segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

30. Nas Tuas mãos eu encomendo meu espírito (Salmos 31:6)

168. E os portões do coração, que são os olhos, são fechados para que eles não vejam os maus espíritos, que é Lilith. E então eles não controlam as luzes do coração que são anjos que se espalham através de todos os membros como os galhos de uma árvore em todas as direções. Naquele momento em que as luzes são confinadas no coração e elas se reúnem para isso, assim como um pombo em seu pombal, assim como Noé e sua esposa e todas as espécies que entraram com ele na arca

169. E os maus espíritos que dominam todas as partes do corpo são como as águas do dilúvio que prevalece sobre eles quinze côvados."A água elevou-se quinze côvados acima dos montes, que tinha coberto" (Gênesis 7:20). Isto é porque ele pecou nos assuntos de YAH, e YAH deixou o corpo. (As letras de Yah, YUD e HEI têm o valor numérico de 10+5=15) Isto quer dizer, YAH deixou ELOHIM (isto é, as letras de Yah, YUD, HEI deixaram as letras de ELOHIM, que são ALEPH, LAMED, MEM) e ele ficou mudo (Hebraico: ILem, ALEPH, LAMED, MEM), sem visão, audição, olfato ou fala. E o segredo deste assunto se encontra no verso: "Emudeci (da raiz hebraica ALEPH, LAMED, MEM) com silêncio (Salmo 39:10).
A palavra aqui usada para "com silêncio" é soletrada DALET, VAV, MEM, YUD,HEI, que pode ser lida como duas palavras: DALET, VAV, MEM e YUD, HEI - "DOM YAH", que significa: "YAH silenciou". Em outroas palavras, no momento do Dilúvio, os maus espíritos prevaleceram por 15 (=YAH) côvados sobre o corpo, como um sulco rodeando o fosso e o canteiro de flores.

170. Então Noé enviou o pombo em uma missão, e assim também a alma do homem envia seu espírito nesta missão, e por esta razão um homem deve encomendar seu espírito com a Diretora, que é Malkhut, como é dito: "Nas Tuas mãos encomendo meu espírito; Tu me redimiste, Senhor Deus da verdade." Pois o Sagrado, abençoado seja Ele, os redime das mãos deles.

171. E durante o tempo em que a alma é culpada, o que é dito sobre seu espírito? "Minha mão sobre ele. Um homem mal não será impune." (Provérbios 40:21) já que ele vai ajudar nos campos da má inclinação, que descansam sobre ele nos seus pecados e o lançam fora do lugar. E isso é o que acontece quando um homem vê a si mesmo em seu sonho em outras terras, ou outros reinos e às vezes no refugo - tudo depende de seus pecados. Mas se ele é justo, então todos os campos da boa inclinação, sobre o qual é dito: "E suas faces e suas asas estendiam-se para o alto" (Ezequiel 1:11), aceitam seu espírito e eles se elevam do lugar das bestas, os carregadores do trono que é Malkhut, e lá eles têm inúmeras visôes,imagens e revelações proféticas. E é por isso que os sábios ensinavam "O sonho é um-sexagésimo da profecia." (Berakhot 57b)
172. Além disso: "Guarda minha alma, pois eu sou Santo" (Salmo 86:2). Mas o que os sábios ensinaram foi: "Um homem ignorante não pode ser santo." (Pirke Avot 2,6). Pois a Torah foi dada do lado direito do Sagrado, abençoado seja Ele, que é Chessed. Por esta razão aquele que se engaja na Torah é chamado santo e por isso eu digo para o Sagrado, abençoado seja Ele: Guarda minha alma e não a julgue de acordo com as ações desses ignorantes, sobre os quais é dito: "Um homem ignorante não pode ser santo." E você deveria perguntar sobre as muitas pessoas ignorantes que agem com amor (Chessed), eu apontaria a você o ensinamento: Quem é um homem santo? Aquele que age devotadamente com seu Feitor." Como David, que era um "author" (da raiz hebraica de author, significa "unido"). E o que ele uniu? Ele uniu a Torah Celestial, que é Zeir Anpin, com o Sagrado, abençoado seja Ele, que é Malkhut, e isto é o que significa "agindo devotadamente com seu Feitor": que ele uniu o Sagrado, abençoado seja Ele, e sua Shekhinah. Esta, portanto é a razão para "Guarda minha alma pois eu sou santo."

Nenhum comentário: