segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

31. Duas Visões


173. Quando um homem morre, o que está escrito sobre sua alma? "Quando caminhares, te guiará, quando te deitares te guardará, quando acordares (na ressurreição dos mortos) falará comigo" (Provérbios 6:22). Isso é excelente, apesar de que a ressurreição dos mortos seja preocupante - que deveria acordar o corpo do homem na ressurreição dos mortos - mas qual será a recompensa da alma no mundo vindouro?
174. A resposta para isto é que o Sagrado, abençoado seja Ele, veste a alma antes como em nuvens de glória e como a sua entrada em uma visão. E do mesmo modo que o corpo tem 248 partes, esta também será uma visão incluída nas 248 luzes espalhadas diante daquela visão, pois o valor numérico das letras de "b'mar'ah (numa visão) é 248. Sobre isto é dito: "Se há um profeta entre vocês, Eu, o Senhor, lhe aparecerei em visão (Números 12:6) e com o aparecimento das nuvens de glória, sobre o qual é dito: "E eu o verei e lembrarei da aliança eterna" (Gênesis 9:16). Esta é a visão que alumia. "Eu falei com ele em um sonho" (Números 12:6): esta á visão que não alumia, sendo composta de 365 luzes, correspondendo ao valor numérico de YESHENAH (Sono), assim como no verso: "Eu durmo" (Cântico dos cânticos 5:2). Uma visão, portanto, é para a alma neste mundo e a outra visão é para a alma no mundo por vir, e elas dão luz ao trabalho das mãos do Sagrado, abençoado seja Ele, ou seja as almas.

175. E seus segredos são encontrados no verso: "Este é meu nome por toda a eternidade " (Exodo 3:15). O valor numérico de YAH (YUD HEI) é 15 e o de "Meu nome" (Sh' miy = SHIN MEM YUD) é 350, juntos somam 365. "E esta é Minha memória (ZIKHRIY) por todas as gerações " (Êxodus 3:15). O valor numérico de ZIKHRIY (ZAIN KAF RESH YUD) é 237, que somado a VAV e HEI (6+5) resulta 248. E os precursores descem e elevam-se diante Dele proclamando: "Dai honras para a imagem do Rei, ou seja, para a alma.
176. E este é o significado do verso: "E Deus criou o homem à Sua própria imagem: à imagem de Deus Ele o criou" (Gênesis 1:27). Em outras palavras, Ele o criou em duas formas: uma à sua própria imagem e a outra, à imagem de Deus, ou seja, com duas faces. A primeira é como é dito: "Mas não vistes figura alguma" (Deuteronômio 4:12), e com respeito à outra proibiu imagens, como está escrito: "uma imagem esculpida, seja de qualquer figura" (Deuteronômio 4:16). A respeito da segunda é dito: "E ele vê o Senhor claramente " (Números 12:8). E 613 anjos ergueram a alma nesta forma, todos com "suas faces e suas asas estendidas para o alto (Ezequiel 1:11), para determinar o verso que diz a cerca deles: "Eu vos trouxe sobre asas de águias e vos tomei para Mim. " (Êxodus 19:4)
177. Assim como os filhos de Israel saíram do Egito e foram com asas de glória e toda aquela honra, assim também é o êxito da alma do corpo - aquela "porção podre" (Pirke Avot 3,1): a alma vai para os dois jardins, o Jardim do Éden do Alto e o Jardim do Éden de Baixo, cujos céus e a terra foram criados com o TETRAGRAMMATON (As 4 letras do nome de Deus: YUD HEI VAV e HEI), por quem isto foi dito: "Alegrem-se os céus e regozije-se a terra" (Salmos 96:11). Naquele momento o verso: "Seu mestre não mais se esconderá de você" (Isaías 30:20) será realizado no homem. E contudo está escrito: "Cada um tinha 6 asas; com duas cobriam a sua face..." (Isaías 6:2), contudo "Seus olhos verão seu Mestre." (Isaías 30:20). E Moisés nosso Mestre, a paz esteja sobre ele - o mestre dos profetas e sábios - mereceu estas duas visões.
O Luminar Sagrado, que é Rav Shimon, disse ao Pastor Fiel: Você é aquele que mereceu em toda sua vida o que os justos merecerão depois de suas vidas. Feliz é a sua porção!
 

Nenhum comentário: