segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

33. Três vezes foi David chamado "um servo"

180. E está escrito: "Ó Deus meu, salva o teu servo... Alegra a alma do teu servo... Dá a tua fortaleza ao teu servo" (Salmos 86:2,4, 16)
David é três vezes citado como um servo neste salmo que se iguala às três vezes que um homem é como um servo nas orações, como ensinam os sábios da Mishnah: "Nas primeiras três bençãos, um homem deve ser como um servo organizando louvores diante do seu mestre; nas bençãos intermediárias, como um servo pedindo por um favor de seu mestre; e na última das três bençãos deve ser como um servo agradecendo seu mestre pelos favores recebidos." (citado em Talmud Bavli, Berakhot 34a)
181. E estas são as três ocasiões que um homem tem que agir como um servo nas condições de adoração. E os sábios da Mishnah ensinam: Não há adoração; mas oração. (Citado no Talmud Bavli, Ta'anit 2a). E os três patriarcas são chamados servos junto a ela, ou seja, no nome da Shekhinah, que é a adoração de ADONAI. E assim também é Moisés citado como o servo de ADONAI, que é porque: "E para mim os filhos de Israel são servos" (Levíticos 25:55). Mas nas condições das outras qualidades deles, todo Israel são chamados de filhos dos Reis do ponto de vista de Malkhut. E por que Malkhut deveria ser adorada? Isto se parece com o modo de uma mulher que serve seu esposo, ou filho que serve seus pais.

Nenhum comentário: