segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

32. Ani e Hu


178. Outra interpretação para o verso "Guarde minha alma pois eu sou santo" (Salmo 86:2) é a seguinte: Por que Ele deve guardar minha alma? Assim eu devo agir piedosamente com ANI (literalmente EU), ou seja, que Eu deveria me unir e trazer Chessed do TETRAGRAMMATON que é Zeir Anpin para ANI que é Malkhut, pois têm-se dito sobre isto: ANI e HU, onde ANI é Malkhut e HU é Zeir Anpin.
Infortúnios para aqueles que separam ANI de HU, isto é, para aqueles que causam a separação entre Zeir Anpin e Malkhut, como é dito: "Foi Ele que nos fez e não nós a nós mesmos" (Salmos 100:3), onde Hu, é Zeir Anpin. Isto é porque todas as coisas são um, ou seja ANI e Hu são um, sem distinção.
Isto é o que é dito: "Veja que Eu sou eu (ANI)... Eu faço morrer e faço viver; firo e curo e não há quem possa tirar de mim (coisa alguma). (Deuteronômio 32:29). Eu (ANI), o TETRAGRAMMATON, sou Ele (HU), e não outro. E este "Ani" é derivado do hebraico para
"O Senhor" (ADONAI) (ALEPH DALET NUN YUD), isto é, as letras de "Ani" (ALEPH NUN YUD) são encontradas na palavra ADONAI. O TETRAGRAMMATON é a coluna central, ou seja, Zeir Anpin.
179. E porque o TETRAGRAMMATON, que é Zeir Anpin, está à direita, isto é, Chessed, ele disse: "Guarda minha alma, pois eu sou santo" (Hasid), significando que eu ajo devotadamente em relação a você e com ANI (eu mesmo), que é ADONAI, que é Guevurah. Então é dito, Eu uno o TETRAGRAMMATON, que é Chessed, com ADONAI, que é Guevurah e os Hasadim estarão abaixo do TETRAGRAMMATON para ADONAI, e ela, também será Chessed.


E ambos os nomes, o TETRAGRAMMATON e ADONAI, combinam juntos em Tiferet, que é a coluna central, e vêm juntos desta maneira; YUD ALEPH HEI DALET VAV NUN HEI YUD, por isso a coluna central que combina Chessed, que é o segredo do TETRAGRAMMATON, com Guevurah, que é o segredo de ADONAI. E o significado interior do tema é com Chessed e Guevurah que são a coluna direita e esquerda, sobre os quais é dito: "E suas faces e suas asas estendiam-se para o alto" (Ezequiel 1:11), desde que "suas faces" é o segredo de Chokhmah, Binah e Da'at e as duas colunas da direita e esquerda que são Chokhmah e Binah, são estendidas para o alto. E assim com as duas asas, o segredo das colunas direita e esquerda, que são diferentes uma da outra, e portanto são elevadas para o alto. E em Tiferet, que é a coluna central, que é chamada "ADONAI" O TETRAGRAMMATON é o homem da guerra" (Êxodus 15:3), "O Senhor é como um guerreiro, onipotente é o seu nome", porque Ele luta com a coluna esquerda e a diminui na intenção de trazê-la para junto da direita. E o verso continua:

"Duas asas de cada um juntavam-se" (Ezequiel 1:11) pois os dois nomes, O TETRAGRAMMATON e ADONAI foram unidos nisto e então "e duas cobriram seus corpos" (Ezequiel 1:11), pois as asas se uniram ao corpo e tornaram-se um. E Tiferet é chamado corpo, isto estando no interior do significado do verso: "e seu corpo era (brilhante) como o crisólito" (Daniel 10:6).

E assim é com as duas colunas, direita e esquerda das Sefirot elevadas que são Chokhmah e Binah, que são os dois nomes, O TETRAGRAMMATON e o ALEPH HEI YUD HEI, sobre os quais é dito "suas faces e suas asas se estenderam para o alto", também se juntaram e combinaram pela coluna central, que é o segredo de Da'at. E eles vieram juntos: YUD ALEPH HEI HEI YUD HEI HEI.

Nenhum comentário: