja,  deteve a praga, que veio dos juízos severos da esquerda,  que é chamada de 'Isaac'.
Por esta razão, a letra Yud foi adicionado ao nome de Pinchas, dando-lhe o mesmo valor numérico que o nome de Isaac. Ele se levantou  na brecha, como está escrito: "Então se levantou Pinchas, que executou o juízo ..." (Salmos 106:30) Pinchas aqui sendo escrito com Yud, ou seja Pyinchas. Ele se levantou na brecha contra o juízo de Isaac, para defender a Israel,  razão pela qual seus nomes têm o mesmo número, ou seja, Pinchas tem o mesmo valor numérico que Isaac.  



461. Você pode sugerir que o número, que é o segredo de Chochmá, não depende de ninguém a não ser de seus olhos, ou seja, da iluminação de Chochmá que está em Malchut.  Porque os olhos são Chochmá  e Chochmá é revelada unicamente a Malchut e a nenhuma outra sefira, enquanto que aqui, contrariamente a esta regra vocês tem igualado os equivalentes numéricos com seu superior hierárquico, em Isaac, a qual é a Coluna Esquerda de Zeir Anpin, então eu tenho que responder que vocês tem todo razão, pois há uma explicação: O fato de igualar os equivalentes numéricos, o qual é o segredo de Chochmá aqui se faz no nível de Isaac, pois todos  os julgamentos que estão no mundo têm sua raiz nos julgamentos de Chochmá por seus olhos  (Ayin = 70, Eng. "Olho") são os 70 tronos do Juízo, que é onde estão as leis, e eles são chamados de 'os 70 membros do Sinédrio'.  
E o número 70 (Ayin = Olho) é porque eles são retirados de seus olhos. Assim, todos são um só, porque Isaac e os olhos de Malchut vão  juntos, pois Malchut é construída a partir de Isaac e seus olhos se originam dele, isto é, da coluna da esquerda, e assim os dois são realmente um, e tudo se encaixa.

462.  Então Pinchas é Isaac, pois Pinchas se levantou e julgou o caso de Zinri E Cozbi, e colocou a forte Guevurá, a qual é a esquerda e se chama Isaac. E por esta ação Pinchas mereceu a direita, ou seja, ele ganhou o sacerdócio, que é Chesed, e aqui a esquerda está incluída no direito. Que é o significado de: Pinchas, o filho de Eleazar, o filho de Aaron o sacerdote, desviou a minha ira (Números 25:11)
Qual é o significado de "Desviou a minha ira?" A resposta é que isso se refere  aos três oficiais do Guehena (Inferno), chamados "destruição", "cólera" e "ira". Pois Pinchas viu essa ira se espalhando e sendo atraída para baixo do lado de Isaac. O que ele fez? Ele colocou no nível de Isaac, que é a raíz da ira e logo agarrou essa ira como quem agarra a seu próximo e o empurrou para trás.
463. E então ele julgou o caso e pronunciou a sentença. Ele julgou o caso de acordo com a regra: Se um homem tem relações sexuais com uma mulher gentia (Como fez Zimri) os zelotes podem cair sobre eles. E ele julgou como está escrito: "e os empurrou" (Ibid.). Por isso está escrito: "desviou a minha ira ", enquanto outra parte está escrito: "Ele voltou a sua destra de diante do inimigo" (Lamentações2:3).  E, assim, o Yud que foi adicionado aqui para Pinchas é o Yud que está em Isaac, que alude a Yesod. E isso é tudo "acima dos filhos de Israel" (Numeros 25:11), pois quando ele viu essa a ira, viu como  foi descendo sobre as cabeças dos filhos de Israel, e por isso está escrito: "desviou para trás minha ira dos filhos de Israel"